A casa rotativa - Villa Girasole
A Villa Girasole é uma extraordinária obra realizada durante os anos de ouro da arquitetura funcionalista. Fica situada em Marcellise, na região de Verona, em Itália, e foi projetada pelo engenheiro naval Angelo Invernizzi que tinha o sonho aparentemente insensato de possuir uma casa que seguisse o movimento do sol. A sua construção não foi fácil, pois envolveu situações técnicas bastante complexas e dispendiosas. Foi iniciada em 1929 e apenas ficou concluída em 1935, bastante tempo para uma casa.
O edifício é composto por duas partes, uma base circular de 44 metros de diâmetro e um bloco rotativo com dois pisos em forma de "L" na parte superior. As duas partes estão unidas no centro por um elemento pivotante com a forma de uma torre de mais de 40 metros de altura, semelhante a um farol. O conjunto assemelha-se muito a um relógio em que a parte rotativa corresponde aos ponteiros.
Para mover esta massa de cerca de 5000 m3 e 1500 toneladas, Invernizzi concebeu um engenhoso sistema de 3 carris circulares acoplados à cobertura do edifício-base onde deslizava um conjunto de 15 "patins" solidários com o edifício superior. A energia era fornecida por dois motores diesel que proporcionavam o deslocamento a uma velocidade de 4mm por segundo, permitindo descrever uma rotação completa em 9 horas e 20 minutos, bem mais que o necessário para seguir o movimento do sol.
É espantoso que tenha sido possível construir um tal edifício e mais espantoso ainda que se mantenha funcional. Atualmente a Villa Girasole é propriedade da Fundação Invernizzi e da Academia de Arquitetura de Mendrisio, na Suíça.
A Villa Girasole vista no Google Earth
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)