Imigração na Itália favorece trabalho para mulheres
A presença de imigrantes torna mais fácil para as italianas trabalhar, já que onde há uma maior quantidade de estrangeiras que se ocupam de trabalhos domésticos, as mulheres do país têm maiores e melhores oportunidades profissionais. O fenômeno foi documentado pelo Banco da Itália, o banco central local, em um documento sobre "os efeitos da imigração pouco qualificada sobre a oferta do trabalho feminino".
"A presença das imigrantes pode ter acrescentado a competência no mercado de trabalha, é certo, mas também aumentou a disponibilidade de serviços domésticos e assistenciais", assinalaram os economistas responsáveis pelo estudo, Guglielmo Barone e Sauro Mocetti.
A pesquisa se baseia em dados do Instituto Nacional de Estatísticas da Itália (Istat) para o biênio 2006-2008, que demonstram "um incremento de 1% na incidência de mulheres estrangeiras especializadas em trabalhos domésticos sobre a população feminina geral".
"Este aumento determina por sua vez um incremento médio de 20 minutos nas horas de trabalho semanais das mulheres italianas, que são em média cerca de 33 horas, com um resultado mais marcado para as mais instruídas (quase meia hora a mais), o que equivale a 1,6% das horas de trabalho", afirmou o documento.
imagem meramente ilustrativa arquivo virtual
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)