terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Anuário Orphanet, o mapa das doenças raras na Itália

Roma -  Cerca de dois milhões de pacientes sofrem na Itália das chamadas de "doenças raras", dos quais 70% são crianças.

As doenças incomuns são cerca de 8 mil e atingem de 6% a 8% da população europeia, o que representa entre 24 e 36 milhões de pessoas.

Uma nova ferramenta para famílias e médicos envolvidos nesses casos, é o recém-lançado Anuário Orphanet 2011, um verdadeiro atlas do mundo das doenças raras, que reúne a parte mais significativa das informações contidas no Orphanet, o mais importante banco de dados mundial voltado para estas patologias.

O volume foi apresentado recentemente ao Ministério da Saúde, por ocasião do 10º aniversário do Projeto Orphanet-Italia, cuja sede é o hospital pediátrico Bambino Gesù, em Roma.

A rede Orphanet é um projeto que nasceu na França em 1997, no qual trabalham 12 mil pessoas, entre especialistas e pesquisadores. Dele, além da Itália, fazem parte 38 países, que pelo volume de dados gerenciados se situa em segundo lugar, atrás da França.

No centro das atividades de Orphanet está o portal www.orphanet.it, traduzido para cinco idiomas, que oferece uma enciclopédia com a lista das doenças e dos chamados remédios "órfãos" para o seu tratamento.

A versão 2011 do anuário impresso, de quase 900 páginas, investiga mais de 2 mil doenças, as drogas para curá-las, os centros de diagnóstico na Itália e as associações de pacientes.

www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo