domingo, 28 de março de 2010

Matera


( Webcam: Matera )

A cidade surge sobre Gravina Matera (afluente esquerdo do Bradano), a 200 mt de altitude.



Especialmente interessante, sendo a única em seu gênero, é a estrutura urbana da cidade de Matera, que surge sobre um contraforte calcáreo das Murge ocidentais, que dá sobre as profundas gargantas da gravina com paredes em desaprumo, interrompidas por dois vales (formados por dois pequenos afluentes de direita da gravina): o Sasso Barisano no norte e o Sasso Caveoso no sul.


Os “Sassi” são antigos, pitorescos bairros rupestres de Matera, com as habitações escavadas no tufo, sobrepostas em desordem umas sobre as outras e tendo apenas as muralhas.
Em consequência do trasferimento dos habitantes dos “Sassi” e ao desenvolvimento do setor industrial, numerosos novos bairros surgiram na zona alta da cidade e nas vizinhas alturas ao redor.


História
As origens da cidade são por enquanto incertas: após a queda do império romano do ocidente (476) foi devastada pelos ostrogodos do rei Teodorico e em seguida submetida ao domínio bizantino do general Belisario.


Quando os longobardos a conquistaram, foi agregada ao ducado de Benevento.


Destruída uma primeira vez pelos francos sob o império de Carlos Magno, resurgiu no curso do IX século e foi novamente destruída (994) pelos Saracenos que espalharam os habitantes. Em 1061 foi conquistada pelos normandos, passou depois pelo domínio dos Svevi, dos Angioini e dos Aragoneses.
No início do XV século recebeu grandes privilégios por parte do rei de Aragão e da Sicília, Ferdinando I o Justo, depois caiu sob a tirania do conte Giancarlo Tramontano, que o povo assassinou em 1514. Elevada no XVII a capital da Basilicata, perdeu quatro títulos em 1806 em favor de Potenza.


Lugares de interesse
Do bairro dos Sassi se recordam as igrejas: Santa Maria de Idriis, talvez a mais antiga, completamente escavada narocha, em exceção à fachada, com afrescos dos séculos XIV, XV e XVI; San Pietro Barisano, dos séculos XII e XIII, em parte rupestre, com a fachada curvílinea do 1600; San Pietro Caveoso, erguida em 1656 sobre as beiras de um precipício.
O Castelo Tramontano, permaneceu imcompleto, mas é notável pelo convés e pelos dois torreões, que datam do XV.


O Duomo possui uma arquitetura em estilo românico-pugliese (1268-70) com o revestimento interno em estilo barroco de 1627 e de 1776.
Dignos de nota são os edifícios barrocos: as igrejas do Carmelo, de San Francesco (erguida sobre aquela dos Santos Pietro e Paolo, do 1000) com a fachada de 1670 e um belo políptico de B. Vivarini, de Santa Lucia, do Purgatório (1747), Sant’Agostino com sua cenográfica fachada (reconstruída em 1750), o Convento de Santa Chiara (Museu Nazionale), o Seminário (liceu clássico), o ex convento das domenicanas (Palácio da Giustizia), o palácio Bronzini Padula, de 1779, mais de gosto barroco, que domina os Sassi.


Muitos dos achados arqueológicos e históricos são conservados no Museu Nazionale Domenico Ridola.
Alguns dos “Sassi” mais bonitos foram revalutados e utilizados em sugestivas sedes de exposições, com uma especial frequência às importantes mostras de escultura.


Curiosidades
Nos “Sassi” foram gravados mais de 40 filmes, entre os quais “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson, “King David”, con Richard Gere e “Il Vangelo secondo Matteo, dirigido por Pier Paolo Pasolini.







Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo