segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A história (secreta) do rock em quadrinhos - Red Rocket 7

Diversas teorias da conspiração têm ligado grandes eventos da história humana a intervenções alienígenas: por motivos diversos, seres espaciais teriam auxiliado nosso desenvolvimento tecnológico desde o início dos tempos, confundidos por vezes com deuses e criaturas místicas. Mike Allred resolveu ir além do trivial conspiratório com a seguinte proposta: e se o nosso bom e velho rock and roll também tivesse um dedo (ou alguns acordes) do espaço sideral?
O resultado é Red Rocket 7, graphic novel publicada em 1997 (e re-editada dez anos depois, em português, pela Devir Editora), uma espécie híbrida entre épico sci-fi e declaração de amor pela história do rock. Allred, além de escritor e desenhista, é membro do conjunto The Gear e desfila seu conhecimento sobre instrumentos, gravações, lugares e personagens míticos do mundo musical pelas mais de duzentas páginas da edição.
O personagem principal da trama é um fugitivo espacial cujas características remetem a Ziggy Stardust, Superman e Forrest Gump: em companhia de um robô guarda-costas, literalmente colide com nosso humilde planeta azul, ferindo-se gravemente no processo. Para garantir a sobrevivência do alienígena, o robô apela para o ctrl c + ctrl v e cria seis clones a parir do DNA original de Red com a mesma aparência física - cabelos avermelhados, números tatuados na testa, porém com talentos diferentes: um possuía capacidades matemáticas acima da média, outro força e destreza consideráveis, e o sortudo número Sete ganhou o dom da expressão artística e musical.
E assim, mesmo sem conseguir voar ou dobrar barras de aço, Sete conseguiu mudar nosso planeta ao conviver com aqueles que futuramente definiriam o rock and roll: ensinou passos de dança para Elvis Presley, pegou carona com Little Richard, ajudou os Beatles e os Stones desde as primeiras turnês até a consagração, e obviamente deu alguns conselhos a um David Bowie em início de carreira, inspirando uma mudança de guarda-roupa e hinos como "Life on Mars?" e "Space Oddity". Artistas mais recentes, como o conjunto The Dandy Warhols, também cruzam o caminho do alien rockstar.

Em meio a riffs de guitarra e viagens lisérgicas, Red e seus clones têm que lidar com a perseguição de seus algozes de um planeta inimigo, o assédio de fãs, mortes e o drama de serem “estranhos em uma terra estranha”, já que não possuem nem mesmo uma figura paterna (o Red Rocket original exilou-se em uma dimensão desconhecida).
Contar mais detalhes estragaria a leitura, mas basta dizer que Allred - famoso no mercado de quadrinhos pelo surreal Madman - costurou com maestria a história e bastidores de um estilo musical apaixonante, mostrando suas capacidades como narrador e artista. Seus painéis e figuras dinâmicas possuem referências retrô e pop art, com cenários variados, indo dos confins do espaço a bucólicas lojas de instrumentos musicais em cidadezinhas dos EUA. Em poucas páginas, temos foguetes, lasers, amplificadores e cavernas subterrâneas, da década de 50 aos dias atuais.
Mais do que uma colagem entre diferentes gêneros (quadrinhos e música) ou uma simples homenagem ao rock, Red Rocket 7 aborda conceitos filosóficos como morte e ressurreição através das crenças do personagem e de seu planeta de origem. Em meio a situações bizarras, examina nossa própria condição humana repleta de contradições e preconceitos, mas que também produz artistas e meios de expressão que podem nos levar a um novo patamar evolutivo. Arte que sai das amarras do entretenimento e cutuca nossos cérebros: essa parece ser a proposta de Mike Allred, que ainda expandiu posteriormente o conceito da graphic novel para um filme, Astroesque, e também para as músicas dos The Gear.
Site oficial de Mike Allred.
Site da Devir, editora da versão em português da HQ.
Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo