Lambari - MG - A década de 1840. Aparecimento de trabalhos médicos sôbre a água. A revolução de 1842
Em 25 de julho de 1840, Ignácio Gomes Midoens, vereador junto à Camara Municipal e cirurgião formado em Coimbra, enviou ao Capitão Manuel Luiz de Souza, Presidente da Câmara de Campanha, o seguinte ofício:
"Illmo. Sr.Agora envio a Vª Sª o Insaio analitico a que procedi na Agoa Virtuoza e as propostas que julgo necessaria para o melhoramento, conservação das mesmas agoas e comodidade dos Povos que procurão o seu benefi('io e logo que me cheguem ás mãos os reagentes precizos, ultimarei as ordens que recebi da Camara dos Senrs.Vereadores a cerca da analyse das duas fontes que me foi encarregada.
Deus guarde Vª Sª Cid." de Campanha, 25 de julho de 1840.
Ignacio Gomes Midoens professor do Partido.".
Êsse trabalho apresentado à Câmara constitui a segunda monografia escrita sôbre a água e o local, e encontra-se publicado na Voz Diocesana, jornal do Bispado de Campanha. Com o título de Esbôço Histórico e Analítico da Água Virtuosa e com o subtítulo Sítio da Água Virtuosa, a monografia se desdobra nos sete seguintes capítulos:
1.0 _ Geografia física, no qual se situa o local da água, entre as serras de Santa Catarina e as serras das Águas, a quatro léguas de Campanha e a oito léguas do rio Sapucaí.
2. ° - Aspectos do país, onde se mostra o relêvo do terreno, constituído de montes, de montanhas e por várzeas onde pequenos riachos afluem ao Lambari Pequeno que, a duas léguas de distância, se lança no Lambari Grande.
3.° - Produção dos três remos: neste capítulo se assinala que o sítio não possui minas de ouro, de prata ou de qualquer outro metal e nem é também de natureza vulcânica. A única produção mineral é dada pela existência da fonte de água acídula gasosa descoberta há mais ou menos sessenta anos.Assinala-se ainda que o terreno outrora cultivado com plantações de feijão, de várias espécies de leguminosas e de cereais, de milho, de cana e de tabaco, por proibição da Câmara não permitindo "aí a agricultura", está reduzido a capoeiras incultas.
4.0 - Topografia: neste capítulo se assinala que o sítio da "agua virtuosa" compreende o arraial do mesmo nome, constituído de matos, capoeiras e algumas várzeas com terrenos obtidos ora por doação de seus proprietários, ora por compra feita pela Câmara Municipal e que já se encontram marca das e alinhadas as áreas destinadas à construção de casas particulares e de edifícios públicos; assinala-se ainda que já contava com 10 casas cobertas de telha, algumas delas oferecendo boas acomodações aos doentes que procuram as águas principalmente "nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, época em que se ajuntam duzentas, trezentas, quatrocentas e mais pessoas".
5. o _ Ensaio analítico feito na água mineral, suas propriedades físicas e químicas: neste capítulo são descritas as características da nascente, as propriedades físicas da água e, também, são assinaladas as análises químicas efetuadas para determinar alguns de seus elementos químicos.
6.° - Propriedades terapêuticas: neste capítulo são assinaladas as indicações da água dando-se muita ênfase ao combate de areIas e cálculos Vesicais.
Completando êstes Ensaios, o autor apresentou, acompanhadas das respectivas plantas, as seguintes sugestões:
a) Limpar e rebaixar o nível do Rio Lambari Pequeno como único meio que possa evitar as inundações da várzea onde se localizam as nascentes, bem como se evita, também, o desvio da água para outros lugares, por alguns dos veios subterrâneos existentes.
b) Construir uma hospedaria de 140 palmos de comprimento por 60 de fundo, dividida com quartos de 14 braças quadradas, para abrigo aos doentes pobres de ambos os sexos.
c) Construir uma capela no alto do Morro do Castelo "cuja eminencia sendo toda tomada de rocha viva, nenhum perigo haverá de que o edificio prejudique as veias por onde transita a agua".
Em 1848, o Dr. José Xavier Lopes de Araújo defendeu perante a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro a sua tese de doutoramento que versou sôbre a água virtuosa. Dando como título "Da Analyse e propriedades therapeuticas das aguas acidulas gazosas da Cidade de Campanha", o trabalho apresentado consta de três seguintes partes: l.a: Topografia, geognosia, vegetação, caracteres físicos da água gasosa; 2. a parte:análise qualificativa e quantitativa; 3.a parte: terapêutica das ditas águas. À página ll, na Introdução, se lê:
"Existe uma fonte ao sul da cidade de Campanha, da qual dista tres leguas e meia, conhecida pelo epitheto de Agua Virtuosa e que faz objecto da presente these. Seu sitio (esta fonte foi descoberta á setenta anos mais ou menos por certos individuos que procuravam distrahir-se por mel da caça nas mattas que pertenceram a Antonio de Araujo Dantas) comprehende o arraial do mesmo nome situado ao redor da fonte da agua mineral e o terreno ocupado por mattas, capoeiras e varzeas.
A Camara Municipal possuindo há annos este sitio por meio de compras feitas de algumas partes e por doações de seus anteriores proprietarios alli tem marcado e alinhado o necessario terreno para construção de casas particulares e de edificios publicas e igualmente tem concedido porções de 50 palmos de frente e 150 de fundo a diversos pretendentes mediante o modico foro de 6 reis por cada palmo e 2 % de laudemio e que será elevado a 4 % quando o proprietario passar a outras mãos que não sejão as do herdeiro forçado. Já se achão construidas 16 casas cobertas de telha e algumas offerecem boas commodidades ás pessoas que procurão aproveitar-se da agua gasosa, dando bom interesse a seus proprietarios, principalmente nos mezes de Agosto, Septembro, Outubro e Novembro, epocha em que alli se reunem 200, 300, 400 e mais pessoas".
"Todo terreno comprehendido no sitio da agua virtuosa parece ser formado de uma substancia calcarea que se apresenta em pedaços mais ou menos volumosos e estes offerecendo formas diversas: na fonte, na epocha de sua descoberta e mesmo alguns annos depois, segundo nos informou um morador ancião do lugar, esta substancia calcare a que formava a primeira camada existia em lages sobrepostas e de cujas fendas saltava a agua em borbotões, sendo estas.lages proprias para amolar as differentes ferramentas dos lavradores, estes a destacavam do seu lugar e desta sorte destruirão a primeira camada, ficando a segunda que é de silica e barro. Este terreno alimentava a 70 annos mais ou menos expessas mattas, mas agora está reduzido, na maior parte de sua superficie á capoeiras incultas por ter sido pela Camara Municipal prohibida ahi a agricultura até ulterior ordens da mesma".
"o clima é frio, secco, puro, corrente e por isso sempre renovado e isento de todo e qualquer miasma, que por ventura tenha-se desenvolvido na superficie da terra. A noticia da acção benefica d' este clima assim como a das virtudes das aguas, tem penetrado os paizes mais remotos, e de tal maneira excitado o animo dos povos, que muitas pessoas, como já foi dito, procurão o seu emprego nos meses de Agosto, Septembro, Outubro e Novembro, epocha em que o gaz acido carbonico que é o mais importante agente mineralisador das aguas, desenvolve-se com maior energia e a ponto tal que muitas vezes sua digestão é difficil e quase suffoca a quem faz o seu uso.
Continuando, o Dr. José Xavier Lopes de Araújo escreve:
"Até o anno de 1838 aclamarão-se de uma maneira vaga as propriedades medicinais da dita agua, sem que até essa epocha houvesse observações de pessoas competentes; porem depois da viagem de um ilustre medico compatriota a essa fonte, a materia medica brasileira tem observações positivas que compro vão a proficua acção da agua gazosa da Campanha.
Finalizando o seu trabalho, o Dr. José Xavier Lopes de Araújo sugere para que no alto do Morro "que tem o nome de Castello sua eminencia é formada de rocha viva seja erigida uma capella não havendo perigo que a edificação prejudique as veias por onde transita a agua".
o ambiente político reinante em Campanha nos anos de 1840 e 1841, por fôrça das lutas travadas entre os partidos conservador e liberal, não era apenas de entusiasmo e de animação. A agitação existente, longe de externar pura exaltação cívica, se constituiu, também, em fator de malquerença criando no seio da sociedade local meios e modos para divisão das famílias e classes, fazendo com que "um liberal, em regra, não compra na loja de um conservador e vice-versa; que cada partido tinha o seu medico, a sua botica, e tudo o mais por esta forma; e que até na propria igreja era muito raro se confundissem". A rebeldia dos liberais apoiando a Revolução que em maio de 1842 eclodiu em Sorocaba e que em junho rebentou em Barbacena, açulou em Campanha o ódio das autoridades do partido conservador, transformando as intimidações e as ameaças até então postas em prática, em perseguições e prisões que por qualquer pretexto, ou mesmo sem nenhum, levavam para as enxovias imundas da cadeia, velhos padres e pessoas de grande conceito na sociedade, pelo único crime de pertencerem ao partido liberal. Se durante o período revolucionário a revolução constituiu uma calamidade pelos sobressaltos e inquietações, pela estagnação de toda vida comercial, social e administrativa, pelo temor reinante no seio das famílias dos rebeldes vendo-os foragidos, respondendo a processos, presos e não raro mortos na frente das lutas, o rescaldo deixado em Campanha depois da revolução tomou, também, aspecto de outra grande calamidade.
De 1843 a 1849 o des~nimo, a falta de interêsse e de iniciativa, o desmoronamento de fortunas em que as sólidas ficaram abaladas e as abaladas desapareceram, o conseqüente êxodo de famílias que chegou a muitas se sujeitarem a ir procurar fortuna em outros lugares, todos êsses fatôres concorreram para modificar o perfil social de Campanha que durante todo êsse período "não passava de uma vida mais ou menos marasmática".
Os efeitos dêsse estado de coisas caíram, também, sôbre a vida do arraial da Água Virtuosa que, contando, em 1846, com uma área de duzentas e sessenta e quatro mil braças quadradas ou quarenta e seis alqueires e fração, não pôde receber durante todo o decênio a adequada proteção dos governos municipal e provincial. Assistindo ao escoar dos anos - com 10 casas de telha, em 1840, e apenas 16, em 1848 cumprindo unicamente os trabalhos de rotina, como o consêrto de caminhos e de pontes, a limpeza do ribeirão Lambari Pequeno e a confecção de esteiras para cercar a casinha de banhos e o local das fontes, a década de 1840 se tornaria completamente silenciosa, não f8ra o aparecimento dos dois trabalhos de natureza médica citados, e a ida de um pequeno contingente de voluntários para dar combate aos rebeldes encurralados na vila de Baependi, por ocasião da revolução de 1842.
NOTAS:
No trabalho de natureza médica surgido entre 1815 e 1826, já citado, bem como no Ensaio Analítico da água virtuosa apresentado à Câmara Municipal de Campanha, em julho de 1840, também já citado, se dá muita ênfase aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro como sendo a melhor época para se fazer uso da água. Em sua tese de doutoramento, aceitando e explicando êste fato, o Dr.José Xavier Lopes de Araújo faz compreender a razão dessa concepção, achando que está ligada à maior ação do gás carbonico nesses meses. Isto explica o motivo por que se verifica maior freqüência da água, no transcurso das décadas de 1850 e 1860, sempre nos 3.° e 4.° trimestres de cada ano, a partir de agosto.
(OBS) LINGUAGEM DA ÉPOCA
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)