quarta-feira, 2 de março de 2011

Minas Gerais lança 27 novos cursos gratuitos

A Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado oferece mais capacitação para o cidadão. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG), em parceria com o Instituto Projeto Vida e Esperança (Prove), lançou 27 novos cursos gratuitos nas áreas de Agricultura e Pecuária, Cidadania, Empreendedorismo, Informática, Meio Ambiente e Primeiro Emprego. 

“A nova grade de cursos foi elaborada seguindo a premissa da gestão do secretário Narcio Rodrigues de ampliar as ações de inovação social como instrumentos de formação da cidadania. Além disso, foram consideradas as demandas do próprio cidadão. Durante o ano de 2010, foi registrada a procura por cursos que ainda não eram ofertados e analisadas as áreas mais procuradas. Feito isso, partiu-se para a busca de parceiros e a montagem dos cursos, que, com a parceria entre a Sectes e o Prove, passam a ser ofertados”, explica o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vicente José Gamarano. 

Os cursos são realizados na metodologia e ensino a distância (EAD) e estão disponíveis no portal da Inclusão Digital – www.inclusaodigital.mg.gov.br -, no link cursos pela internet. 

Mais de meio milhão de pessoas certificadas 

Em 2004, iniciava-se um programa de inclusão digital que evoluiu e ganhou proporção, transformando-se, três anos depois, em um Projeto Estruturador do Governo de Minas. Trata-se da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), coordenado pela Sectes, que tem como foco o acesso ao conhecimento para o combate às desigualdades sociais. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos profissionalizantes, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet.

“O ano de 2010 teve importante participação para a consolidação da RFPOM. Foram 110 mil pessoas certificadas em cursos nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes. Saltamos de 400 mil alunos qualificados para 510 mil. Esse número expressivo representa a evolução do projeto. Nesse novo momento do projeto, a Sectes vai trabalhar para potencializar a estrutura existente nos CVTs e Telecentros, o que vai possibilitar o trabalho de inovação social em cada canto de Minas”, diz Gamarano.

Os objetivos da RFOPM são: ampliar a capacitação local e regional, combater a exclusão digital e social, gerar emprego e renda e contribuir para a melhoria do nível de vida da população. Para isso, duas frentes de trabalho, alfabetização digital e formação e aperfeiçoamento profissional, estão em atuação. O público-alvo são pessoas carentes do acesso a tecnologias da informação e de qualificação profissional que estão em busca do primeiro emprego ou de aperfeiçoamento para retorno ao mercado de trabalho.

“Hoje o projeto visa, além da inclusão digital, à formação profissional, científica e tecnológica da população, por meio da oferta de cursos realizados em Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Telecentros (TLCs), de acordo com a vocação econômica e demanda local”, explica Gamarano.

Cursos

Os cursos são ofertados a distância e presencial. Os cursos à distância estão disponíveis no portal da inclusão digital – www.inclusaodigital.mg.gov.br. São ofertadas qualificações nas áreas de Agricultura e Pecuária; Cidadania; Empreendedorismo; Informática; Meio Ambiente; e Primeiro Emprego. As qualificações presenciais são realizadas nos CVTs de acordo com a demanda local da região.

Implantação

A RFPOM foi implantada em três etapas. Na fase I, em 2004, foram inauguradas 21 unidades de CVTs e 24 unidades de TLCs. Os resultados obtidos levaram à expansão da rede, com a implantação de 43 novas unidades de CVTs e 162 de TLCs na fase II, durante os anos de 2005 e 2006. Em 2008, iniciou-se a fase III e a consolidação do projeto com a implantação de 84 CVTs e 487 TLCs. Atualmente, Minas Gerais abriga 571 unidades interligadas por 4.439 microcomputadores conectados em banda larga.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo