domingo, 28 de março de 2010

Potenza


(Webcam: Potenza )

Centro do alto Vale do Basento, Potenza é a capital da região da Basilicata.





História


A sua fundação deu-se provavelmente na época romana (IV a.C.), mesmo se parece ser comprovada a existência de uma Potentia anterior nos arredores de Vaglio. O antigo centro (X a.C.) foi talvez destruído pelos romanos e seus habitantes se moveram fundando o atual centro habitado na localidade de Murate (séc. IV a.C.).
Tornou-se municipium (I a.C.) passando por uma fase de desenvolvimento devida à sua posição geográfica mas, durante a época imperial perdeu progressivamente importância.


Foi saqueada pelos godos de Alarico em 402 d.C. e tornou-se sede episcopal (V). Depois da breve pausa do Reino Ostrogodo (496-535), passou por uma breve pausa com os bizantinos e, por fim ao ducado longobardo de Benevento
(séc. VI).


A chegada dos normandos (XI) coincidiu para Potenza com uma fase de desenvolvimento, seja econômico que urbanístico, continuado pelos svevos. Por isso os seus habitantes receberam em modo hostil a vinda dos angioinos à Itália, chefiando assim a revolta guibelina de 1268.


A resposta de Carlo I d’Angiò foi o assédio e a devastação (1269) do burgo. A ferida agravou-se ainda mais com o terremoto de 1273. Reconstruída, foi transformada em feudo pelos Angiò e dado aos Pipino.
Foi depois propriedade dos poderosos Sanseverino, dos Voivoda e dos Guevara (1435), dos Lannoy e por fim dos Loffredo que o governaram até o fim do feudalismo (1806).
Naqueles séculos então, Potenza demonstrou a sua vocação republicana participando aos movimentos anti-híspanicos
(1647), aos movimentos republicanos de 1799, àqueles ressurgimentais de 1848 e foi a primeira cidade da Basilicata
a se rebelar contra os Borboni, em 1860. Durante a II Guerra Mundial foi bombardeada (1943).

Visita à cidade
O centro da cidade é atravessado pela via Pretoria ao redor da qual surgem a maioria dos principais edifícios: as igrejas medievais da Trinità, S. Michele Arcangelo e S. Francesco, o Teatro Stabile, o Palácio Loffredo com o Museu Arqueológico Nacional “Dinu Adamesteanu” e o Duomo. Esse último, dedicado ao bispo Gerardo, foi construído em apenas 3 anos por volta de 1200.


Nos redores da estação ferroviária, a igreja medieval de S. Maria del Sepolcro e o Museu Arqueológico Provinciale.


Da fase romana resta uma vila da idade imperial com mosaicos na localidade Malvaccaro e, a ponte romana sobre o rio Basento na parte baixa de Potenza.


Lugares de interesse


Catedral San Gerardo da Potenza
(1197- 1200); Torre do ex castelo; Igreja da Trinità (XIII sec.); Igreja de Santa Maria del Sepolcro (1266); Igreja de San Francesco (XIII sec.); Igreja de San Michele Arcangelo (XI-XII sec.); Palácio Loffredo (XVII sec.); Palácio do Governo; Palácio Barili; Vila Romana de Malvaccaro; Ponte Romana San Vito; Teatro Stabile (1856); Lago Pantano.


Museus


Museu Arqueológico Nacional da Basilicata “Dinu Adamesteanu”: Palácio Loffredo; Museu Arqueológico Provinciale: bairro S. Maria, via Ettore Cicciotti; Pinacoteca Provincial: Polo da Cultura, bairro S. Maria; Area de exposições do Covo Degli Arditi: Polo da Cultura, bairro S. Maria.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo