terça-feira, 2 de março de 2010

Imigrantes são determinantes na produção alimentar


Roma, Ansa - A Coldiretti, a associação dos agricultores italianos, afirmou hoje, em virtude da primeira greve dos imigrantes, que a contribuição dos estrangeiros na produção dos alimentos italianos é "determinante". Sem a contribuição dos imigrantes "não seria possível a produção de muitas excelências do Made in Italy alimentar [produtos alimentares típicos italianos]", desde a colheita das maçãs do Vale de Non na região do Trentino Alto-Adige, até a ordenha das vacas de leite para a produção do (queijo) Parmigiano Reggiano, afirmou a associação.


Segundo a Coldiretti, de cada dez trabalhadores nos campos italianos, mais de um é imigrante extra-comunitário (que não integra a União Européia), com cerca de 30 mil empresas agrícolas italianas que contratam estes trabalhadores.
Na Itália, trabalham regularmente mais de 90 mil imigrantes extra-comunitários, dos quais cerca de 15 mil com contratos temporários, "que contribuem de forma estrutural e determinante na economia agrícola do país", segundo o XIX Relatório Caritas/Migrantes sobre a imigração na qual a Coldiretti contribuiu.


Os imigrantes que mais aparecem na área agrícola na Itália são os albaneses (17,2%), os marroquinos (12,6%) e os indianos (13,8%), que encontram vagas principalmente nas criações de vacas no norte do país pela habilidade e o cuidado que têm com estes animais, informou a Coldiretti.
Para o diretor da Confederação Nacional do Artesanato e da Pequena e Média Empresa italiana (CNA), Lorenzo Tagliavanti, "hoje, 1 de março acontece a primeira greve nacional dos imigrantes e deveria ser feita uma reflexão sobre o tema economia e imigração já que 9,5% do Produto Interno Bruto (PIB) está direta ou indiretamente ligado à imigração".
"Em particular, gostaria de destacar o grande peso das empresas estrangeiras, em Roma são mais de 19 mil e na região do Lazio são 24 mil, elas também contribuem para o nosso PIB. Portanto, deveria existir uma leitura mais equilibrada do fenômeno imigração", disse Tagliavanti.
Na Itália foi realizada hoje a primeira greve nacional dos imigrantes, onde em várias cidades, estrangeiros e italianos foram às ruas para defender a importância que estes trabalhadores têm na economia do país.

blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo