domingo, 13 de fevereiro de 2011

Itália decreta estado de emergência por fluxo de imigrantes da África

Imigrantes supostamente tunisianos chegam de barco à ilha siciliana de Lampedusa, na Itália, na sexta (11)
 (Foto: Elio Desiderio / AP)
Da EFE - O governo italiano decretou neste sábado (12) "estado de emergência humanitária" pela chegada nos últimos dias de mais de 3 mil imigrantes, procedentes em sua maioria da Tunísia, à ilha mediterrânea de Lampedusa, em um contínuo fluxo de embarcações com origem no norte da África.
 

Em comunicado de imprensa, o Executivo presidido por Silvio Berlusconi informou que a medida foi aprovada em uma sessão extraordinária de emergência do Conselho de Ministros, convocada neste sábado para fazer frente à chegada de "inúmeros cidadãos norte-africanos ao território meridional".
 
"Tal medida permitirá a imediata adoção, com mandato à Defesa Civil, das medidas necessárias para controlar o fenômeno e auxiliar os cidadãos fugidos dos países norte-africanos", conclui o breve comunicado.
A reunião do governo tinha sido convocada nesta manhã depois de o fluxo de imigrantes não ter cessado nas últimas horas, após várias embarcações, com cerca de mil imigrantes ilegais, serem interceptadas quando tentavam chegar a Lampedusa.

Em entrevista coletiva realizada em Roma após o Conselho de Ministros e retransmitida ao vivo pela televisão, o ministro do Trabalho italiano, Maurizio Sacconi, informou que o governo está em contato com as autoridades da União Europeia (UE), que, segundo ele, "procederam com passo lento até agora".

O jornal "Corriere della Sera" informa que, no litoral da Tunísia, ainda se aglomeram numerosas famílias dispostas a pagar a quantia de dinheiro que for necessária para conseguir chegar ao litoral europeu, em uma travessia que, segundo o testemunho daqueles que já chegaram, custa entre 500 e 700 euros (entre R$ 1130 e R$ 1580).
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo