Sundogs - Luzes no céu
“Na sexta-feira, vimos três sóis no céu por quase uma hora ... Os dois sois não eram tão brilhantes quanto o primeiro, mas eram claramente visíveis. Parecia um milagre... Com estas palavras, o pastor Jacob Hutter, descreveu em meados do século XVI, a visão do céu na Morávia. O fenômeno também foi descrito por homens da mais remota antiguidade. No ano 129 aC, Marcus Tullius Cícero falou sobre a presença de dois sóis sobre a cidade de Roma "Devemos perguntar - Escrita - Existe alguma verdade na presença do sol, segundo que esteve no Senado”.
Anos mais tarde, na manhã de 20 de abril de 1535, em Estocolmo o céu amanheceu pontilhado com pequenos círculos de luz em torno do sol. As luzes que permaneceram na cidade durante horas, composto por uma série de arcos e sóis gêmeos que aterrorizaram a população, e eles interpretaram que era um castigo divino para a decisão do rei de introduzir o protestantismo.
A falso sol é um fenômeno atmosférico óptico causado pela refração da luz solar ao longo de milhões de minúsculas partículas de gelo contido em algumas nuvens cirrus. Na maioria dos casos, o sundogs aparecem como sóis gêmeos ao redor do Sol, embora eles podem aparecer como pequenos segmentos de arco-íris.
A palavra vem do grego Parhelion (para-helios) é interpretado como "ao lado do Sol" ou "companheiro do Sol". O sundogs aparecem geralmente aos 22 graus para a esquerda ou à direita do sol, devido ao ângulo em que os raios de luz é refratada.
Aqui você tem alguns dos mais espetaculares fotografias sundogs que encontrei. Poucos dias atrás, na web Inglés Rússia tem um vídeo que pode se ver perfeitamente o fenômeno.
Mais: 1, 2, 3, 4Fonte: http://www.fogonazos.es/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)