Terremoto de 1.000 vezes mais potente que haitiano
Pelo menos 47 pessoas morreram, mas o número de mortos deve aumentar. O tremor provocou ondas do tsunami. As ondas podem ser destrutivas, tanto para o litoral chileno e as costas de outros países, particularmente na Austrália e Peru.
Inúmeros edifícios e casas foram arruinadas, como resultado do terremoto. A ponte que liga as partes norte e sul do país entrou em colapso, a agência de notícias Associated Press.
O terremoto ocorreu às 3:34 horas locais e foi centrado a cerca de 200 quilômetros a sudoeste de Santiago, a uma profundidade de 22 quilômetros, os E.U. Geological Survey. O epicentro foi a cerca de 70 quilômetros de Concepción, cidade do Chile, a segunda maior, onde mais de 200.000 pessoas vivem.
O terremoto no Chile foi de 1.000 vezes mais poderoso que o terremoto de magnitude 7,0 que o Haiti devastado em 12 de janeiro e matou pelo menos 230.000.
Testemunhas oculares e os E.U. Geological Survey informou mais de uma dúzia de réplicas, incluindo dois magnitude de 6,2 e 6,9.
O terremoto ocorreu ao longo da fronteira entre a Placa de Nazca ea Placa Sul-Americana. Na localização do terramoto, a convergir placas de 80 mm / ano. A parte costeira do Chile tem um histórico de grandes terremotos megathrust originários deste limite de placa, como o terramoto de Valdivia 1960. Mais recentemente, esse limite de placa rompido no terremoto Antofagasta 2007.
O terremoto é caracterizada por uma falha de empurrão mecanismo focal, causada pela subducção da placa de Nazca sob a placa sul-americana.
Televisão chilena está relatando pelo menos 64 mortes. Com mais baixas possíveis. O Instituto Nacional de Emergência chileno Oficina Nacional de Emergencia estima-se que a intensidade do terremoto foi de 9 na escala de Mercalli na região de Biobío e 8, em Santiago. USGS colocar a intensidade em Santiago e Valparaíso no MM VI.
Em Ilhas Juan Fernández, situado no Oceano Pacífico, cerca de 667 km de distância da costa do Chile, os moradores relataram "uma onda de grande tamanho (una ola de gran tamaño)" na cidade principal, mas ainda permanece desconhecido se existe quaisquer danos
Pravda.Ru
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)