Mais rápido que o som - A história do record de velocidade em terra
A história do recorde do mundo de velocidade em terra merece ser conhecida (falamos de veículos sobre rodas, é claro, e não sobre carris, skis e outras coisas do género). Começou ainda no século XIX com os primeiros automóveis. Curiosamente o motor de explosão não era visto como capaz de proporcionar grandes velocidades pelo que as primeiras tentativas tiveram lugar sobre veículos elétricos.
O primeiro recorde foi estabelecido em 1898 pelo francês Gaston de Chasseloup-Laubat num veículo batizado Jeantaud Duc, que atingiu a velocidade vertiginosa de... 63.15 Km/hora! Mas, logo no ano seguinte, o Jamais Contente arrebatou-lhe e ultrapassou a barreira dos 100 Km/hora. Só em 1902 os motores de explosão a gasolina se tornam suficientemente eficazes para substituirem os elétricos e é o americano Vanderbilt que estabelece a marca de 122.44 Km/hora ao volante de automóvel equipado com um destes motores: o Mors Z (a este propósito veja-se a magnífica ilustração aqui publicada).
Entretanto os locais utilizados para as provas foram evoluindo: das estradas passou-se para os circuitos, para as praias (sic) até que as velocidades exigiram pistas muito especiais. Inglaterra e Estados Unidos, onde a pista de Salt Lake City se tornou um dos locais mais procurados, acolheram os recordes desde 1924. Ali, máquinas impulsionadas por potentes motores de explosão levaram o recorde até mais de 600 Km/hora.
Foi preciso aguardar pela década de 60' para que os motores de explosão atingissem o seu limite e dessem lugar às turbinas a jato. O Spirit of America de Craig Breedlove foi o pioneiro e atingiu a velocidade de 657.11 Km/hora. Em 1970 o Blue Flame - literalmente um foguete com 3 rodas! - estabeleceu a marca mágica de 1014.52 Km/hora. Mas foi somente em 1997 que um veículo terrestre provocou um BANG! A proeza pertenceu ao Thrust SSC, um monstro indescritível que alcançou a velocidade prodigiosa de 1223.65 Km/hora - mais rápido que o som!
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)