quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Purgatório da beleza e do caos"

Enquanto o Brasil inteiro assiste ao filme Tropa de Elite nas telas de cinema, a população do Rio de Janeiro o vê em 3D, na porta de suas casas, pelas ruas e esquinas da cidade.

Com uma administração pública voltada para a praia e de costas para os morros e para a população que neles vivem, o tráfico de drogas foi fazendo a parte do Estado nas favelas cariocas. Atendendo e dando suporte a uma população que parecia não existir, que ficava à margem da paisagem, atrapalhando o visual, os traficantes começaram a reinar, se tornando o que o poder público nunca foi para aquela parcela esquecida e abandonada da sociedade. Era o início da construção de um império de areia e pó.
 
O grande equívoco é que os governos esqueciam que por detrás daqueles casebres, havia gente; carente de tudo, ou quase tudo. Pessoas que moram na segunda maior capital do país, cartão postal para o mundo, vivendo como se estivesse na idade da pedra, sem o mínimo de dignidade e de cidadania. Foi aí que o tráfico e a bandidagem encontraram garrida, um espaço enorme para crescer, florescer e fazer fortuna.
Para uma população que vive de vento, o tráfico tornou-se uma indústria dentro das grandes e pequenas favelas, garantindo emprego, renda e a possibilidade de ascensão a meninos e meninas desde a mais tenra idade. Era tudo muito sedutor para quem não via nada além da linha do horizonte.

Financiado pelos que estão à praia, ao som da brisa e das ondas, o tráfico de drogas foi crescendo e se aparelhando, tendo a certeza clara da impunidade e de que a fonte nunca secaria. Assim foi durante anos e anos, tendo, na maioria das vezes, o apoio e a proteção dos morados das favelas, que tinham no trafico o que nunca tiveram no Estado e em suas repartições. Não é exagero lembrar que a única representação do Estado que subia as favelas cariocas era a polícia, ou seja, a força repressora.

As favelas cariocas ficam todas em morros. Nelas não se planta maconha, não se beneficia cocaína e nem se fabricam armas. No entanto, elas estão sempre cheias delas. A droga vem toda de fora, em grandes carregamentos e quantidade, garantindo o abastecimento regular das facções e a devida parcela do usuário de Ipanema e Leblon, que receberá em casa, com toda segurança, sua cota do final de semana. Há todo um aparato militar devidamente credenciado e aliciado para garantir a chegada dos carregamentos de drogas e armas vindas de todas as partes do mundo aos morros cariocas. É importante destacar que nunca o tráfico de drogas no Rio conseguiria montar sua logística de armazenamento e distribuição sem a devida participação das polícias e do poder institucionalizado.

Esse suporte foi fundamental para a militarização dos morros, que contam hoje com um arsenal de dar inveja a qualquer exército, exibindo em plena luz do dia armas exclusivas das Forças Armadas. É o grande sinal de que em alguma parte, todas essas instituições se encontram, compondo esse surpreendente império regido pelo tráfico de drogas na cidade maravilhosa. É aí que está o grande financiador das metralhadoras que cantam heróicas nas noites cariocas, dos fuzis que cruzam em raios o céu estrelado das noites sem lua do Rio de Janeiro.  O tráfico não começa nos morros, apenas tem o seu ponto final lá, a sua distribuição, a parte que suja as mãos.

Essa é a realidade, o cenário de uma guerra anunciada, que governos repetidos insistiam em não enxergar. Entre a omissão dos governos e os chefões do crime organizado, está a população brasileira, que sempre recebe no peito uma bala perdida de seus governantes!

Petrônio Souza Gonçalves é jornalista e escritor

fonte: pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo