quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curso ensina a ser um explorador

Turim - Aprender a se perder e a se encontrar em todos os cantos do planeta. Para se tornar um explorador, existe um curso que ensina a se orientar sem bússola, mapas e tecnologias. Basta um fim de semana para conhecer as estrelas, as localizações geográficas e para restabelecer um vínculo com a terra, sob a orientação de Franco Michieli, geógrafo e explorador, que há mais de 20 anos explora terras selvagens pelos quatro cantos do planeta.

Durante o curso você aprende a superar o medo de se perder e a entender onde está, onde pode ir e como reagir frente a situações desconhecidas colocando em jogo sua própria personalidade. O curso ensina a enfrentar excursões, trekking e aventuras na montanha, na selva, nos desertos e também nas "selvas urbanas", mas principalmente a reagir corretamente em condições difíceis.

As aulas são teóricas e práticas: como andar, como descobrir e manter os ritmos certos, vários truques para nunca estar despreparado e principalmente aprender a observar o entorno.

O curso tem a duração de três dias, de sexta-feira a domingo, e começa com uma aula introdutória sobre a forma de "ler" o céu e a terra. As aulas também incluem a observação e a "escuta" da paisagem, e os segredos da orientação ligados ao conceito do mapa mental. Durante três dias aprendemos a caminhar ao longo de estradas e trilhas, a desenhar e ler mapas. Os participantes também serão submetidos a testes de memória.

Franco Michieli, que em sua bagagem de explorador tem longos itinerários a pé no Ártico e nos Andes, sempre viajou sem GPS, rádio-transmissor, mapas, bússola, relógio e naturalmente sem celular.

Os cursos começam em maio (o primeiro dos dias 12 a 15) e se realizarão na Casa do Movimento Lento em Roppolo (província de Biella, região do Piemonte), a 100 km de Milão e a 60 de Turim.

À história das explorações também é dedicado um curso na Universidade de Parma (Storia delle Geografia e delle Esplorazioni) junto ao Departamento da Formação e do Território. As aulas são ministradas pela professora Luisa Rossi, membro da Associação dos Geógrafos Italianos (Agei), do Centro Italiano para os Estudos Histórico-Geográficos (Cisge) e da Société de Géographie (SG) de Paris.

www.ansa.it/www.italianos.it

1 Comentário:

Nathy Vergara disse...

Oie eu gostaria de saber o nome do curso que eles fazem na Italia...
Obrigada!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo