Parlamentares celebram imigração italiana no Brasil e no RS
Seção em homenagem à imigração italiana, presidida pelo deputado Marco Maia (PT/RS), 1º vice-presidente do Congresso Nacional
O 1º vice-presidente do Congresso Nacional, deputado Marco Maia (PT-RS), presidiu, nesta segunda-feira (21), sessão solene em homenagem aos 135 anos da colonização italiana no Rio Grande do Sul e aos 139 anos da imigração italiana no Brasil.
No discurso de abertura da sessão, Marco Maia recordou a chegada dos italianos ao Brasil, em 1871, após 36 dias de viagem em navio a vapor. A entrada no país acontecia pelo Porto de Santos (SP), mas, em 1885, os italianos vindos das regiões do Piemonte, da Lombardia e do Vêneto começaram a migrar para o Rio Grande do Sul, onde formaram os atuais municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves.
- Eles não perdiam a confiança em si próprios e no futuro do país. Trabalhavam sem perder sua identidade cultural - comentou Marco Maia, observando que, entre 1885 e 1914, 66.901 italianos migraram para o Rio Grande do Sul e se fixaram na região serrana do estado.
O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) lembrou que, 174 anos atrás, a região do Vale do Itajaí recebia sua primeira leva de imigrantes italianos. Conforme ressaltou, nessa época a Itália vivia uma guerra pela unificação do país, o que deixou a economia interna debilitada e uma parte expressiva da população em precárias condições. A necessidade de colonização da região centro-sul do Brasil acabou atraindo esses europeus, presentes nas origens de 50% da população de Santa Catarina, estimada em quase 5,4 milhões de habitantes pelo censo demográfico de 2000.
Impossibilitados de comparecer ao evento, os senadores pelo Rio Grande do Sul Paulo Paim (PT), Pedro Simon (PMDB) e Sérgio Zambiasi (PTB) enviaram mensagem reconhecendo o legado dos italianos para a construção e o desenvolvimento do país.
Durante a sessão, o conselheiro da Embaixada da Itália no Brasil, Píer Mario Dacco, agradeceu a homenagem prestada pelo Congresso Nacional e afirmou existir uma simpatia natural entre Brasil e Itália. Descendentes de italianos, o prefeito de Viadutos (RS), Celso Demarco, e o vereador de Canoas (RS) Ivo Fiorotti recordaram as dificuldades enfrentadas pelos primeiros imigrantes, mas também destacaram sua força de vontade em superar as adversidades e contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
O evento também contou com a participação do Grupo de Canto Italiani Contenti, de Viadutos, que executou músicas tradicionais trazidas pelos imigrantes italianos. (Agência Senado)
Redação revista eletrônica Oriundi
http://www.oriundi.net/Foto: José Cruz/Agência Senado
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)