sexta-feira, 2 de julho de 2010

Irregularidades fecha o americano Wal-Mart pela segunda vez no Brasil

Por ANTONIO CARLOS LACERDA
Correspondente no Brasil
VITORIA/BRASIL - O americano Wal-Mart, uma rede multinacional de hipermercados espalhados por 11 países, teve sua filial na cidade de Vitória, região Sudeste do Brasil, fechada pela segunda vez por ordem de autoridades locais. 
O dono do Wal-Mart (com 2,1 milhões de empregados nos 11 países onde tem filial) é o americano Samuel Robson Walton que, segundo a revista Forbes, é o 10º homem mais rico do planeta.
A primeira vez em que a filial de Vitória foi interditada foi em abril deste ano, por ordem da Vigilância Sanitária, que teria constatado, na ocasião, “más condições de higiene” no local.
Desta vez, o fechamento do Wal-Mart em Vitória foi devido a pendências junto à fiscalização Fazendária do Estado do Espírito Santo, no Brasil, que suspendeu a inscrição estadual por causa da não apresentação de documentos junto à Receita Estadual.
A Receita Estadual do Estado do Espírito Santo disse que não determinou o fechamento da loja, apenas proibiu a venda e a emissão de cupom fiscal. A decisão de fechar o hipermercado foi do próprio Wal-Mart, que alegou, ao público, através de um cartaz exposto na entrada principal da filial que estava “fechado devido a problemas técnicos”.
Ainda segundo a Secretaria da Fazenda, se forem constatadas irregularidades, como a emissão de notas fiscais - que não têm validade enquanto a inscrição estiver suspensa - o Wal-Mart pode ser penalizado com multa e apreensão dos equipamentos de emissão de cupom fiscal.
A assessoria do Wal-Mart informou, por meio de nota, que a empresa tomou conhecimento da situação em Vitória "via Diário Oficial que a Inscrição Estadual da nossa loja foi suspensa. Atendendo a legislação, fechamos temporariamente a unidade e estamos entrando em contato com a Secretaria da Fazenda para entender as razões e tomar as medidas necessárias para voltar a operar o mais breve possível".
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, desde março o órgão solicita ao Wal-Mart a entrega de livros fiscais para a realização de uma auditoria no estabelecimento, como os documentos não foram disponibilizados, houve a suspensão da inscrição.
Em 2005, um comitê ético norueguês concluiu que o Wal-Mart "viola de forma sistemática os direitos humanos e os direitos trabalhistas de seus empregados, emprega de forma sistemática menores de idade, em condições de trabalho perigosas, discriminam a mulher e não compensam as horas extras dos empregados".
ANTONIO CARLOS LACERDA
PRAVDA Ru BRASIL 
Fonte: Pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo