terça-feira, 1 de março de 2011

Saúde alerta para a importância da vacina contra Febre Amarela no carnaval

Para que o Carnaval seja celebrado sem contratempos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) alerta: todos que foram imunizados há mais de dez anos contra a Febre Amarela devem procurar uma unidade de saúde para receber uma nova dose da vacina contra a doença. 

De acordo com a coordenadora de imunização da SES, Tânia Brant, 2011, marca os dez anos da grande campanha contra a Febre Amarela, realizada em 2001 com grande êxito no controle e combate da doença.
 
 
“Com a aproximação do período onde ocorre maior número de casos e do carnaval, quando o fluxo de pessoas é grande, assim como a prática do turismo rural e ecológico, devemos estar atentos ao prazo da vacina contra a doença e nos proteger”, reforça ela. 

Estão disponíveis em todo o estado mais de 4 mil postos de saúde que disponibilizam, a todos os cidadãos, a vacina contra a febre amarela. A vacina é indicada para crianças a partir dos 9 meses de idade, com um reforço a cada 10 anos. Em áreas onde está ocorrendo a circulação do vírus, a vacina pode ser administrada a partir dos 6 meses de idade, não tendo mais discriminação na faixa etária. 

Vacinação 

A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. Estudos demonstram que mais de 90% dos vacinados apresentam anticorpos no 10º dia após a vacinação. Pessoas já vacinadas precisam apenas de um reforço, contudo, a imunidade não pode ser considerada imediata, podendo variar entre os 10 dias recomendados.

Existem alguns casos em que a vacina contra a febre amarela não é indicada, como crianças com menos de seis meses de idade e pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados. Mulheres grávidas, em qualquer fase da gestação, devem ter sua situação analisada por um médico para cada caso na vigência de surtos.

A vacina não deve ser aplicada em pessoas portadoras de imunodepressão transitória ou permanente. Nestes casos, a imunodepressão pode ser provocada por doenças como câncer e infecção pelo HIV ou pelo tratamento com drogas imunossupressoras, como corticóides e radioterapia. A vacina é contra indicada também em pessoas com doença do Timo ou que retiraram este órgão. Em caso de doenças crônico-degenerativas, o médico deve ser consultado.

Há também situações em que o cidadão deve avaliar junto ao profissional de saúde o adiamento da vacinação. Essa recomendação vale para pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves até a resolução do quadro. Se a pessoa estiver com febre acima de 38 graus, pode ser indicado que ela não seja imunizada naquele momento.

Além disso, uma vez vacinada, a pessoa só poderá doar sangue após três semanas. Com relação aos indivíduos soropositivos para o HIV e que se desloquem para áreas de risco de transmissão de febre amarela, há indicação da vacinação levando-se em conta a contagem de CD4 e carga viral. Ou seja, é necessário avaliar o quadro junto ao médico.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo