quarta-feira, 7 de julho de 2010

Spaceport America

Uma nova era espacial está a nascer no meio do deserto do estado norte-americano de Novo México com o início da construção do primeiro porto espacial privado . E o Spaceport America poderá ser apenas o primeiro de uma série de outras infraestruturas idênticas se o investimento na indústria espacial comercial se revelar certo. Por trás desta iniciativa encontra-se a Virgin Galactic, propriedade do multimilionário Richard Branson, que investiu 300 milhões de dólares no projeto.
O concurso para o edifício do Spaceport America foi ganho pela conceituada firma inglesa Foster+partners que se tem distinguido na criação de projetos arrojados e tecnologicamente avançados, nomeadamente de aeroportos. Todo o conjunto possui mais de 10000 m2 e tem incorporada tecnologia de eficiência energética, desde painéis solares a sistemas de refrigeração através de tubos enterrados no solo, que o tornam auto-suficiente e um novo paradigma de arquitetura sustentável.
Além disto tudo, o novo porto espacial apresenta as condições necessárias para ser um novo ícone em termos de imagem e integração ambiental. Segundo os seus autores, a forma sinuosa e dinâmica tenta captar "o drama e o mistério das viagens espaciais", evocando algumas imagens retro-futuristas dos primeiros tempos da conquista espacial. Mas desta vez não é ficção científica: o Spaceport America deverá entrar em atividade já no próximo ano de 2011.
O envolvimento da Virgin Galactic neste projeto não surgiu por acaso. A empresa possui já as aeronaves que ali irão operar, nomeadamente a nave de transporte o White Knight Two, e o recentemente apresentado vaivém Space Ship Two, capaz de transportar 6 passageiros e viajar a mais de 100 Km de altitude. Se tem 200 000 dólares para pagar por uma viagem que inclui três dias de treino no Spaceport America, alguns minutos em gravidade zero, serviço de bar e uma descida com forças de 6 G, então faça já a sua reserva porque os candidatos são muitos. E se acha caro, saiba que as primeiras viagens aéreas transatlânticas - só ida - custavam pouco menos que isso na altura.
ASSISTA AO VÍDEO
Mais pormenores no site do Spaceport America.
Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo