VW Kombi - Um pouco da história
O Volkswagen Tipo 2 é quase tão famoso como o fusca. Começou a ser idealizado em 1947 e a sua primeira versão, o T1, viu a luz do dia em 1950. Mesmo com a fraca motorização inicial de 1200 cc e 25 Hp este foi o primeiro veículo comercial com o lugar do condutor por cima das rodas dianteiras e o motor na retaguarda, o que o torna pioneiro dos modernos furgões de carga e passageiros.
Tal como o carocha o T1 depressa conquistou numerosos adeptos graças à sua versatilidade e design peculiar: a forma alongada, o vidro frontal bipartido e a fileira de janelas na parte superior da carroçeria. Além disso teve numerosas e imaginativas versões. Nos Estados Unidos era até comum fazer referência a estas versões pelo número de janelas: 11, 15, 21...
O T1 tornou-se num ícone de uma geração. Muito versátil, era facilmente transformável e podia transportar várias pessoas, bagagens e ainda material de campismo. Os seus felizes proprietários adoravam personalizá-los com pinturas feitas à mão. Produziu-se na Alemanha até 1967; no Brasil mantém-se ainda em produção. Comprar um usado era baratíssimo embora hoje em dia qualquer um deles seja peça de coleção muito cobiçada.
A Volkswagen deu-lhe a designação oficial de Transporter; na Alemanha chamavam-lhe VW-Bus ou ainda Bulli; no Brasil toda a família ficou conhecida por Kombi; em Portugal deram-lhe o nome carinhoso de... pão de forma!
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)