Dinossauros - Parte 3 - Final
Foram realizadas datações por rádio-Carbono nos laboratórios da Universidade da Pennsylvania (EUA) e testes adicionais que usam o método de termoluminescência para datar a cerâmica para determinar a idade dos objetos.
Resultados indicaram que os objetos foram feitos há aproximadamente 6.500 anos atrás, ao redor de 4.500 AC, ou seja, época anterior ao dilúvio universal. Um grupo de peritos de outra universidade selecionou algumas das amostras de Julsrud, mas não provou as suas origens, acreditando na possibilidade de terem sido produzidas recentemente. Porém, eles não responderam sobre a fonte de sua controvérsia.
Resultados indicaram que os objetos foram feitos há aproximadamente 6.500 anos atrás, ao redor de 4.500 AC, ou seja, época anterior ao dilúvio universal. Um grupo de peritos de outra universidade selecionou algumas das amostras de Julsrud, mas não provou as suas origens, acreditando na possibilidade de terem sido produzidas recentemente. Porém, eles não responderam sobre a fonte de sua controvérsia.
De 1945 a 1946, Carlos Perea era o Diretor de Arqueologia do Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México. Em uma entrevista gravada ele alegou que as escavações de Julsrud eram sem autorização, e como eram muitas descobertas semelhantes feitas por fazendeiros locais ele não teve nenhuma dúvida que os achados eram autênticos. Ele reconheceu ao examinar as estatuetas, inclusive dinossauros, de muitos locais diferentes. Ele estava presente quando as escavações oficiais foram administradas pelo Museu Nacional e pelo Museu de História Natural americano. Eles acharam muitas estatuetas, inclusive dinossauros que ele descreveu em detalhes!
Em 1947 Julsrud tentou ganhar a atenção da comunidade científica mas ficou conhecido com indiferença e silêncio acadêmico. Considerando que os arqueólogos, paleontólogos, historiadores, e antropólogos escolheram o ignorar, Julsrud publicou seu próprio livro "Spanish Enigmas Del Pasado" (Enigmas Espanhóis Do Passado). Teorizou que a coleção colossal de cerâmica e artefatos de pedra tinham sido enterrados por pessoas com algum conhecimento de catástrofes. Mas ele foi ridicularizado pelas autoridades quando seu livro foi publicado.
Em 1950 o jornalista americano Lowel Harmer se aventurou a inspecionar a coleção. Foi para o local da montanha El Toro e fotografou Julsrud escavando enquanto algumas estatuetas de dinossauro estavam sendo retiradas debaixo das raízes de uma árvore em uma nova escavação. Ele afirmou "Qualquer um perceberia que esses grandes sáurios só puderam ser criados por artistas que os conheceram bem".
William W. Russell, um jornalista de Los Angeles fotografou as escavações e notou que os objetos deviam ter estado por muitos anos no chão para que as raízes da árvore se desenvolvessem ao redor deles a uma profundidade de cerca de 1,5 metros. Russell afirmou que isso era uma evidência que os objetos eram muito velhos.
Plesiossauro
Em junho de 1952, em um esforço para desmascarar essa estranha coleção que estava ganhando fama, o arqueólogo americano Charles C. DiPeso da Fundação Amerind alegou ter examinado minuciosamente as 32.000 peças em cerca de 4 horas na casa de Julsrud. Afirmou que alguma família que vive na área de Acambaro fez as estatuetas durante "os meses de inverno enquanto os campos estavam improdutivos". As estatuetas não podiam ser falsificadas somente por causa das formas de vida que representam répteis do Mesozóico.
Pterodactil
Dipeso acreditou que a coleção de Julsrud era uma fraude. Antes dele voltar à América para escrever os artigos que denunciariam a coleção, Julsrud declarou: "O Sr. Dipeso declarou que lhe tinham convencido completamente da autenticidade de minha descoberta. Ele quis comprar para o seu museu uma certa quantia de peças de origem Tarascana". Julsrud não vendeu nenhum dos artefatos mas indicou outro homem que negociava antiguidades. Aquele negociante contou para Dipeso que as cerâmicas de Julsrud vieram de um homem e de suas três crianças que viviam a trinta minutos da cidade perto das "Máquinas de Irrigação de Solis". Juisrud disse, "Por que então Dipeso não foi lá para descobrir a verdade? A obrigação de um cientista sério é de investigar e não de crer no primeiro que lhe conta algo".
Em primeiro lugar, era contra o código de ética arqueológica e ilegal adquirir artefatos indígenas para tirá-los do país. Em segundo, o negociante do mercado negro de antigüidades que vendeu os artefatos teve motivos óbvios para não querer que ele comprasse de Julsrud, por isso é fácil entender porque inventara a história da família.
Humanos (orientais?) com animais (filhotes?) de estimaçãoFrancisco Aguitar Sanchaz, o Superintendente das "Máquinas de Irrigação Nacional de Solis" disse, "Em quatro anos de conhecimento amistoso dos habitantes da área de atividade arqueológica posso negar haver qualquer produção cerâmica na redondeza". O Presidente Municipal de Acambaro, Juan Terrazaz Carranza, emitiu no dia 23 de julho de 1952, a declaração oficial No.1109 que refuta a alegação de Dipeso: "Esta Presidência sob a minha direção ordenou uma investigação sobre o assunto, e chegou à conclusão que nesta área municipal não existe qualquer pessoa que faz esses tipos de objetos".
Há muitos outros problemas associados com as alegações espúrias de Dipeso. Ele não menciona que os artefatos cerâmicos variam na composição do barro e dos estilos e que tinham sido feitos individualmente e não em moldes. Não só haviam peças cerâmicas mas também de pedra.
A coleção cerâmica tem variedade e beleza que ganha a admiração de artistas profissionais. Nenhuma família de camponês poderia fazer milhares e milhares de esculturas não duplicadas possivelmente com tal habilidade e sutileza artística.
O famoso Earle Stanley Gardner era patologista forense e advogado de distrito na cidade de Los Angeles há mais de 20 anos. Sr. Gardner examinou a coleção e disse que se um grupo de falsificadores tivesse feito todas as peças, o seu estilo seria reconhecível na coleção: "Todo criminoso, toda gangue criminal tem seu próprio método de operações. A polícia pode identificar freqüentemente um criminoso ou gangue pelo método de um crime. É óbvio que ninguém individualmente ou em grupo poderia ter feito as peças".
Charles DiPeso insistiu que a coleção fosse uma brincadeira elaborada com os escavadores fazendo covas, enterrando os objetos, e os desenterrando depois. Dipeso terminou seu relatório em 1953 confiante: "Nossa investigação provou conclusivamente que as estatuetas não são pré-históricas e não foram feitas por uma raça pré-histórica superior associada com dinossauros".
O relatório de Dipeso era absolutamente infundado ou mera conjetura. Qual seria o motivo para falsificar os objetos? Economicamente, a 12 centavos uma figura, para alguém fabricar os objetos, não dizer nada dos custos adicionais, os enterrar e desenterrar novamente, Tinajero, um pobre fazendeiro mexicano, nunca poderia estar disposto a fazer 33500 figuras nestas circunstâncias!
A coleção não só é feita habilmente mas contém espécies de dinossauro que só uma pessoa altamente estudada que tivesse escavado profundamente durante as férias do curso de literatura paleontológica poderia ter conhecido as raras formas de vida. Odilon Tinajero não teve a competência artística nem base educacional para falsificar. Tinajero deixou a escola na quarta série e apenas poderia ler ou escrever.
Acambaro é uma área seca, árida, e relativamente desarborizada, contudo todos os objetos cerâmicos tinham sido assados em fogo aberto. Isto requereria muitos carregamentos de lenha o que é muito caro em Acambaro. Teria sido consumido constantemente. A fumaça não poderia ter deixada de ser notada pela comunidade.
O Estegossauro crescia até 4 m de altura!
O Professor Ramon Rivera da Faculdade de História de Escola Secundária de Acambaro fez um mês de longa investigação, entrevistando pessoas de todas as idades e ocupações. Professor Rivera teve um conhecimento vasto da história da área e contatos com os habitantes de Acambaro.
Rivera arquivou este relato: "A verdade é que não há a suspeita de idéia mais remota de quem tem vivido em Acambaro, ou próximo ou longe daqui, qualquer um que fez em quantidade ou pouco a pouco tais peças. Este fato foi investigado por todos os meios, cobrindo mais de um século atrás até agora. Há pessoas idosas que vivem aqui que ainda podem dar detalhes não registrados da data da independência deste país".
Outra consideração que é ignorada freqüentemente no debate sobre a autenticidade dos artefatos é que muitos deles são feitos de pedras duras e não de cerâmica. Estes objetos de pedra mostram todos os efeitos da erosão e são do mesmo estilo dos objetos de cerâmica e o fator erosão é praticamente impossível falsificar.
Mais tarde em um livro, continuando a investigação de DiPeso, o investigador arqueológico John H. Tierney que estudou o caso durante décadas afirmou que DiPeso teria que ter inspecionado 133 peças por minuto durante quatro horas continuamente, considerando que na realidade, seria necessário semanas somente para separar e organizar corretamente o conjunto de peças para fazer uma avaliação válida.
Tierney, que colaborou mais tarde com o Professor Hapgood, William N. Russell e outros na investigação, acusa a Instituição Smithsonian e outras autoridades arqueológicas de administrarem uma campanha de desinformação contra as descobertas. O Smithsonian abandonou a coleção de Acambaro afirmando ser uma brincadeira. Tierney também descobriu que praticamente todos os documentos sobre o caso estão sendo perdidos.
As figuras de animais com humanos causaram polêmicas
Em 1954 o governo mexicano enviou ao local quatro arqueólogos reconhecidos. Dr Eduardo Noquera, diretor de Monumentos Pré-hispânicos do Instituto Nacional de Antropologia e História, era o investigador líder. Dr. Noquera foi acompanhado por Rafael Orellana, Ponciano Salazar e Antônio Pompa y Pompa. Eles inspecionaram a coleção e foram para El Toro para selecionar locais ainda não escavados.
Um local diferente mas próximo foi selecionado e uma escavação meticulosa foi iniciada. Foram encontradas estatuetas que segundo os arqueólogos tinham sinais que comprovam que foram enterradas há muito tempo, isso na presença de várias testemunhas como o pessoal das escolas locais e membros da Câmara do Comércio. Imediatamente os arqueólogos felicitaram Juisrud pelas suas descobertas notáveis. Dois dos arqueólogos prometeram escrever sobre a descoberta em um diário científico.
Noquera percebeu que as estatuetas de dinossauro fixaram um problema que poderia arruinar a sua carreira profissional. Os arqueólogos enfrentaram um dilema: contar a verdade que qualquer um poderia pensar que eles tinham escolhido um local e tinham desenterrado figuras de dinossauro ou esconder a verdade em alguma explicação alternativa.
Noquera voltou para a Cidade do México e três semanas depois fez um relatório com os seus subordinados afirmando que a coleção deveria ser uma brincadeira por causa das formas de vida envolvendo dinossauros. Dr. Noquera escreveu: "De fato apesar da legalidade científica aparente com que estes objetos foram achados, é um caso de reprodução e dizer falsificação, feito em uma época relativamente recente. Em minha opinião está composto de três tipos de objetos e um deles são de estatuetas que imitam animais extintos há milhões de anos; possivelmente o fabricante destes objetos foi inspirado por alguns livros de paleontologia que estava em moda ao término do último século ou o começo do presente".
No verão de 1955 Charles Hapgood, o professor de história e antropologia da Universidade de New Hampshire, chegou em Acambaro e depois de vários meses gastos administrou uma investigação muito detalhada da coleção. Charles Hapgood se destacou como o autor de vários livros incluindo "A Terra está Trocando a Crosta" (1958), "Mapas dos Reis do Mar Antigo" (1966), e "O Caminho do Polonês" (1970).
Hapgood escavou vários locais e acharam muitos pedaços de estatuetas cerâmicas como as de Julsrud. Para eliminar qualquer possibilidade de fraude de Tinajero ou qualquer um que tivesse fabricado a cerâmica, Hapgood obteve permissão para escavar em baixo de uma casa construída em 1930, cujo proprietário era o chefe de polícia. Eles cavaram uns 1,8 metro de concreto duro da sala de estar, encontrando dúzias dos controversos objetos! Considerando que a casa tinha sido construída vinte cinco anos antes de Julsrud ter chegado no México, eliminou-se a hipótese de falsificação e o relatório de Dipeso foi negado como também os relatórios de Noquera em todos os pontos importantes.
Em 1968 Charles Hapgood voltou a Acambaro acompanhado por Earle Stanley Gardner. O Sr. Gardner não só foi treinado em criminologia mas também era investigador de casos arqueológicos. Ele ficou impressionado supremamente com a imensidade e a variedade da coleção.
O método de datação do Carbono 14 ainda estava em seu início, mas Hapgood adquiriu espécimes para testar o C14. Gardner e Andrew Young (o inventor do Helicóptero Bell) financiou o teste.
Três testes de radiocarbono foram executados pela empresa Isotopes Incorporated de Nova Jersey que resultou nas datas de 1640 AC, 4530 AC e 1110 AC. Datas até 4500 AC para Carbono faz a coleção de cerâmicas ser a mais antiga do ocidente!
Depois das duas expedições ao local em 1955 e 1968, Professor Charles Hapgood, registrou os resultados da investigação de 18 anos em Acambaro em um livro privadamente impresso intitulado MYSTERY IN ACAMBARO (MISTÉRIO EM ACAMBARO).
Em 1972, Arthur Young enviou duas estatuetas ao Dr. Froelich Rainey, diretor do Museu da Pensilvânia, para a datação por termoluminescência. O Masca Lab. tinha obtido datas de até 2700 AC. Em uma carta datada de 13 de setembro de 1972, encaminhada ao Sr. Young, Dr Rainey disse que este método apresentava erros de 5 a 10% da data absoluta mas estava preocupado sobre as datas extraordinariamente antigas das figuras, que levou o laboratório a fazer uma média de 18 testes em cada uma das quatro amostras!
Mas quando o labotatório da Universidade da Pensilvânia descobriu que os dinossauros eram parte da coleção, eles retrataram a termoluminescência. Afirmaram que as cerâmicas emitiram sinais claros regenerados e poderiam ter no máximo 30 anos.
Um técnico em termoluminescência admitiu que nenhuma outra cerâmica existiu, em sua experiência que tenha produzido sinais claros regenerados e nenhuma outra datação de cerâmica por termoluminescência que alguma vez tenha sido terminada por utilização de um sinal claro regenerado. Em resumo, a prova era um "hocus pocus", truque de laboratório para evitar a conclusão óbvia que dinossauros e homens viveram juntos.
Por causa da incredulidade dos cientistas que dataram as peças, John Tierney decidiu enviar para datação, ao invés das figuras de dinossauros, apenas dois fragmentos das peças de cerâmica ao Dr. Victor J. Bortolet, Diretor de Pesquisa do Daybreak Nucleari Archaeometrics Laboratory Services. O Dr. Bortulot calculou o limite superior das peças em 2000 anos!
Do mesmo modo enviou meia dúzia de amostras das cerâmicas com composições de barro diferentes para uma equipe da Universidade do Estado de Ohio. A equipe de peritos consistia no Dr. J.O. Everhart (o Presidente do Departamento de Engenharia Cerâmica), Dr Earle R Caley, (um dos arqueólogos químicos mais respeitados do mundo) e Dr Ernest G Ehlers (o mineralogista no departamento de geologia da universidade). Eles informaram que os artefatos não foram feitos em tempos modernos e que não foram feitos por algum amador. Ao serem notificados que tinham autenticado os artefatos de Julsrud permaneceram em profundo silêncio.
Numa noite de 1978, escavações ilegais estavam sendo realizadas por Jaime Aquirre e Raul Hernandez na montanha de El Chivo. Eles encontraram mais de 3000 artefatos parecidos com os de Julsrud e estavam sendo trocados por pistolas, rifles, metralhadoras e outras armas no mercado negro e levados para a fronteira com os EUA na região de Laredo, Texas. O chefe de Polícia Federal local, Ernesto Narrvete Marines os prendeu com cerca de 3300 peças entregando-as ao prefeito Dr. Luis Moto. O Tribunal Federal do México comprovou que os artefatos eram genuínos, condenando os acusados.
Em 1997 a empresa B.C. Vídeo realizou o programa Jurassic Art (Arte Jurássica) com um segmento sobre Acambaro, que originalmente parece ter sido o especial da rede de TV NBC "The Mysterious Origins of Man" (As Origens Misteriosas do Homem). O programa foi apresentado por Neil Steede, Presidente do Early Sites Research Society West e da Sociedade Epigráfica Mexicana, tentando desmascarar a coleção, dizendo ser de fabricação recente. No fim do programa, foi revelado que ele enviara duas amostras das cerâmicas de Juisrud (uma figura humana e uma de dinossauro) para um laboratório particular de Carbono 14, sem nenhum vínculo com cientistas. Os resultados foram surpreendentes: A figura humana foi datada em 4000 anos atrás e a do dinossauro em 1500 anos! Steede ficou embaraçado dizendo que para a estatueta humana poderia ser aceita mas o laboratório deveria ter errado com relação a do dinossauro! Na realidade a do dinossauro cria uma "perturbação" para a ciência ortodoxa e Steede teve que "achar uma saída", descartando a sua datação.
A companhia japonesa, Nissi, patrocinou uma equipe de TV para ir a Acambaro e produzir um programa para a TV japonesa relativo às estatuetas. O programa "Os antigos viram os Dinossauros?" foi ao ar no dia 2/2/1997 no Japão. Há um momento em que o narrador japonês aparece examinando uma figura de uma das estatuetas, e diz ser parecida com uma no livro dos dinossauros japoneses. Incrivelmente, a figura é semelhante ao desenho colorido no livro de um Amargasaurus cazaai. O narrador apanha outra figura que é bem parecida com o Sauraloplus osborni também no livro. O narrador afirma perplexo que os antigos devem ter visto dinossauros há aproximadamente 4500 anos atrás porque não poderiam imaginá-los vendo somente os esqueletos no solo. O narrador afirmou que quando o homem moderno achou esqueletos de dinossauro, como o Sr. Richard Owen, os tamanhos de Megalossauro, Iguanodonte e Hilaeossauro eram ridiculamente inexatos.
Após a morte de Julsrud, sua casa foi vendida e a coleção foi guardada e não ficou disponível ao público. Mas em 1999 o Dr. Dennis Swift e Dr. Don R. Patton viajaram para Acambaro para explorarem seu mistério pessoalmente. A coleção de Julsrud estava trancada em um depósito. Depois de uns dois dias negociando com o prefeito, o Secretário de Turismo e o Diretor do Museu de Acambaro foi dada permissão para ver uma parte da coleção. Dois policiais mexicanos em pé vigiavam armados com rifles AK-47 e pistolas enquanto o Dr. Swift desembrulhava as estatuetas que estavam envolvidas com jornais e o Dr. Patton as fotografava. Um pouco mais de oitocentas estatuetas cerâmicas foram desembrulhadas. Tinham sido esvaziadas quatorze caixas e entre os artigos estavam aproximadamente 75 primorosas peças de dinossauro.
Ao desembrulharem uma estatueta de Iguanodonte, que foi um dos primeiros esqueletos de dinossauro descobertos, os Drs. Swift e Patton ficaram admirados pois só se tomou conhecimento da sua forma na posição natural dos quadrúpedes nos últimos anos! Ninguém poderia ter feito este modelo na década de 40 pois na época os paleontólogos achavam que o Iguanodonte vivia em posição ereta, com apenas as patas traseiras no solo! A característica mais surpreendente da coleção era a de dinossauros com humanos. Infelizmente parte dos objetos desapareceram após a morte de Julsrud.
A coleção evidencia a existência de uma vasta cultura na antigüidade. Os objetos apontam para um bosque e que a região de Acambaro já foi uma área fortemente arborizada em vez de um vale seco como é hoje. Geólogos acreditam que o vale esteve cheio de água como um grande lago, até aproximadamente cinco ou seis mil anos atrás. O local dos esconderijos dos objetos de cerâmica seria como uma praia do lago. Originalmente os objetos foram enterrados na areia.
Os Drs. Swift e Patton conheceram o Dr. J. Antonio Villia Hennejon, praticante de medicina em Guadalajara e Acambaro, que escavou nas montanhas durante o período de 1950 a 1955. Ele relatou que durante a década de 40 e nos primeiros anos da década de 50 nada era conhecido sobre dinossauros no México. Não haviam livros, folhetos, desenhos em caixas de fósforos, filmes ou qualquer outra informação sobre dinossauros. Herrejon afirmou que o único esqueleto de dinossauro no México nos anos 40 era de um brontossauro próximo da estação ferroviária de Chupa, na Cidade do México. Além disso, Acambaro era uma pequena cidade interiorana.
Hennejon viu as estatuetas e ficou surpreso ao notar que não haviam duplicatas entre elas. Eram todas individualmente distintas! Outros que examinaram a coleção de perto também observaram este fato. Hennejon comentou, "Se havia uma fabricação, quem foi o artista?". Um único artista não poderia fazer 33.700 estatuetas diferentes! Se era uma brincadeira deveria ter havido muitos artistas. Como tal conspiração poderia ser mantida em silêncio todos esses anos? Seguramente alguém teria tomado conhecimento sobre tais atividades.
Hoje, graças aos arqueólogos Dr. Dennis Swift e Dr. Don R. Patton, as estatuetas estão em exposição ao público no novo Museu Julsrud de Acambaro.
Sugestão para consulta: "O Livro do Inexplicável" - Jacques Bergier - Editora Hemus.
Vídeos disponíveis no YouTube: Clipe 1, Clipe 2, Clipe 3, Clipe 4.
Comparação das estatuetas de 1944 com a reconstituição científica em 1991 e 2000
"Pereceu toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de animais domésticos e animais selváticos, e de todos os enxames de criaturas que povoam a terra, e de todo homem." Gênesis 7.21
"Eu era jovem com idéias sem base. Lançava dúvidas, sugestões, sempre questionando tudo. Para meu espanto, as idéias pegaram como fogo no mato seco. Fizeram delas uma religião." Charles Darwin nos últimos dias de sua vida, falando sobre evolução com a sua amiga Lady Hope
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