domingo, 28 de março de 2010

Heraclea / Metaponto


Heraclea / Metaponto (Webcam)

Não longe da costa jônica nos redores de Policoro, surge a zona arqueológica de Heraclea.


História
Fundada por Taranto e Thourioi em 433 a.C., sobre as ruínas da mais antiga Siris, Heraclea assumiu um rolo político importante recebendo a união dos povos da liga italiota em 374 a.C.


Com o início do confronto entre Roma e Taranto, Heraclea foi o teatro de uma das proverbiais vitórias de Pirro contra os romanos, a Batalha de Heraclea (280 a.C.) a qual foi vinta por Pirro graças ao uso de elefantes em guerra.Em 272 a.C., tornou-se cidade confederata da República de Roma.


Desta fase são as Tábuas de Heraclea, um dos maiores documentos para o conhecimento da Magna Grécia.
Em 215 a.C. foi conquistada pelo general cartaginês Annibal, mas, voltou logo sob a influência de Roma.
Após as guerras sociais tornou-se município em 89 a.C. e em 72 a.C. esteve envolvida nos acontecimentos da guerra servil chefiada por Spartaco. Na época imperial perdeu progressivamente importância.


Visita à zona arqueológica
Na zona restam apenas os alicerces do Templo de Atena, o Templo de Demetra, a acrópolis e pedaços de muralhas e, as necrópolis.Os melhores achados encontrados em Heraclea estão no Museu Nazionale della Siritide.


Lugares de interesse
Parque Arqueológico de Heraclea: Templo de Atenas, Templo de Demetra, Acrópolis, Museu Nazionale della Siritide.
Situada diante da costa jônica da parte do Golfo de Taranto, Metaponto é atualmente meta de turismo, seja cultural que balneário.


História
A sua fundação traz várias hipóteses entre as quais algumas lendas: uma se coliga com a chegada de Métabo, filho de Sisifo, rei do Epiro; uma outra com a chegada de Focesi via mar; uma outra ainda, com a chegada de Pilesi, sobrevivente do assédio à Tróia.
A história se contenta com a vinda dos Aqueus e Leucippo, os quais, teriam chegado via mar no VIII a.C. e , assim fundaram os centros de Metaponto, Siris e Pandosia.


Foi aliada de Crotone e Sibari na guerra contra Siris que levou à destruição dessa última ( 530 a.C.).
No final do VI viu a chegada de Pitágoras (510 a.C.), que ali fundou uma escola que tornou Metaponto famosa por mais de dois séculos. Com a sua morte, sua casa foi transformada em templo.
Em 413 a.C., aliou-se a Atenas na expedição contra Siracusa, recebendo uma frota ateniense.


A cidade se aliou com Taranto durante a Batalha de Heraclea (280 a.C.) e depois da guerra entre Roma e Pirro (280- 272 a.C.), rei do Epiro, tornou-se colônia romana. Mas, com a chegada de Annibal, durante a II Guerra Púnica, se entregou aos cartaginenses (207 a.C.) e foi por isso destruída mais tarde pelos romanos.


Anexada aos territórios romanos como cidade federada, reconquistou importância tornando-se município no
início do I a.C.
Apenas depois de alguns anos, Metaponto foi saqueada por Spartaco (72-73 a.C.), no âmbito da grande guerra servil e perdeu toda a importância sendo abandonada, submersa pelos sedimentos de uma enchente e esquecida até a época moderna.


A história moderna de Metaponto é ligada àquela de Tor di Mare que conheceu um certo desenvolvimento a partir do XI. Este centro foi abandonado por causa da malária no XVII; atualmente restam apenas os restos do castelo construído com materiais da antiga Metaponto.


Visita à cidade
O Parque Arqueológico de Metaponto conserva monumentos que narram a história do lugar, da sua fundação até a época romana e compreende: os restos do santuário urbano dedicado a Apolo Licio, a adjacente agorà, o bairro das cerâmicas ou Kerameikos e o eixo viá Escavações da antiga Heraclea.
rio principal ou platéia. Na área sagrada se vêem os maiores templos de caráter dórico: Heranion, Apollonion, Hera, Apollo Lykaiosc ed Atena.
Na agorà se situa o teatro de forma semi-circular, construído sobre a construção precedente de forma circular.
A apenas 2 km do Parque Arqueológico, é possível pernoitar na localidade balneária de Lido de Metaponto, que oferece instalações modernas para o turismo e uma linda praia de areia finíssima.


Lugares de interesse
Parque Arqueológico de Metaponto; Templo de Atenas (VI sec. a.C.); Templo de Apolo (VI sec. a.C.); Templo de Hera (VI sec. a.C.); Templo de Afrodite; Templo das Tábuas Palatinas; Agorà; Teatro; Antiquarium; Área Sagrada; Necrópolis; Lido de Metaponto; Visita a Bernalda; Visita à Torre de Mare; Visita a Pisticci.


Museus
Museu Arqueológico Nazionale.

Heraclea




Metaponto

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo