segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Itália lança o primeiro dicionário da emigração

O primeiro "Dicionário da emigração italiana 1861-2011, história de uma semântica tricolor", foi apresentado em Roma na sala de conferências da Câmara dos Deputados.

O volume, que será publicado na Itália a partir de março de 2011, visa reunir "palavras, símbolos, sons e principalmente emoções de uma página particularmente importante da história italiana", informou Mina Capusso, autora do texto junto com Tiziana Grassi.

O dicionário será distribuído entre as várias comunidades italianas no exterior, a começar pela representação numerosa de Toronto, no Canadá.

Este texto "trasmite uma forte carga emocional e poderá ser um ponto de referência valioso para aqueles que, apesar da distância, mantém vivos os laços com nosso país", disse a ministra italiana da Juventude, Giorgia Meloni.

Em sua mensagem para a conferência de apresentação, Meloni destacou também a importância do dicionário como uma ferramenta para aqueles que se "identificam e se reconhecem no povo italiano".

Já o vice-ministro das Relações Exeriores, Vincenzo Scotti, considerou que "a emigração não precisa ser só uma lembrança, mas também uma reflexão".

"Este texto ajudará a entender uma parte fundamental da história italiana e a enfrentar os desafios futuros", acrescentou ele.

Nesse sentido, o vice-chanceler afirmou que a missão atual da Itália é "proteger nossa imigração e construir uma cidade da integração, enfrentando a nova emigração da sociedade globalizada".

O dicionário será apresentado na chancelaria italiana, no Palácio da Farnesina, por ocasião das comemorações pelos 150 anos da Unidade da Itália.

A obra foi encomendada antecipadamente no mundo inteiro e já está prevista sua divulgação nas escolas de língua italiana na Argentina, um dos países que tem o maior número de cidadãos de origem italiana. 
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo