terça-feira, 22 de junho de 2010

Vulcão é descoberto na Calábria

A Itália tem um novo vulcão. Ele ainda não recebeu um nome e é considerado extinto, posto que há muito não entra em erupção: um período entre 670 mil e um milhão de anos. 
O novo vulcão se situa ao sul do Mar Tirreno, ao largo da costa da Calábria, na frente do Cabo Vaticano.

A descoberta, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), em colaboração com a Universidade da Calábria, será publicada em breve no Journal of Geophysical Research.

O novo vulcão é de tamanho médio, sua cratera está a 120 metros abaixo do nível do mar e se estende por aproximadamente 15 quilômetros Ele está localizado na mesma falha que originou o terremoto de Messina de 1908.

"É um vulcão que já não preocupa", disse Massimo Chiappini, que integra o grupo de pesquisa formado por Riccardo De Ritis, Guido Ventura, Iacopo Nicolosi e Fabio Speranza.

"A sua descoberta, no entanto, reacende a discussão sobre os modelos geodinâmicos da região", acrescenta. Por exemplo, aqueles que explicam a formação das Ilhas Eólias (que compõem um arquipélago italiano na província de Messina, no mar Tirreno, ao norte da Sicília).

Com este novo achado, o número de vulcões italianos passa a ser 29. Destes, 16 não são ativos; 9 ativos (Vesuvio, Etna, Vulcano, Lipari, Stromboli, Panarea, Ischia, Campi Flegrei e Pantelleria) e quatro estão em estudo (Palinuro, Salina, Marsili, Colli Albani).
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo