terça-feira, 17 de agosto de 2010

VW Kombi - Um pouco da história

O Volkswagen Tipo 2 é quase tão famoso como o fusca. Começou a ser idealizado em 1947 e a sua primeira versão, o T1, viu a luz do dia em 1950. Mesmo com a fraca motorização inicial de 1200 cc e 25 Hp este foi o primeiro veículo comercial com o lugar do condutor por cima das rodas dianteiras e o motor na retaguarda, o que o torna pioneiro dos modernos furgões de carga e passageiros.
Tal como o carocha o T1 depressa conquistou numerosos adeptos graças à sua versatilidade e design peculiar: a forma alongada, o vidro frontal bipartido e a fileira de janelas na parte superior da carroçeria. Além disso teve numerosas e imaginativas versões. Nos Estados Unidos era até comum fazer referência a estas versões pelo número de janelas: 11, 15, 21...
O T1 tornou-se num ícone de uma geração. Muito versátil, era facilmente transformável e podia transportar várias pessoas, bagagens e ainda material de campismo. Os seus felizes proprietários adoravam personalizá-los com pinturas feitas à mão. Produziu-se na Alemanha até 1967; no Brasil mantém-se ainda em produção. Comprar um usado era baratíssimo embora hoje em dia qualquer um deles seja peça de coleção muito cobiçada.
A Volkswagen deu-lhe a designação oficial de Transporter; na Alemanha chamavam-lhe VW-Bus ou ainda Bulli; no Brasil toda a família ficou conhecida por Kombi; em Portugal deram-lhe o nome carinhoso de... pão de forma!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo