terça-feira, 8 de março de 2011

Apesar de líder mundial em riquezas naturais, Brasil não consegue competir em turismo

Por ANTONIO CARLOS LACERDA
Correspondente Internacional
LONDRES/INGLATERRA (PRAVDA.RU) - Estudos do Fórum Econômico Mundial informam que a falta de infraestrutura, de regulação, de mão-de-obra qualificada e de investimentos, somados à violência urbana generalizada em todo o País, acabam se sobrepondo às vantagens das belezas naturais brasileiras e colocando o Brasil no humilhante 52º Lugar no ranking mundial da competitividade no setor de turismo internacional.


No quesito riquezas naturais o Brasil desbancou todos os 139 países analisados pelo Forum Econômico Mundial e marcou o primeiro lugar, principalmente pela diversidade de espécies animais existentes, com a fauna mais rica do mundo, além do número de lugares considerados patrimônios da humanidade, da quantidade de áreas protegidas e da qualidade do meio ambiente.

Entretanto, apesar de ser considerado o País com a maior riqueza natural do mundo, o Brasil não consegue ser competitivo na indústria de turismo e perde espaço para outras nações, ficando apenas com o 52º lugar na classificação geral do ranking de competitividade no turismo deste ano, perdendo sete posições na comparação com o levantamento anterior.

As piores avaliações foram obtidas em critérios como a infraestrutura de transportes, a ausência de trabalhadores qualificados e as regras para o estabelecimento de negócios no setor. O Brasil aparece, por exemplo, como um dos países onde mais tempo se leva para abrir uma empresa. O peso do crime, principalmente homicídios, e da violência também desfavorece o País.

A própria Fifa está preocupada com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, exatamente pela violência urbana - bandido que ataca o cidadão e polícia que não respeita a cidadania - e a falta de infraesterutra no setor de turismo no País. A violência urbana tem como protagonistas o marginal e a própria polícia, que agridem e desrespeitam os direitos humanos do cidadão e a família no Brasil.

O levantamento mostrou ainda a falta de prioridade dada à indústria de turismo, em razão dos baixos investimentos do governo. "A rede de transportes continua pouco desenvolvida e a qualidade das estradas, portos e trens precisa de melhorias", diz o estudo.

O Fórum Econômico Mundial destaca que a competitividade do Brasil nessa área fica abalada também em razão dos elevados impostos que recaem sobre o transporte. O levantamento aponta a alta taxação embutida nas passagens aéreas e as tarifas cobradas pelos aeroportos.

Dessa forma, o Brasil acabou superado no ranking, por exemplo, pelo México, que subiu oito posições e agora está em 43º. Além das riquezas naturais e culturais, o México vem dando prioridade ao turismo, com uma série de campanhas para atrair visitantes.

Entre os 139 Países analisados pelo Fórum Econômico Mundial, a Suíça, a Alemanha e a França forma considerados os mais atraentes para o desenvolvimento da indústria de turismo.

Conforme o Fórum, existe grande expectativa em relação à crescente procura da população dos países emergentes por turismo, principalmente entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).

Os Brics representam 42% da população mundial e fazem os empresários do turismo "sonharem com uma enorme demanda esperando para ser liberada, já que o aumento da prosperidade permitirá que as pessoas viagem para fora".

Apesar da retração mundial da indústria de turismo durante a crise financeira global, as viagens e os gastos dos chineses no exterior continuaram crescendo 4% entre 2008 e 2009.

Entretanto, o estudo mostra que a demanda emergente ainda não atingiu o volume necessário para desbancar a procura dos países ricos como principal condutora do setor mundial de turismo.

Na China, a receita por passageiro por quilômetro está bem abaixo da média mundial e assim deve ficar até 2025, prevê o Fórum Econômico Mundial. "Até 2025, ainda haverá uma enorme diferença entre a atividade de viagens na China e nas economias desenvolvidas."

ANTONIO CARLOS LACERDA é Correspondente Internacional do PRAVDA.RU. E-mail:- jornalistadobrasil@hotmail.com

1 Comentário:

Anônimo disse...

such amazing wonders of the world:)

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo