Liga Norte reitera apoio a Berlusconi depois de encontro com dirigentes
Roma - A Liga Norte, de Umberto Bossi, ratificou ontem (8) seu apoio ao governo de Silvio Berlusconi, um dia depois que o presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, solicitou em um discurso a renúncia do primeiro-ministro.
O esperado respaldo ao chefe de Governo italiano, que ontem se viu novamente em meio a debates sobre a sua administração, foi anunciado nesta segunda-feira, após um encontro entre o premier, Bossi e outros dirigentes da base governista.
Em uma nota assinada pelos líderes da Liga Norte na Câmara, Marco Reguzzoni, e no Senado, Federico Bricolo, eles afirmaram que a reunião foi "positiva e profícua, e serviu para fazer um balanço sobre a situação política e a agenda de governo", e ratificaram a continuidade da "ação reformadora para realizar o programa" de governo.
O apoio reiterado hoje confirma o suporte de 59 deputados da Liga Norte ao premier, além dos 234 que possui o governista Povo da Liberdade (PDL). Assim, Berlusconi fica mais próximo da maioria das 630 cadeiras da Câmara, importante para a governabilidade do Executivo.
A eventual perda da maioria no Parlamento já levou o primeiro-ministro a submeter seu programa de governo ao voto de confiança dos legisladores. Na ocasião, Fini -- que no final de julho foi retirado do PDL sob a acusação de manter posturas contrárias ao governo -- e seus apoiadores votaram a favor de Berlusconi.
Durante o anúncio das bases de seu novo partido no último domingo, o Futuro e Liberdade para a Itália (FLI), o presidente da Câmara disse que o premier "deve mostrar a valentia política que já demonstrou" em outras ocasiões e "tomar a decisão de entregar sua demissão, subir ao Quirinale [sede da Presidência, ndr.] e declarar que, de fato, há uma crise".
Ainda neste domingo, fontes próximas a Berlusconi afirmaram que ele não teria pretensão alguma de renunciar ao posto a fim de recompor a maioria governista no Parlamento.
Com informações da www.ansa.it/www.ansalatina
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)