A famosa Route 66
Também conhecida como The Main Street of America a Route 66 foi durante muito tempo uma das principais estradas dos EUA, atravessando todo o continente americano de Leste a Oeste. Com início em Chicago atravessava os estados de Illinois Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia, terminando em Los Angeles após 3,940 km (2,448 milhas). Desde a sua construção em 1926 até à sua desativação em 1985 foi percorrida por milhares de veículos e contribuiu decisivamente para a afirmação da maior nação do mundo.
Quando foi aberta ao trânsito grande parte da sua extensão era feita em gravilha ou terra batida. Em 1938 foi pavimentada. O seu traçado e o seu perfil muito plano tornou-a desde cedo uma via de comunicação importante, muito procurada por caminhões e outros transportes rodoviários. Durante a Depressão foi percorrida por muitas famílias de agricultores que procuravam as terras da Califórnia em consequência do Dust Bowl. Ao longo do seu trajeto a economia prosperava ainda que timidamente em pequenos negócios familiares (restaurantes, estações de serviço, etc.). Foi o berço dos restaurantes drive-thru e da Fast-food - o primeiro McDonald's surgiu em San Bernardino, ponto de passagem da estrada.
Com a sua desativação viu-lhe atribuído o estatuto de "Histórica". Não é caso para menos. Para além da importância económica a Route 66 possui uma dimensão quase mítica na cultura americana. Simboliza um período importante da história da maior nação do mundo e é sintomático e justo que o automóvel seja o principal protagonista. Em "Vinhas da Ira", romance cuja ação decorre nos anos 30', John Steinbeck presta-lhe tributo e chama-lhe The Mother Road. Recentemente o filme Cars da Disney/Pixar tem por pano de fundo a famosa estrada e, à sua maneira, rende-lhe também homenagem.
A Route 66 tornou-se um estereótipo e está intimamente associada a diversas imagens da cultura americana, algumas com a dimensão de ícones - os caminhões transcontinentais, o corvette, as choppers, etc. Estas imagens têm sido amplamente utilizadas pelo cinema. Quando vemos obras como Paris, Texas, Easy RiderDuel, um filme de Spielberg feito para a TV em 1971, ou mesmo qualquer filme menor que se passe na América rural profunda, é inevitável que não pensemos na mãe de todas as estradas...
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)