A influência italiana no Brasil e seus descendentes
A imigração italiana para o Brasil foi um dos maiores fenômenos imigratórios já ocorridos. A medida que o número de imigrantes e seus descendentes ia crescendo, o Brasil modificava os seus costumes, assim como os imigrantes modificam os seus. É de notar que a influência italiana no Brasil não ocorreu de forma uniforme: enquanto no Sul/Sudeste do País a comunidade italiana era forte e, em certas localidades, chegaram a representar a maioria da população, noutras regiões do País a presença italiana foi quase nula.
Das inúmeras contribuições dos italianos para o Brasil e à sua cultura, destacam-se:
O uso do 'tchau' (ciao) como saudação (em todo o Brasil)
O enraizamento do catolicismo no Brasil, trazendo elementos italianos para a religião brasileira.
Diversos pratos que foram encorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Natal e comer pizza e espaguete freqüentemente (principalmente no Sudeste).
O sotaque dos brasileiros (principalmente na cidade de São Paulo (ver dialeto paulistano), nas Serras gaúchas e no sul catarinense).
Palavras no português do Brasil (como paura, polenta etc).
A introdução de novas técnicas agrícolas (Minas Gerais, São Paulo e no Sul).
A imigração italiana no Brasil também serviu de inspiração para várias obras artísticas, televisivas e cinematográficas, como as telenovelas Terra Nostra e Esperança, e o filme O Quatrilho, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
O abrasileiramento dos italianos
Itália e Brasil são países latinos, assim os imigrantes encontraram no país de acolhimento muitas características que facilitaram sua assimilação. Nos primeiros anos em que viviam no Brasil, a maior parte dos italianos tentaram viver fechados dentro da comunidade italiana, pois tinham o objetivo de juntar dinheiro e retornar à Itália. Nos primeiros anos de colonização no Sul do Brasil, os casamentos de italianos fora da colônia eram insignificantes, menos de 10% dos imigrantes se casavam com não-italianos. Essa situação só mudou nas segunda e terceira gerações nascidas no Brasil, a partir da década de 1930, quando os descendentes de italianos passaram a se integrar dentro da sociedade local. Até hoje um significante número de descendentes de italianos falam dialetos de origem italiana no Sul do país.
No Sudeste do Brasil essa situação foi diferente. Ali os imigrantes rapidamente se integraram dentro da sociedade brasileira, e o casamento de italianos fora da colônia superava o 50%. Há relatos de que nas fazendas de café, os colonos italianos se comunicavam entre si em português, abandonando a língua italiana para se integrarem no cotidiano brasileiro. Numa reportagem sobre a contribuição do imigrante no sistema educacional brasileiro, antigos imigrantes italianos escreveram: para fazer a América não é preciso somente trabalhar com esse bendito café, é necessário que nossos filhos freqüentem a escola para aprender o português e todas as coisas deste país. Essa será nossa maior riqueza no Brasil.
Hoje em dia os brasileiros descendentes de italianos estão completamente integrados dentro da sociedade brasileira. Milhões de brasileiros possuem sobrenomes italianos, que marca a maior colônia italiana fora da Itália, incluindo três presidentes descendentes de italianos: Emílio Garrastazu Médici, Pascoal Ranieri Mazzilli e Itamar Franco
Brasileiros descendentes de italianos por Estados
São Paulo
40 milhões - População total
10 milhões- População com ascendência italiana
27% - Porcentagem de ítalo-descendentes
Paraná -
10 milhões
4 milhões
40%
Rio Grande do Sul -
10,8 milhões
3 milhões
28,7%
Santa Catarina -
5,8 milhões
3 milhões
51,8%
Minas Gerais -
19 milhões
2 milhões
10,6%
Espírito Santo -
3,4 milhões
2 milhões
59%
Rio de Janeiro -
15,3 milhões
1 milhão
6,7%
Região Norte do Brasil -
14,5 milhões
1 milhão
8%
Região Centro-Oeste do Brasil -
13 milhões
600 mil
4,7%
Região Nordeste do Brasil -
49 milhões
200 mil
0,4%
Ligação externa
Imigração italiana no site do IBGE
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil"
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)