domingo, 28 de março de 2010

Maratea


( Webcam: Maratea )

surge nas pendici do Monte San Biagio e dá para a esplêndida costa tirrênica do Golfo Policastro.


História
A sua fundação provavelmente é do VIII a.C. por parte dos colonos gregos chegados via mar.
No IX d.C. confluiu ao Principado Longobardo de Salerno e acolheu os prófugos da cidade de Blanda, destruída pelos saracenos.


Foi no XI conquistada pelos normandos, com os quais prosperou conquistando ainda maior impotância como porto comercial. Os habitantes deixaram o antigo burgo em cima do Monte San Biagio Maratea, para dar lugar a Maratea Inferiore (XIII).


Com os aragoneses gozou do título de cidade real até 1531, quando foi vendida à família Carafa.
Naquela fase, defendendo-se dos turcos, foram construídas sete torres de vigia ao longo da costa.


Em 1806, sofreu com o ataque das tropas napoleônicas que destruíram a fortaleza.
Maratea no XX é admirada como um dos maiores centros turísticos da Basilicata pela beleza da sua costa, do fundo marítimo e pela riqueza histórica do seu território.


Visita à cidade
A cidade se divide em parte superior, a mais antiga, e uma inferior. Maratea é também conhecida como a “Cidade das 44 Igrejas”, nome que revela imediatamente a riqueza do seu patrimônio arquitetônico.


Ao longo do litoral de Maratea é possível fazer interessantes excursões às grutas naturais, enquanto, na vizinha ilhazinha de Santo Janni foram encontrados grandes quantidades de ânforas e âncoras da idade romana, visíveis na Mostra Arqueológica Subaquática e no Museu De Lieto.


Lugares de interesse
Igreja Matriz de S. Maria Maggiore; Santuário de San Biagio; Igreja do Calvario; Igreja de San Vito (XI-XIII sec.); Igreja dell’Annunziata; Igreja da Madonna del Rosario; Palácio De Lieto; Igreja dell’Immacolata (XVIII sec.); Igreja dell’Addolorata (XIX sec.); Igreja de Sant’Antonio; Igreja de San Francesco; Ruínas se Maratea antiga; Torre de Maratea; Torres costeiras; Belvedere do Redentore; Gruta de Marina.


A estátua do “Cristo Redentor”, com seus 21,13 metros de altura, é a mais alta da Europa e segunda no mundo somente àquela do Rio de Janeiro.
Construída em 1965, é feita em cimento revestido de mármore de Carrara e foi esculpida pelo artista Bruno Innocenti. Sua construção durou dois anos. A estátua, que pesa cerca de 400 toneladas, não tem pedestal e pousa diretamente no chão. Particular interessante: ao contrário do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que é virado para o mar, este é virado em direção da terrafirme.






Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo