quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mega-tempestade geomagnética: O fim da Internet?

Uma gigantesca tempestade solar começou como o pico flare solar de onze anos, conhecido como o máximo solar, se aproxima. Os cientistas temem que o resultado poderia ser uma repetição da tempestade de radiação maciça que fisicamente estragou cabos de telégrafo no século XIX. Poderia isso significar o fim da Internet no futuro próximo?

Por enquanto, a atividade é reduzida a crescente erupções solares, que começaram a construir, a primeira etapa de uma nova onda de tempestades solares, que funcionam em ciclos de onze anos, o último pico sendo registrado no ano de 2000.
Não é boato, mas um fato, que a radiação solar pode afetar as comunicações em onda curta, interrompendo as transmissões via satélite e celular , GPS, TV e recepção de rádio, mesmo fluxo de eletricidade ao longo de linhas de energia. O surto de 2003 foi enorme. Foi a maior registrada desde outubro de 1989, causado por uma explosão no campo magnético que reúne acima de uma mancha solar.
Houve grande preocupação no momento para a tripulação da Estação Espacial Internacional, como ele passou pela pior parte da tempestade de radiação e do centro de controle ordenou-lhes que dormir em um compartimento longe de seus quartos de dormir normal.
A revista New Scientist, em seguida, citou os maiores especialistas que afirmaram que essa foi a maior tempestade solar em décadas e confirmou que a turbulência da gigantesca explosão na superfície solar pode interromper comunicações, uma vez que foi arremessado para o espaço a partir da camada mais externa da atmosfera solar, chamado corona.
Agora, cientistas confirmam o Sol começou de novo emitindo chamas gigantescas, como o máximo solar começa 2011/2012. Partículas nuvens várias vezes o tamanho da Terra a explosão foi  a mais de um milhão milhas por hora e batera na magnetosfera da Terra.
Mas o que está acontecendo hoje é apenas o começo de um novo ciclo de atividade solar, que picos a cada 11 anos. Já em 2006, os cientistas já estavam prevendo uma nova onda de atividade, alegando que "Navegação de energia e sistemas de comunicações, que contam com GPS de navegação por satélite será interrompido pela atividade solar violenta em 2011, mostra pesquisa. Um estudo revela Global Positioning System receptores para ser inesperadamente vulnerável a estouros de ruído de rádio produzido por explosões solares, criada por explosões na atmosfera do Sol "(New Scientist, 29 de setembro de 2006).
O pico é esperado até 2011 e 2012 e os cientistas confirmaram que poderia perturbar amplamente sistemas de aviação e de emergência, desde que os sinais de GPS para utilização de aeronaves ATC (Air Traffic Control).
Timofei Belov
PRAVDA.Ru
Fonte: pravda.ru/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo