quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Feam irá premiar empresas que apresentem boas práticas de gestão de resíduos

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mineiro de Boas Práticas de Gestão de Resíduos Sólidos: Minas Menos Resíduos, realizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O concurso tem como objetivo premiar pessoas jurídicas do setor industrial que realizam projetos sustentáveis de produção e consumo com resultados positivos tanto para a economia quanto para o meio ambiente. O prêmio visa, ainda, estimular empreendimentos do setor industrial, inclusive mineração, a adotarem boas práticas de gestão de Resíduos Sólidos Industriais (RSI).

Dos projetos inscritos, três vão ser premiados pela Feam. Os escolhidos serão os que obtiverem melhor avaliação feita pela equipe julgadora. Serão analisadas as ações que privilegiem a redução da geração, a reciclagem e o reuso de resíduos industriais. Os projetos devem, também, apresentar soluções pioneiras e/ou inovadoras que poderão ser aplicadas em outras atividades de gestão de resíduos sólidos. De acordo com o analista ambiental da Feam, Bruno de Matos, é importante difundir as boas práticas e premiá-las. “Esse concurso é um modo de reconhecimento e de incentivo às boas ações das empresas perante o meio ambiente”, ressalta.

Para participar, as empresas do setor industrial devem estar localizadas no estado de Minas Gerais e ter suas atividades regularizadas perante os órgãos ambientais competentes. No momento da inscrição, os projetos devem estar implementados ou em andamento.

Para candidatar-se é preciso preencher o formulário de inscrição disponível no site da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e encaminhá-lo, juntamente com o Sumário Descritivo da Boa Prática de Gestão de RSI, para o e-mail: premiogrsi@meioambiente.mg.gov.br. Detalhes do Sumário constam no edital do concurso publicado na página da Feam na internet. As inscrições se encerram no dia 5 de novembro de 2010, às 18 horas.

O resultado do concurso será publicado no Diário Oficial do dia 23 de novembro de 2010 e será disponibilizado no site da fundação. Os vencedores receberão um diploma de premiação e um troféu, correspondentes a sua classificação no Prêmio Minas Menos Resíduos. A premiação ocorrerá no dia 24 de novembro de 2010, durante a Semana Mineira de Resíduos, promovida pela Feam.

Minas Gerais e União Europeia realizam semana para redução de resíduos

Minas Gerais incluiu o Brasil como um dos primeiros países não integrantes da Comunidade Europeia a participar da Semana Europeia da Redução de Resíduos. A Feam foi convidada a organizar, entre os dias 20 e 28 de novembro, a 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos integrada à Semana Europeia da Redução de Resíduos. O objetivo do evento é promover o engajamento das entidades públicas e privadas e da sociedade em ações que estimulem a conscientização e a adoção de atitudes relacionadas à importância da redução de resíduos.

Em Minas, as atividades serão realizadas em diferentes regiões no mesmo período em que serão promovidas em 20 países da Europa e na República Dominicana, na América Central. O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, ressalta que o evento parte do princípio de que todas as pessoas podem e devem agir para a prática da redução. “Todos os dias em casa, no escritório ou na escola, ao fazer compras, cada um de nós pode, por meio de ações simples, reduzir a sua própria geração de resíduos”, explica.

Podem participar da Semana, como proponentes de ações, instituições públicas e privadas, associações, ONGs, empresas, indústrias, estabelecimentos de ensino e pesquisa, instituições culturais, hospitais, entre outros. Os interessados têm até o dia 10 de novembro para registrar as atividades no site da Feam. Todas as propostas serão validadas pela Feam, organizadora credenciada junto à coordenação da Semana Européia para o evento no Estado. As atividades cadastradas concorrerão à premiação instituída pela Comissão Europeia que será concedida às melhores iniciativas.

As ações desenvolvidas nas duas primeiras edições do evento europeu, bem como o histórico e a programação da Semana podem ser acessados no site da Semana Europeia de Redução de Resíduos (www.ewwr.eu) em vários idiomas, inclusive, em português. A partir do dia 15 de outubro, as informações do evento em Minas Gerais também poderão ser acessadas no site da Semana Mineira de Redução de Resíduos (www.minasmenosresiduos.com.br). 
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo