domingo, 28 de março de 2010

Grumento Nova




No centro do Vale d’Agri, surge Grumento Nova. Localiza-se na parte mais próxima à Campania sobre uma colina alungada composta de três cumes: S. Michele, Castello e Igreja Matriz.


História
O atual povoado surge no Medioevo, pouco distante das ruínas de Grumentum, antigo centro destruído pelos saracenos em 975 ou em 1031.
O seu nome deriva do osco: grama (vilarejo), com o sufixo, que neste caso oblíquo grego é entos. O território era povoado desde o VI a.C. e tornou- se um importante centro fortalecido no âmbito das guerras saníticas (IV a.C.).


Depois da conquista de Roma de todo o sul da Itália (III a.C.), o território de Grumentum foi teatro de alguns confrontos com os cartagineses: em 215 a.C.; o cônsul Tito Sempronio Longo derrotou Annone e em 207 a.C., o cônsul Claudio Nerone derrotou Annibal.
No I a.C., torna-se município e na época imperial sede episcopal (370).


O centro atual, que surgiu depois da destruição com o nome de Saponara, constituiu-se feudo com os normandos (1060) e dado a Roberto d’Altavilla, já conde de Montescaglioso. Por causa da rebelião contra o rei Ruggiero II, ao seu filho foram retirados vários feudos e foram designados aos Fasanella.
Com os svevos (1246), a história se repetiu e, o Imperador Federico II retirou o feudo a Tommaso Fasanella, réu de ter participado à conspiração de Capaccio.Em 1254, foi designado aos Sanseverino os quais apoiando os angioini no confronto pelo poder, sofreram o ataque dos saracenos mandados pelo rei svevo Manfredi.


Depois da vitória francesa (1267) o feudo voltou aos Sanseverino que o governaram até 1806. Logo depois, houveram os movimentos carvoeiros de 1820-21 e aqueles de 1848.
Um terremoto o danificou gravemente em 1857 e depois da unificação do Reino da Itália (1861), o burgo sofreu novamente com o fenômeno da bandidagem. Em 1870, Grumento Nova tornou-se propriedade da família Giliberti.


Visita à cidade
O burgo, que goza de uma posição panorâmica do Vale d’Agri, conserva as ruínas do Castelo Sanseverino e oferece a possiblidade de visitar algumas igrejas interessantes como S. Antonino e a Igreja do Rosario, com mosaicos ao interno.
Não distante é possível encontrar-se no passado distante, visitando o Parque Arrqueológico de Grumentum, que conserva restos de um aqueduto, de um teatro e de um anfiteatro, das termas e do fórum romano. Tudo isso, numa posição panorâmica do bonito Lago de Pietra del Pertusillo.


Lugares de interesse
Castelo San Severino (XI sec.); Parque Arqueológico de Grumentum; Igreja Matriz de S. Antonino (1561); Palácio Giliberti; Palácio Caputi; Igreja do Rosario (1658); Igreja da Madonna di Pietà; Igreja da Madonna della Salute (1730); Capela da Clemenza (XVI sec.); Capela de San Laviero (1504); Igreja rupestre de S. Michele.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo