sábado, 5 de junho de 2010

Logótipos para a crise

Nem as grandes empresas multinacionais resistiram à crise que se instalou um pouco por todo o mundo. A sua imagem, abalada pelas quebras nas vendas, necessitou de um reajuste de modo a adaptar-se melhor às características do mercado. Foi então que os designers entraram em acção e deram um toque nos logótipos. As empresas de informática e computadores deram o exemplo...
No ramo dos automóveis, onde as coisas também andam feias devido ao aumento do preço dos combustíveis, idêntica estratégia foi adoptada. Seguiram-se as empresas ligadas ao desporto, à tecnologia, às telecomunicações, a banca, etc. Ninguém escapou ileso. Os logótipos são todos reconhecíveis e o humor perpassa por todos eles.
Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

Coca-Cola - antes era assim

Há uns bons anos, os anúncios da Coca-Cola eram assim... cheios de Glamour e um espelho da sociedade de então. Ao vermos estes anúncios com quase um século, apercebemo-nos das evoluções drásticas de fazer publicidade, tornando claro que existe de facto uma forte ligação entre o conceito publicitário, a forma de comunicar e a sociedade. O curioso é que décadas passadas, com formas diferentes de comunicar, com uma sociedade completamente diferente, sentimo-nos atraídos por estas imagens. Nostalgia?
Fonte; http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

Dúvidas existenciais

Porque é que os números de telefone marcados por engano nunca estão ocupados?
Se uma das nadadoras de natação sincronizada se afogar, o resto também se afoga?
Se tentares falhar e conseguires, foi um fracasso ou um sucesso?
Se a caixa negra nunca se danifica com a queda do avião, porque é que todo o avião não é feito desse material?
Porque é que os sucos de limão são feitos com aromas artificiais e os detergentes de louça com limões verdadeiros?
Porque é que o Batman usa as cuecas por cima das calças?
Porque é que as lojas 24 horas tem fechaduras nas portas?
Como é que se joga um boomerang fora?
Porque é que nos anúncios de absorventes higiénicos utilizam liquido azul?
Porque é que não existe comida para gato com sabor de rato ou comida para cães com sabor de gato?
Qual a cor de um camaleão quando se vê ao espelho?
Como pode o Pato Donald ter sobrinhos se não tem irmãos?
A quem pedem informações os policias quando se perdem?
Por que é que um homem diz que foi pescar quando não pescou nada?
Porque é que soutien está no singular e cuecas no plural?
Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

Uma forma diferente de rádio

O conceito de rádio via web não é nada de extraordinário do ponto de vista tecnológico mas, ao longo dos anos e à medida que fui conhecendo cada vez mais sites e aplicações, sempre fiquei com aquela sensação de que ainda faltava mais qualquer coisa. A excepção terá sito o Pandora, que através de alguma interacção, permitia ir de encontro aos nossos gostos musicais.
O Musicovery ainda me deixa aquela sensação de faltar qualquer coisa, mas de facto é algo totalmente diferente do que vi até agora. É uma aplicação Web2.0 que atenua fortemente a linha divisória entre rádio e interacção com o utilizador. Permite-nos escolher e explorar música por estilo, género, ano e muito mais. Através de uma experiência de visualização muito rica e intuitiva, mergulhamos num infindável conjunto de caminhos musicais, em função das nossas opções iniciais.
Vale apena um olhar mais demorado no Musicovery.
Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

Publicidade criativa

Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

A história de Suzanne

Suzanne Verdal McCallister era uma jovem dançarina casada com um escultor de seu nome Armand Vaillancourt. Conheceram-se quando dançavam os dois num local chamado Le Vieux Moulin perto do Quebec, no Canadá. Numa das suas actuações foram apresentados a um indivíduo que se dizia ser poeta e escrever canções. O encontro foi breve. No Verão de 1965 Suzanne vivia numa precária roulotte junto à margem do rio St. Lawrence, num local paradisíaco. Foi por esta altura que começou a receber a visita periódica daquele poeta que conhecera três anos antes. Passaram algum tempo juntos. Acendiam uma vela, bebiam chá e ficavam a olhar um para o outro calados; outras vezes falavam das coisas da vida e trocavam ideias.
Desses encontros nasceu uma relação muito especial. O rio e a beleza do local fortaleceram os laços dessa amizade, certamente. O poeta absorvia tudo da dançarina: a sua maneira de falar, de andar, o jeito de vestir, ouvia-a rezar em silêncio... parecia ler-lhe os pensamentos. Entre eles havia perfeita sincronia, uma comunhão de espíritos. O poeta descreveu minuciosamente todos estes momentos partilhados e mais tarde musicou os seus escritos numa composição intimista. Chamava-se Leonard Cohen.
Mais tarde encontraram-se algumas vezes, uma delas num hotel em Montreal. O poeta era agora um famoso compositor. Podiam naquele momento ter estado juntos e partilhado mais alguma intimidade mas Suzanne recusou, embora o tivesse talvez desejado. Cohen sentiu isso como sentira tudo o resto; aquele encontro seria o derradeiro. Os dois espíritos que em tempos se amaram separaram-se. Ele ficou famoso; ela foi sucumbindo aos anos e caiu no esquecimento. Ficou a memória do passado, da juventude, de momentos eternos, de um entendimento profundíssimo e de uma tristeza e nostalgia que nunca mais deixámos de encontrar nas canções do poeta que considera ainda ser esta a melhor composição de toda sua carreira.
Actualmente Leonard Cohen vive num mosteiro Zen na Califórnia situado a poucos quilómetros do local onde Suzanne habita com os seus sete gatos e onde dá aulas de dança...

Suzanne takes you down to her place near the river
You can hear the boats go by
You can spend the night beside her
And you know that she's half crazy
But that's why you want to be there
And she feeds you tea and oranges
That come all the way from China
And just when you mean to tell her
That you have no love to give her
Then she gets you on her wavelength
And she lets the river answer
That you've always been her lover
And you want to travel with her
And you want to travel blind
And you know that she will trust you
For you've touched her perfect body with your mind.
And Jesus was a sailor
When he walked upon the water
And he spent a long time watching
From his lonely wooden tower
And when he knew for certain
Only drowning men could see him
He said "All men will be sailors then
Until the sea shall free them"
But he himself was broken
Long before the sky would open
Forsaken, almost human
He sank beneath your wisdom like a stone
And you want to travel with him
And you want to travel blind
And you think maybe you'll trust him
For he's touched your perfect body with his mind.
Now Suzanne takes your hand
And she leads you to the river
She is wearing rags and feathers
From Salvation Army counters
And the sun pours down like honey
On our lady of the harbour
And she shows you where to look
Among the garbage and the flowers
There are heroes in the seaweed
There are children in the morning
They are leaning out for love
And they will lean that way forever
While Suzanne holds the mirror
And you want to travel with her
And you want to travel blind
And you know that you can trust her
For she's touched your perfect body with her mind.

Uma entrevista com Suzanne Verdal McCallister datada de 1998 pode ser encontrada aqui.

Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

Hotel feito de lixo é inaugurado em Roma

Objetos foram retirados das praias da Europa (Foto: BBC)

BBC- O primeiro hotel do mundo feito completamente com lixo foi inaugurado em Roma, na Itália.    Os objetos foram retirados de praias da Europa para mostrar o quanto de lixo é jogado na costa do continente.
O projeto é parte de uma campanha para aumentar a conscientização do público sobre a poluição nas praias.     O hotel usou 12 mil quilos de lixo. A mesma quantidade média jogada por ano em apenas três quilômetros quadrados de praias europeias.
Doze mil quilos de lixo foram usados no hotel (Foto: BBC)
 
 

Continue lendo >>

Casal segue para festa de casamento e destrói Ferrari alugada

Ferrari ficou totalmente destruída ao bater em semáforo (Foto: Reprodução/Orange News)

Do G1, em São Paulo - Um jovem casal alugou uma Ferrari avaliada em 130 mil libras (algo como R$ 347 mil) para chegar à festa de seu casamento em grande estilo. No entanto, a caminho do salão, a dupla bateu o carro num semáforo.

O casal pagou R$ 1,3 mil por hora para ter o carro à sua disposição em Treviso, na Itália.

Ao manobrar o carro numa curva, o noivo perdeu o controle e bateu com a Ferrari num semáforo. Um policial afirmou que o casal assinou uma apólice de seguro no valor de 20 mil libras.

Os noivos terão de pagar uma multa de R$ 150 por danificar propriedade pública. Já o conserto do carro, que teve sua frente totalmente destruída, deve ficar em 60 mil libras.

Continue lendo >>

5 de junho - Dia do meio ambiente

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.     A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.     A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.    Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros. 

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.    Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
imagem arquivo virtual
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/
blogdoaleitalia

Continue lendo >>

Caso Massera: Supremo Tribunal da Itália pede a lista de 900 membros da loja maçônica "Propaganda 2"

O Supremo Tribunal da Itália que processa o ex-almirante Emilio Eduardo Massera, membro da primeira Junta militar que governou a Argentina durante a última ditadura (1976-1983) pediu que lhe seja apresentada oficialmente a lista dos mais de 900 membros da loja maçônica Propaganda 2, mais conhecida como P2, à qual pertencia o militar latino-americano.

Ler mais

http://www.radioitaliana.com.br/

blogdoaleitalia

Continue lendo >>

Repercussões do ataque de Israel à “Frota da Liberdade”

03 Junho 2010
Soldados israelenses atacaram a denominada “Frota da Liberdade”. A frota consiste em seis barcos, três deles turcos, que transportavam mais de 750 pessoas, levando ajuda humanitária para Gaza. O ataque causou, pelo menos, dezesseis mortes e dezenas de feridos. 

 
"A imagem que vai se formando dos fatos é que existem catorze mortos e não dois, como se fala na Turquia”, revelou o correspondente de assuntos militares do canal, Chico Menashé.
O Canal 2 indica, por sua vez, que o número de mortos é entre dezesseis e vinte mortos. Porém, a informação exata é desconhecida porque está sob “censura militar”.
Segundo esse canal, o ministro israelense de Defesa, Ehud Barak, convocou para esta manhã uma reunião em Tel Aviv com todos seus assessores, “frente aos imprevistos resultantes do assalto em que se esperava transcorrer sem vítimas mortais”.
Os meios de comunicação turcos mostraram imagens captadas do barco turco Mavi Marmara. Através dessas imagens é possível ver os soldados israelenses abrindo fogo.
Em contato telefônico direto com os navios, membros do comboio humanitário, formado em sua maioria por ativistas turcos, informaram que os comandos israelenses abordaram os barcos turcos com helicópteros e abriram fogo para reprimir os tripulantes, mesmo quando estes mostraram as bandeiras brancas.
Segundo os meios de comunicação turcos, o ataque ocorreu em águas internacionais às 4:00 horas (1:00 GMT).
Dura resposta
As autoridades turcas tentaram contatar o barco Mavi Marmara, porém não obtiveram sucesso.
Centenas de pessoas vem tentando entrar no consulado israelense de Istambul.
Os canais de televisão turcos mostraram imagens diretamente do local do ataque até as 5:00 horas, porém a conexão foi cortada.
O Ministério de Assuntos Exteriores turco buscou contatar Israel várias vezes, desde a partida da frota da Turquia, com o intuito de solicitar aos israelenses que não interferissem em seu objetivo da missão de paz.
Agora, espera-se que a diplomacia turca dê uma resposta incisiva e se abra um novo capítulo nas críticas relações entre Turquia e Israel. Cabe lembrar que essas relações tonaram-se ainda mais tensas a partir do ataque israelense à faixa de Gaza, entre os anos de 2008 e 2009.
Em Istambul, centenas de pessoas se concentraram na frente do consulado de Israel na tentativa de entrar. No entanro, foram impedidas pela polícia. 

Uma torre de Babel com ajuda humanitária
O barco Mavi Marmara, atacado pelos israelenses, é um velho barco de passageiros. Há 20 anos realizava o trajeto entre as ilhas do sul do mar de Mármara e Istambul para a empresa pública de transportes IDO. Possui cinco andares, é muito espaçoso e com capacidade para centenas de pessoas. 

O comboio de ajuda internacional é composto por seis barcos, três deles turcos. Além disso, transporta 10.000 toneladas de ajuda humanitária – incluindo materiais de construção, equipamentos médicos e produtos de necessidade básica –, com o objetivo de romper o bloqueio sofrido pela Faixa de Gaza.
Entre os 750 participantes da iniciativa, há voluntários de diferentes religiões e nacionalidades. Entre os voluntários, figuram mais de vinte parlamentares europeus, um ex-congressista norte-americano, um prêmio Nober da Paz e um sobrevivente do Holocausto, que viajam em diferentes barcos.
Três espanhóis à bordo
Na frota, estão ao menos três espanhóis: uma colaboradora catalana, Laura Arau, o madrilenho, Manuel Tapial e o jornalista da TeleSur, David Segarra.
Os ativistas Manuel Tapial e Laura Arau, da ONG Cultura, Paz e Solidariedade Haydeé-Santa María, viajavam no barco Mavi Marmara, tendo sido convidados pela associação turca IHH, responsável por boa parte da organização da Frota da Liberdade.
No último acesso de Tapial a seu blog, Crônicas de Gaza, pouco antes do ataque de Israel, afirmou que os barcos do Exército israelense estavam pressionando a Frota da Liberdade. “Encontramo-nos a 105 milhas da costa (de Gaza), onde cinco barcos do Exército vão nos cercando. Um deles se encontra relativamento perto do cargueiro com bandeira turca Dafne”, explica.
“Aos cinco barcos, somam-se, ao menos, dois helicópteros de comandos e vários zodiacs. Alerta! Parece que inspecionarão barco a barco!”, acrescenta.
Pouco antes de sua partida, ele falou, em Istambul, com os integrantes espahóis da expedição. Os mesmos se mostraram pessimistas sobre os resultados dessa viagem, pois sabiam que Israel trataria de bloquear o acesso à Gaza. Só não esperavam que o bloqueio fosse efetivado de forma tão violenta.

A rádio pública israelense anunciou nesta segunda-feira, pela manhã, que a censura militar proibiu a difusão de toda informação sobre os mortos e feridos enviados aos hospitais de Israel, em decorrência do assalto à frota integrada por auxílio humanitário para a Faixa de Gaza. 

Segundo a televisão privada israelense, a Cadeia 10, dez passageiros da frota morreram em enfrentametos com o comando israelense durante o assalto.
Por outro lado, o porta-voz de uma organização humanitária turca envolvida na campanha, indossou que, ao menos, duas pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas quando os comandos israelenses abordaram um barco turco que constituía parte dessa frota.
A rádio pública acrescentou que dispunha de informações sobre o envio de feridos a um hospital israelense, porém sem dar maiores detalhes.
As autoridades isarelenses ordenaram que vários hospitais se preparassem para receber feridos.
A UE pede uma investigação sobre o ataque israelense
A União Europeia (UE) pediu uma investigação sobre as mortes à bordo dos barcos da ONG que acudiam Gaza com ajuda humanitária.
A ministra de Exteriores da UE, Catherine Ashton, "expressa seu profundo pesar pelas notícias de perdas de vida e violência, e estende seus pêsames às famílias dos mortos e feridos”, leu seu porta-voz.
"Em nome da UE, reclama uma investigação completa sobre as circunstâncias do sucedido e exige a imediata, contínua e incondicional abertura de fronteiras para o envio de ajuda humanitária, comercial e de pessoas para Gaza”.
Palestina condena a ação
A Autoridade Nacional Palestina solicitou uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU por conta da ação israelense, segundo o negociador palestino Saëb Erakat. O presidente palestino, Mahmud Abás, decretou três dias de luto nos territórios palestinos.
Num comunicado emitido na cidade cisjordana de Ramala, através da agência oficial palestina Wafa, Abás não anunciou uma interrupção do diálogo indireto de paz que mantém com Israel.
"Me sinto estarrecida pelas notícias que indicam que uma missão de ajuda humanitária foi recebida de forma tão violenta nesta madrugada e que o ataque causou mortos e feridos. Entretanto, a frota se aproximava da costa”, declarou o Alto Comissário da ONU para os direitos humanos Navi Pillayen, numa intervenção hoje, em Genebra, durante a abertura da 14ª sessão do Conselho de DDHH. “A atual situação é dramática, sobretudo para a população da Faixa de Gaza, que precisa de todo o necessário para poder viver uma vida decentes”, concluiu Pillay.


Fonte: Pravda.ru

Continue lendo >>

Ônibus movido a hidrogênio é lançado no Rio de Janeiro

O primeiro veículo do Brasil movido a hidrogênio, com 100% de tecnologia nacional, foi lançado na quarta-feira (26). O ônibus tem três fontes de eletricidade: bateria carregada a rede elétrica, pilha a combustível alimentada com hidrogênio e regeneração da energia cinética produzida a bordo. A nova tecnologia, desenvolvida pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), transforma hidrogênio em energia elétrica armazenada em ultracapacitadores. O ônibus é igual aos convencionais, mas não causa danos ao meio ambiente.
Segundo o coordenador do projeto, Paulo Emilio Valadão Miranda, em uma época em que é cada vez maior a preocupação com o aquecimento global, a nova tecnologia traz benefícios ao meio ambiente. “Substituir os veículos convencionais por um que emite vapor d’água traz um benefício muito grande para o meio ambiente”, afirma. Além disso, o veículo é silencioso, o que aumenta o conforto de moradores das imediações de vias congestionadas.

O custo do ônibus a hidrogênio é cinco vezes maior que os movidos a diesel. “Toda tecnologia nova é mais cara. Se a tecnologia nova é produzida em apenas uma unidade é mais cara ainda, mas a tendência é que com o aumento da produção isso desapareça". Além disso, a tecnologia agrega vantagens operacionais. "O ônibus tem um gasto menor de manutenção e, por causa do arranjo tecnológico, tem consumo menor de combustível. Ao longo dos anos ele se torna mais vantajoso que os veículos convencionais”, disse o coordenador do projeto.

O veículo foi projetado para uso urbano e tem autonomia para rodar até 300 quilômetros. Em julho começa a circular na Cidade Universitária, no Fundão, e depois fará uma linha regular pela zona sul do Rio de Janeiro. O primeiro ônibus também poderá ser uma das opções de transporte sustentável para o Rio na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas em 2016. O projeto contou com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Petrobras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
SECOM 
Fonte: Pravda.ru

Continue lendo >>

Ações de combate e tratamento de dependentes são prioridades do plano contra o crack

Leia os principais trechos da entrevista com a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, ao programa Bom Dia, Ministro, que é transmitido ao vivo para emissoras de rádio em todo o Brasil 

Está no plano de enfrentamento ao crack o reforço das ações de combate e a melhoria do sistema de tratamento e de acolhimento do dependente. Essas duas pontas são as prioritárias, são as ações imediatas, que estão sendo desenvolvidas através de repasses de recursos para os municípios, e de ações específicas do Ministério da Justiça, da Polícia Federal, em articulação com as polícias estaduais e também com o reforço do Exército nas fronteiras do Brasil. Um dos pilares fundamentais desse plano é o reforço da vigilância nas fronteiras. Sabemos que se não coibirmos a entrada da droga o nosso combate fica difícil, porque permanentemente teremos uma oferta muito grande da droga.

A Polícia Federal tem trabalhos de inteligências e ações específicas em pontos já conhecidos de entrada da droga. É claro que não vamos dizer quais são as ações, porque o elemento de sigilo e surpresa é fundamental, mas as atividades estão em pleno andamento, e o Exército brasileiro já está se equipando para reforçar a presença em determinadas regiões de fronteiras, de modo a coibir a entrada da droga. Nesse momento existe um trabalho de reforço da inteligência e das equipes. A Polícia Federal vai fazer os remanejamentos necessários, a alocação de um número maior de profissionais.
Já existem trabalhos sendo desenvolvidos, e esperamos que ainda em junho já estejam concluídos os estudos contratados junto a universidades para mostrar o mapa do crack no Brasil, um efetivo diagnóstico do problema. Tanto do tráfico, quanto do consumo e do período e medidas necessárias para o tratamento dos pacientes. Uma das fases desse programa é exatamente esse estudo, que nunca foi feito antes, porque essa é uma droga nova, que estamos conhecendo agora e nos deparando com os efeitos, que são terríveis.

O usuário do crack muito rapidamente perde o controle sobre o uso. O grau de dependência gerado por essa droga é muito rápido. Há relatos de pessoas que com o uso de duas ou três vezes já estão completamente dependentes dela.

A iniciativa prevê que as entidades de saúde que prestam serviço de tratamento e recuperação do dependente químico apresentem ao Ministério da Saúde um plano de ampliação dos seus leitos, destinados à internação desses dependentes.
Também pensamos na necessidade de um programa de comunicação, de conscientização da gravidade dessa droga, para que as famílias, as escolas e a sociedade se envolvam nesse processo. Vamos usar todos os meios possíveis para alertarmos e levarmos à população noções da gravidade do que essa droga e dos efeitos e malefícios que provoca, de como as crianças e adolescente são assediados e como isso desestrutura as famílias.
SECOM
Fonte: Pravda.ru

Continue lendo >>

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Onze bilionários do mundo já foram presos ou são procurados

Onze bilionários que já apareceram na lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes estão presos ou já passaram pela cadeia. Deles, três condenados pela Justiça, inclusive, estão foragidos. Em sua maioria, eles são acusados de montar esquemas fraudulentos e subornar autoridades. 

Na lista dos onze estão três dos Estados Unidos, dois da Rússia e um da Tailândia, Itália, México, Coréia do Sul, Turquia e China.
Thaksin Shinawatra/Tailândia – O ex-premiê da Tailândia, Shinawatra, pode enfrentar a pena de morte se for encontrado pela polícia. Ele foi acusado de terrorismo por instigar a situação de caos em Bangcoc que provocou 88 mortes.
A. Alfred Taubman/Estados Unidos – O dono de uma rede de shoppings de luxo e ex-presidente da casa de leilões Sotheby's, Taubman passou nove meses preso por ter forjado resultados em leilões de arte. Ele possui fortuna estimada em US$ 1,5 bilhão.
Joaquim Guzman Loera/México - O mexicano conhecido como El Chapo é considerado um dos maiores traficantes internacionais. Preso por homicídio e tráfico em 1993, ele fugiu da prisão oito anos depois e está foragido desde então. Quem der informações que levem à captura de El Chapo poderá receber uma recompensa de até US$ 5 milhões.
Calisto Tanzi/Itália - O fundador da Parmalat foi acusado de fraudar sua empresa, o que a levou à maior falência da Europa. Em 2008, Tanzi foi sentenciado a 10 anos de cadeia, mas recorreu. Um ano depois, policiais confiscaram na casa do executivo mais de US$ 100 milhões em obras de arte.
Kemal Uzan e filhos/Turquia - A família turca Uzan está sendo procurada por fraude e suborno. Um dos filhos do patriarca Kemal, Cem, vive na França para fugir de uma sentença de 23 anos de detenção. Bahattin (foto) e Hakan são outros procurados. Em 2004, o governo turco desmanchou mais de 200 empresas da família para recuperar US$ 5,9 bilhões em dívidas, segundo a Forbes.
Wong Kwong Yu/China - O fundador da rede de lojas de eletrodomésticos Gome, que já foi considerado o homem mais rico da China pela Forbes, em 2008, foi sentenciado a 14 anos de prisão na semana passado após realizar negócios ilegais e subornar oficiais.
Martha Stewart/Estados Unidos - A apresentadora de TV passou cinco meses na cadeia por acusação de ter obstruído a justiça em uma investigação sobre ações que ela teria vendido na bolsa de valores com uso de informações privilegiadas.
Mikhail Khodorkovsky/Rússia - O magnata do petróleo, que já ocupou o posto de mais rico da Rússia, possuía fortuna estimada em US$ 15 bilhões. Ele está preso desde 2003 por fraude.
Platon Lebedev/Rússia - Outro russo na lista dos bilionários detidos, Lebedev era sócio de Khodorkovsky, o magnata do petróleo, e foi detido quatro meses antes deste, acusado de ter desviado bilhões do lucro de sua petrolífera, a Yukos.
R. Allen Stanford/Estados Unidos - O banqueiro responde por 21 acusações de fraude promovidas por seu banco, o Stanford International Bank. Ele prejudicou investidores em mais de US$ 8 bilhões.
Chey Tae-Won/Coréia do Sul - O presidente do SK Group, terceira maior empresa em ativos da Coreia do Sul, ficou nove meses detido por fraude, em 2003. 

ANTONIO CARLOS LACERDA
PRAVDA Ru BRASIL 
Fonte: Pravda.ru

Continue lendo >>

Imagens mágicas - anamorfoses

Ilusionismo e matemática sempre andaram de mãos dadas com a Arte. Da Proporção Áurea ao Photoshop, temos inúmeros exemplos na história onde a ciência ajudou artistas a “enganarem“ os olhos e o cérebro, criando obras-primas intrigantes. A Anamorfose (do grego na+morphé, “sem forma”) é uma dessas criações, baseada puramente na manipulação da perspectiva visual - da mesma maneira como enxergamos normalmente as pinturas de sinalização de trânsito distorcidas ao nível do chão.
O conceito é simples: uma imagem distorcida que, pela observação de um ponto focal específico ou através de um objeto refletor, aparece reconstituída aos nossos olhos. Os primeiros experimentos desta técnica datam do século XV (iniciados por Leonardo Da Vinci) e foram utilizados em diversos quadros, murais e afrescos cujas pinturas se confundiam com a arquitetura das paredes. “Os Embaixadores“, de Holbein, onde uma caveira se revela quando observada sob um determinado ângulo, é o exemplo mais conhecido de Anamorfose deste período.
Mas a técnica com espelhos, cujos primeiros registros aparecem na China Antiga e difundida no século XVII, é certamente a mais intrigante. A partir daí, a Anamorfose deixou o caráter artístico para cair no gosto popular, sendo difundida para transmitir mensagens políticas, caricaturas e imagens eróticas para aqueles que conhecessem o “segredo” do espelho.
O processo só foi resgatado do esquecimento por artistas visuais no decorrer do século passado, novamente sendo reconhecido como uma ferramenta artística de grande potencial. Um dos destaques contemporâneos são os trabalhos do húngaro István Orosz, composições ricas em detalhes interligando tanto a imagem anamórfica quanto o reflexo resultante.
Apesar de suas características exóticas, a Anamorfose tem grande presença na cultura popular e em nosso dia-a-dia. Além dos já mencionados sinais de trânsito no asfalto, temos exemplos de cartazes, capas de álbuns, filmes, propagandas e até mesmo marcas de cerveja que utilizam este recurso. A chalk art de Kurt Wenner e Julian Beever traz a arte anamórfica literalmente para as ruas com seus desenhos tridimensionais. E no Brasil, quem já passou pela estação República do metrô de São Paulo pôde contemplar de perto o "Monumento Antropofágico com Oswald de Andrade" de Antonio Peticov, um genuíno exemplo de Anamorfose utilizando espelhos e perspectiva. A ilusão da arte, afinal, não está tão distante do concreto e prosaico mundo real.
©Laura Pinheiro
 
anamosphosis

Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo