quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sundogs - Luzes no céu

Na sexta-feira, vimos três sóis no céu por quase uma hora ... Os dois sois não eram tão brilhantes quanto o primeiro, mas eram claramente visíveis. Parecia um milagre... Com estas palavras, o pastor  Jacob Hutter, descreveu em meados do século XVI, a visão do céu na Morávia. O fenômeno também foi descrito por homens da mais remota antiguidade. No ano 129 aC, Marcus Tullius Cícero falou sobre a presença de dois sóis sobre a cidade de Roma "Devemos perguntar - Escrita - Existe alguma verdade na presença do sol, segundo que esteve no Senado”. 
 Anos mais tarde, na manhã de 20 de abril de 1535, em Estocolmo o céu amanheceu pontilhado com pequenos círculos de luz em torno do sol. As luzes que permaneceram na cidade durante horas, composto por uma série de arcos e sóis gêmeos que aterrorizaram a população, e eles interpretaram que era um castigo divino para a decisão do rei de introduzir o protestantismo.
 falso sol é um fenômeno atmosférico óptico causado pela refração da luz solar ao longo de milhões de minúsculas partículas de gelo contido em algumas nuvens cirrus. Na maioria dos casos, o sundogs aparecem como sóis gêmeos  ao redor do Sol, embora eles podem aparecer como pequenos segmentos de arco-íris.
 A palavra vem do grego Parhelion (para-helios) é interpretado como "ao lado do Sol" ou "companheiro do Sol". O sundogs aparecem geralmente aos 22 graus para a esquerda ou à direita do sol, devido ao ângulo em que os raios de luz é refratada.
Aqui você tem alguns dos mais espetaculares fotografias sundogs que encontrei. Poucos dias atrás, na web Inglés Rússia  tem um vídeo que pode se ver perfeitamente o fenômeno.
 Mais: 1, 2, 3, 4

Fonte: http://www.fogonazos.es/ 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo