sábado, 28 de agosto de 2010

Inception (A Origem) - as técnicas cinematográficas

Inception, escrito e dirigido por Christopher Nolan (autor de Memento e Batman – Dark Night) com orçamento de 200 milhões de dólares e polêmicas de números ainda maiores, foi a obra mais marcante de 2010 até então. Caracteriza-se basicamente pela junção de ação – já conhecida pelos filmes de James Bond, efeitos especiais refinadíssimos e impactos psíquicos ainda não desvendados.
O roteiro de Christopher Nolan é sem ineditismo algum e cheio de referências como Matrix, Charlie Kaufman, Freud, dentre outros; mas ainda assim não perde seu valor por isso. Muito pelo contrário: é conciso, direto. Digamos que ao ter referências tornou-se fácil o trabalho de aproveitamento, reciclando para o produto apenas as boas idéias. Creio que sem a montagem utilizada, o refinamento estético e a música, este roteiro seria apenas mais um experimento psicanalítico qualquer.
O que nos vem, inevitavelmente, à cabeça ao fim do filme é "que alívio". O conjunto montagem, música – do mestre Hans Zimmer – e ação são arquitetados para tirar o fôlego. As cenas foram meticulosamente sonorizadas, segundo o próprio diretor, com o intuito de alargar ainda mais a emoção das sequências.
Em momento algum a montagem deixou a desejar, cumprindo seu papel lado-a-lado com a trilha, dando ritmo ao filme. Então, entendam que o respiro de alívio ao final do filme não é negativo, mas sim como um orgasmo, intenso e relaxante, perfeitamente cabível após quase duas horas de suor. Ao nos recordar da sequência final, onde o desafio do editor do filme era organizar os três níveis de realidade corridos em formas temporais diferentes, percebe-se a existência de uma linha tênue entre tornar a sequência desconexa e fazer com que fosse genial.
Não deixemos de lado as questões estéticas e tecnológicas. Nolan gastou rios de dólares pelo prazer do derretimento instantâneo diante da tela, mas não sem motivações. Efeitos mil, de retoques impecáveis, se constroem e se destroem a todo instante diante de nossos olhos: como um mundo de possibilidades, representando fielmente o que vem a ser um sonho. A construção estética pela Direção de Arte e Direção de Fotografia, em alguns momentos surrealista, cumpre o papel de representar o infinito da mente humana, que é domado a todo momento pela figura do Arquiteto, responsável por tornar "real" o universo do inconsciente.
Grande parte do trabalho de Direção de Arte ficou a cargo dos Efeitos Especiais, onde podemos encontrar a presença do Chroma Key (http://en.wikipedia.org/wiki/Chroma_key) e de grandes estruturas metálicas usadas para movimentar os cenários. No nível ártico do filme, onde acontece uma guerra no gelo, e onde também seria impossível a construção de cenários, o recurso usado foi a construção de reduções em maquetes que se são filmadas e intercaladas com tomadas feitas em verdadeiras regiões de gelo.
E segurando toda a parafernalha tecnológica e toda energia gasta durante o filme, fez-se a necessidade de um caminhão que capta energia solar e fomenta o set de filmagem. Sim, um caminhão. Daí já dá pra ter uma idéia do que significa um set de cinema.
O resultado de tudo isso? Uma das maiores experiências sensoriais da história do cinema hollywoodiano. O que podemos considerar um avanço se comparado com o histórico dos filmes americanos. Inception, assim como outros que vêm surgindo na contra-mão dos clichês – mas ainda dentro do cinema como indústria e se utilizando disso – tendeu ao hibridismo dos conceitos e se permitiu numa profunda – e cara – experiência cinematográfica.

ASSISTA AOS VÍDEOS
1 - 2
Fontes das imagens: 1, 2, 3, 4, 5.


Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

Amor maternal ressuscita bebê

O corpo do bebê prematuro Jamie Ogg, pesando apenas um quilo, foi entregue à mãe para segurar com as palavras “Ele não conseguiu sobreviver, desculpe”. No entanto, Kate Ogg tirou Jamie do cobertor e agarrou-o junto da sua pele, conversou com ele, deu-lhe um pouco de leite do peito ... e ele agarrou seu dedo. Estava vivo. 

Chama-se "Cuidado tipo Cangurú", uma mãe abraçando um bebê recém-nascido em contato pele a pele, de perto, a mãe e o bebê formam um vínculo enquanto a criança se acostuma com o cheiro e o gosto da mãe. Neste caso, porém, em um hospital de Sydney, na Austrália, o bebê foi entregue à mãe com as palavras “Perdemos Jamie, ele não conseguiu sobreviver, desculpe.”

Kate Ogg disse ao Programa de Canal 7 Today Tonight que seus bebês gêmeos, uma menina e um menino, nasceram prematuramente com apenas 27 semanas, pesando dois quilos cada. Após o parto, os médicos retiraram os bebês e declararam que a garota, Emily, estava muito bem, mas informaram os pais que, depois de lutar para salvar a sua vida durante vinte minutos, o menino parou de respirar. Perguntaram a Kate e seu marido David se tinham um nome para o menino, ela disse "Sim, Jamie" e deram-lhe o bebé para segurar.

"Eu tirei o embrulho de Jamie, do seu cobertor, ele era muito mole. Tirei o meu vestido e arranjei-o no meu peito com o braço dele no meu peito e eu apenas segurei-o", disse Kate Ogg ao Canal 7. "Nós apenas começamos a conversar com ele, nós dissemos a ele qual era seu nome e que tinha uma irmã, lhe disse as coisas que queria fazer com ele durante toda sua vida".

Os suspiros ocasionais foram descritos pelos médicos como "um reflexo", mas os suspiros se tornaram cada vez mais freqüentes. Foi então que, duas horas mais tarde, que a Sra. Ogg decidiu colocar um pouco do seu leite materno em seu dedo e introduzi-lo na boca de Jamie. "Ele tomou e começou a respirar normal, normalmente. Pouco tempo depois, ele abriu os olhos. Ele estendeu a mão e agarrou o meu dedo. Ele abriu os olhos e moveu a cabeça de um lado para o outro".

David Ogg disse no mesmo programa "Felizmente, eu tenho uma esposa muito forte, uma mulher muito inteligente. Ela instintivamente fez o que fez. Se ela não tivesse feito isso, Jamie, provavelmente não estaria aqui".

Esta história traz à tona a questão de quantos bebês foram abandonados depois que os médicos desistiram deles, quando se tivessem sido entregues às suas mães imediatamente após o nascimento, o contato pele a pele, poderia ter estimulado as funções vitais.

É também um poema para os sem esperança. O mundo é realmente um lugar bonito. O pequeno Jamie vive agora muito feliz e saudável, menino de cinco meses, em casa com seus pais e sua irmã. Deus abençoe ele e sua família.

Timothy BANCROFT-HINCHEY
PRAVDA.Ru 
Fonte: Pravda.ru

Continue lendo >>

Roger Blandford recomenda maiores investimentos nas descobertas espaciais

O astrônomo sugeriu aos EUA que gastem muito dinheiro na busca de planetas similares à Terra e invistam ainda mais para chegar até eles
 
imagem ilustrativa/arquivo virtual
Por Veja 

Se tudo der certo, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) vai passar os próximos 10 anos ligada no centro da Via Láctea. Por causa da grande concentração de estrelas, a comunidade científica norte-americana acredita que lá é o lugar mais provável para encontrarmos planetas parecidos com a Terra e, quem sabe, seres extraterrestres. Mas para isso, o relatório feito pelo comitê de cientistas da academia de ciências dos EUA precisa receber o aval do Congresso americano e da NASA. A cada 10 anos, a Academia de Ciências dos Estados Unidos faz uma triagem de todos os projetos envolvidos com astronomia e astrofísica do mundo e realiza um relatório para o governo, recomendando em quais pesquisas deve investir na próxima década. O relatório de 2010-2020 foi entregue no dia 16 de agosto pela Academia Americana de Ciências.
VEJA conversou com o britânico Roger Blandford, diretor do instituto de astrofísica e cosmologia da Universidade de Standford nos EUA, que teve a homérica tarefa de chefiar o comitê que redigiu o relatório e que, na prática, apontou a direção que a nação mais poderosa do mundo deverá seguir nos próximos 10 anos dentro do campo da pesquisa espacial. Sugeriram à NASA e ao governo gastar 1,6 bilhão de dólares em um telescópio que já tem até nome, WFIRST, previsto para ser lançado em 2020 e, se for aprovado, vasculhará o centro da Via Láctea atrás de planetas parecidos com a Terra. Blandford conta como podem ser localizados e o que faremos se encontrá-los.
O que seria um planeta parecido com o nosso? Seria um orbe que provavelmente tem o mesmo tipo de massa que a Terra. Na verdade, usamos o termo "habitável". Isso significa que a estrela que o ilumina seria parecida com o nosso Sol ou um pouco mais fria - o que o faria mais fácil de ser encontrado. E outra característica é que, se ele for habitável, gostaríamos de ver sinais de água e possivelmente oxigênio e gás carbônico. Ele precisaria ter condições físicas — gravidade, pressão, atmosfera — semelhantes aos nossos. Um lugar onde a vida poderia se desenvolver de uma maneira análoga ao que acontece em nosso planeta.

Por que é tão importante encontrar planetas parecidos com a Terra? Por que agora? É um assunto que fascina o homem e algo que combina o interesse popular-científico para responder a pergunta "estamos sozinhos nesse universo?". O momento é agora porque houve uma explosão de descobertas nessa área durante a última década. Há mais ou menos 10 anos, começamos a identificar os primeiros planetas fora do Sistema Solar, depois de muito esforço e muitos anos tentando.

Algum planeta semelhante ao nosso já foi identificado? Não. Na última década, descobrimos quase 500 planetas fora do Sistema Solar. Nos últimos meses, 300 candidatos foram apresentados a nós, observados pelo telescópio Kepler. Nem todos os candidatos serão considerados verdadeiros, mas acreditamos que uma boa parcela será.

Algum está em um sistema parecido com o nosso? Já conhecemos um grande número de planetas fora do Sistema Solar e duas mensagens estão bem claras — uma é que eles são comuns e a outra é que os sistemas planetários em volta de outras estrelas são muito diferentes. Eles não são cópias do que acontece com o nosso. Longe disso. Vemos muitos tipos de planetas e muitos tipos de ambientes diferentes. Ainda não encontramos, mas estamos chegando perto.

E por que é tão difícil identificar planetas fora do nosso sistema, já que eles são comuns? Eles são comuns, mas muito apagados. A metáfora mais fácil para entender a dificuldade que encontramos em identificar esses planetas seria procurar por um mosquitinho voando bem próximo de um poste que emita bastante luz enquanto se observa de muito longe. Imagine uma estrela, muito brilhante, e um ponto muito pequeno que reflete essa luz, o planeta que estamos procurando. O problema pode nem ser o brilho da estrela, que dá para ser filtrado até certo ponto, mas deve existir tanta poeira espacial na região, que fica difícil identificar esses planetinhas. É só você lembrar que a Terra possui um trilionésimo da massa do Sol — e a trilhões de quilômetros de distância desses sistemas, fica dificílimo realizar essas análises.

E como vamos fazer isso agora? Uma das funções do telescópio WFIRST será executar as tarefas que outro, o Kepler, não consegue fazer, ou seja, ele não vai procurar por planetas habitáveis por meio de imagens — isso o Kepler já faz —, mas irá estabelecer a freqüência desses. Isso vai nos dizer quantas estrelas como o nosso Sol possuem orbes parecidos com Saturno, Júpiter e a própria Terra. Além disso, quantos deles estão orbitando próximos ao astro, ou longe, e assim por diante. Queremos saber se haverá uma órbita parecida com a da Terra — se o planeta estiver muito longe da estrela, será muito frio, e muito perto, bastante quente. Nenhum desses casos resultaria em um corpo celeste semelhante ao nosso. Temos que encontrar um que esteja orbitando um astro parecido com o nosso Sol, a uma distância semelhante a Terra.

E se encontrarmos um planeta assim, o que vamos fazer? A idéia é conseguir imagens desse planeta e estudá-lo esgotando todas as formas possíveis. Além de tirar fotos detalhadas, teremos que tirar um espectrograma completo. Vamos tentar descobrir se existem moléculas desconhecidas para o homem, mas antes de prepararmos essas observações, temos que saber o que estamos procurando e, para isso, ainda é preciso desenvolver muita pesquisa.

Quais são as chances de encontramos uma outra civilização humana vivendo em um planeta parecido com a Terra? É isso que estamos procurando? Acredito que a procura de inteligência extraterrestre causa uma grande fascinação pública e científica. Já temos alguns telescópios capazes de identificar algumas classes de sinais extraterrestres. Existem muitos equipamentos que fazem um tipo de pesquisa passiva. Eles realizam as tarefas normais e, dentro delas, é possível extrair certas classes de sinais. Se considerarmos seriamente que há vida inteligente fora da Terra e que ela envia algum sinal — são duas coisas diferentes — que tipo de sinais eles nos enviariam? Como eles iriam tentar entrar em contato conosco? Existem tantas respostas possíveis para essas perguntas que é difícil pensar sobre o assunto. Na minha opinião, a melhor estratégia é estar sempre alerta. Ter isso sempre ocupando algum lugar em nossos pensamentos. Não existem muitos telescópios desenvolvidos para encontrar sinais estranhos, eles não teriam muita utilidade científica. Basta que fiquemos de olhos bem abertos.

Existem missões específicas para identificar esses sinais? Não acredito que seja fácil desenvolver um programa coerente para procurar e reconhecer esses sinais, se é que eles existem. Há muitas pessoas tentando fazer isso, mas não sei dizer se elas vão conseguir. É um dos grandes mistérios da vida, tenho a mesma curiosidade que qualquer pessoa, mas não acredito em nenhuma das duas coisas — que existe ou não existe — eu realmente não sei! Mas essa é a graça, teremos que esperar e ver o que acontece.

Os humanos enviam sinais que poderiam ser reconhecidos por alienígenas? Com certeza! Enviamos sinais o tempo todo. Todos esses programas de TV são transmitidos para o espaço. A TV é o tipo de sinal mais comum, mas pode ser qualquer outro. Existem muitos outros tipos de comunicação acontecendo localmente e a maioria das ondas vai parar no Sistema Solar e até fora dele. Não sei se existem alienígenas tentando detectá-las, mas estamos emitindo sinais o tempo todo.

Se a comunidade científica não tivesse que se preocupar com dinheiro, quais missões seriam adicionadas ao relatório? O número de missões que gostaríamos de incluir no relatório é 10 vezes maior do que qualquer orçamento poderia suportar. Contudo, é justo dizer que os 90% que ficaram de fora requerem um desenvolvimento tecnológico pesado.

Quais são os projetos que poderão ser escolhidos a partir de 2020? Eu diria que existem dois candidatos muito fortes — um telescópio focado na espectroscopia, chamado IXO — e uma missão principal concentrada no estudo de planetas habitáveis próximos ao Sistema Solar.

Depois que encontrarmos um planeta habitável, será possível viajar até ele? Bem, acho que a resposta é não. Trata-se de um problema com as leis da física. Se eu disser, por exemplo, que o planeta habitável mais próximo está a 10 anos-luz de distância da Terra, isso significa que, viajando à velocidade da luz, a jornada duraria 10 anos. Se viajássemos na metade dessa velocidade, levaríamos 20 anos. Agora, se considerarmos a velocidade máxima que conseguimos atingir no espaço com a tecnologia atual, ou seja, um milionésimo da velocidade da luz, é possível perceber como é difícil ter esperanças. Além de desenvolver uma nova tecnologia de viagem no espaço, teremos que transcender as leis da física. Não estamos lidando com tecnologia especulativa — de ficção científica ou coisas do tipo. Muitas pessoas têm ideias malucas sobre como vamos conseguir isso. As leis da física são implacáveis e tudo que fazemos precisa ser extremamente bem entendido e testado. Dito isso, existem obstáculos sérios para atingirmos velocidades que nos levariam até esses planetas em algumas centenas de anos. Por isso, eu diria que não. Não vamos visitar esses planetas tão cedo, mas vamos trabalhar duro para que isso aconteça.
Portal da Ufologia Brasileira

agradecimentos a: Paulo R. Poian.

Continue lendo >>

Astrônomo norte-americano afirma que ETs farão contato

Por Folha de São Paulo

A humanidade pode encontrar uma forma de inteligência extraterrestre dentro dos próximos 25 anos, afirmou nesta segunda-feira, 16 de agosto, o astrônomo Seth Shostak, do Instituto Search for Extraterrestrial Intelligence [Busca por Inteligência Extraterrestre, SETI]. Ele fez sua previsão durante uma conferência na sede do SETI em Mountain View, na Califórnia.
"Jovens da plateia, acho que há uma chance bastante boa de que vocês vejam isso acontecer", afirmou. A dificuldade, para o cientista, será entender a mensagem estelar. A partir de 2015, um novo grupo de telescópios permitirá que o SETI procure sinais de rádio de centenas de milhares de sistemas estelares, o que facilitaria o primeiro contato com uma civilização alienígena avançada, apostou Shostak em conversa com repórteres do site Space.com.

Saiba mais sobre o programa SETI, clicando aqui.

Imagem e detalhes

Agradecimentos a:  Paulo R. Poian.

Continue lendo >>

Objetos incongruentes - UFOs nos relatórios oficiais

Enfim, civis começam a folhear as páginas dos documentos no Arquivo Nacional
Os documentos secretos da Aeronáutica sobre registros de aparições de objetos voadores não identificados no espaço aéreo brasileiro revelam as diferenças nos detalhes descritos por cada testemunha, que vão, desde o formato, à cor do que quer que tenham visto. Também indicam que não foram só os militares que acreditaram ter visto UFOs, além deles, empresários, fazendeiros, dentistas, donas-de-casas, estudantes, pedreiros e vigilantes, por exemplo, garantiram ter avistado, conforme os arquivos que estão abertos para consulta pública, no acervo do Arquivo Nacional do governo federal, em Brasília.
Num dos famosos casos de suposto ataque de discos voadores no Brasil, que teria ocorrido na base militar do Gama, no Distrito Federal, em junho de 1978, o UFO respondeu os tiros que levou dos militares com uma "pedrada". Ao menos, é o que diz um dos documentos consultados por O DIA. “O Cabo Pereira abriu fogo na direção das sombras e recebeu como resposta uma pedrada, que bateu na parede e quase caiu em sua cabeça”. De acordo com o relatório, o objeto, visto por quase todos do destacamento e pelos oficiais, tinha aparência de estrela, com velocidade espantosa e cor variando do vermelho para o amarelo. Era ágil, mudava de rota com muita facilidade e sumia sem deixar vestígio. O relato da pedrada desmente o ex-ministro da Aeronáutica Sócrates Monteiro que, em entrevista à Revista UFO, disponível na Internet, teria dito que dera ordens para os militares não atirarem contra UFOs, porque “eles têm uma tecnologia muito mais avançada do que a nossa e não sabemos como reagiriam à nossa ação”.

Nos arquivos abertos pela Aeronáutica, há reproduções de conversas gravadas entre os pilotos e as torres de comando do tráfego aéreo. Dois meses depois do caso da "pedrada", o piloto de um vôo comercial, vindo de São Paulo para Brasília, informou à torre, em agosto de 1978, ter sido seguido por um disco voador: “Estamos identificando um objeto evidentemente não coerente com os conhecidos. É uma massa disforme, uma nebulosa aqui, como se fosse uma auréola, em relação às 10h00, nos acompanhando. Tem hora que mantém a altitude do bravo, 280, e agora no momento está bem acima do KPB”. Um ano antes, em maio de 1977, um funcionário da torre de controle relatou: “Ele veio do setor norte de Brasília, sobrevoou o Palácio do Alvorada, a Esplanada dos Ministérios. Agora, deve estar sobre o aeroporto. Confirme se avista”, solicitou o funcionário a um piloto da FAB. “Positivo, estou avistando, mas está muito alto. Uma luz azul se deslocando”, confimou o piloto.
Registros dos anos 90 também estão sendo encaminhados - Na semana passada, o Comando da Aeronáutica publicou portaria determinando o envio imediato dos novos relatos ao acervo do Arquivo Nacional, para consulta pública. O material referente ao período de 1952 a 1989 foi aberto ao público aos poucos a partir de outubro de 2008, mas somente agora está sendo digitalizado para esta finalidade. Os registros de supostas aparições a partir dos anos 90 estarão disponíveis para consulta em aproximadamente uma semana.
A Aeronáutica colheu o depoimento de um vendedor autônomo de Goiânia (GO) que contou que, em outubro de 1990, dois extraterrestres num disco voador pousaram no seu quintal, emitindo barulho “semelhante a latas”, destruíram as flores do jardim e ainda deixaram substância não identificada.
Leitores de O Dia também têm relatos. Somente um exemplo da quantidade, certamente bem maior do que se imagina:
"Numa ocasião, estava indo trabalhar às 05h00 da manhã, quando cheguei no ponto, olhei para o alto e avistei dois objetos luminosos cruzando o céu numa velocidade incrível. Eu me perguntei se era um avião, um helicóptero, um caça. Não sei, só sei que não estamos sozinhos neste mundo. Acredito, sim, que era um UFO!" Isací Lima, leitor. 
"Por volta de 1971 ou 1972, em Jacarepaguá (na Cidade de Deus), eu estava sentada na beirada da porta da casa de uma colega, quando, de repente, avistei algo voando. Era de forma arredondada, achatada e prateada (mas sem brilho). Saindo detrás do morro, subiu em linha reta na vertical e depois seguiu em linha reta na horizontal. Chegou próximo de onde eu estava, deu uma volta completa no campinho que existia ali naquela época e voltou do mesmo jeito para o morrro, desceu e sumiu. Na época, eu com 11 ou 12 anos, pensei que fosse aqueles holofotes que procuram aviões perdidos, mas o objeto visto por mim não possuia a extenção que os holofotes têm. Fiquei intrigada mas deixei pra lá, pois, naquela época, não se falava muito sobre discos voadores. Depois de um certo tempo, já adulta, comecei a ler matérias sobre o assunto e, desde então, tenho a nítida certeza de que, naquele dia, o que havia visto foi exatamente um deles. O engraçado é que no dia em que o fato aconteceu eu não senti nada, mas depois da descoberta do que era, eu fiquei com um pouco de medo." Tania Maria de Oliveira dos Santos, leitora.
"Eu tinha uns 10 anos de idade e morava no bairro Abolição. Um dia, no final de tarde, quase anoitecendo, estava no portão do prédio brincando com outras crianças. Olhamos para o céu e vimos, com certeza, um disco voador: era redondo, estava parado e a parte de cima (que parece uma cúpula) girava. A parte de baixo (tipo um prato)  tinha luzes em sua volta piscando e estava parado. De repente, ficou de lado e sumiu na maior velocidade. Só quem acreditou em mim foi meu pai (hoje falecido), inclusive, eu tinha um quadro negro e desenhei o que vi para ele. Já contei esse caso para o meu marido e ele ficou rindo. Adorei que finalmente as autoridades resolveram divulgar o que muita gente já presenciou e foi motivo de risadas." Kátia Gonçalves de Andrade, leitora.
"Meu relato é o seguinte. Em 1975, eu e meu pai vínhamos do centro de Alcântara, S.G, para casa, quando avistei uma luz alaranjada, parecendo oscilar. Estava voando em baixa altitude junto das linhas de transmissão que saiam da sub-estação da antiga CERJ, hoje AMPLA. Então, perguntei ao meu pai o que era aquilo e ele me respondeu que poderia ser um avião. Eu disse que não, pois não havia ruído. Chegando na minha rua, os vizinhos estavam comentando sobre o tal objeto e, para nossa surpresa, ele retornou à sub-estação e ficou parado por mais ou menos um minuto junto à primeira torre. Depois novamente seguiu em direção a São Gonçalo acompanhando a linha de transmissão. Creio que tenha sido uma sonda de origem desconhecida e estava fazendo um leventamento do sistema de alimentação energética da cidade." Jose Luis Sales Bogea, leitor.
"No ano de 1977 ou 1978, não me lembro exatamente,  eu estava pescando na praia do Sino na ilha da Marambaia, RJ, quando, por volta das 04h00 da madrugada, avistei no céu, direção de Angra dos Reis, um objeto circular, com luzes brilhantes coloridas, fazendo evoluções muito velozes. Subia ou descia em linha reta, ia para a esquerda ou para a direita sem fazer curvas. Houve um momento em que tive a impressão de que estava vindo em minha direção. Fiquei com medo e acabei a pescaria, retornando para minha casa naquela ilha. No outro dia, o jornal O DIA publicou uma reportagem a respeito do objeto voador. Inclusive, trouxe uma foto  do UFO bem nítida tirada por um morador de Angra dos Reis. Meu nome é Jorge Anhaia de Freitas, atualmente, moro em Porto Seguro, na Bahia. Conto para meus amigos esta experiência e afirmo que o nosso planeta é observado por seres desconhecidos." Jorge Anhaia de Freitas, leitor.
"O ano era 1993 ou 94, não lembro muito bem. Eu servia à Marinha do Brasil a bordo do Navio Tanque Almirante Gastão Motta. Numa certa madrugada, estava de serviço como timoneiro e foi avistado algo no horizonte, em forma de losango que brilhava e não aparecia em nosso radar. Através de binóculos de visualização noturna, foi possível ver que era algo com muitas luzes. Estava muito longe e realmente não dava para identificar o que era. Logo depois sumiu. Não foi dada a importância devida (até porque não houve algo relevante) e também não seria possível afirmar que era algo extraterrestre, mas que foi estranho foi." Sandro Ramos Prado, leitor.
"Me chamo Déborah, tenho 26 anos, na época, tinha 10. Estava brincando e ouvindo música no meu quarto, que fica no terceiro andar da minha casa em Copacabana, Rio de Janeiro, quando me deparei com um objeto estranho. Era redondo, enorme, com luzes piscando em círculos como se estivesse pousado no meu terraço. Meu cachorro não latiu, isso não era o normal dele. Fiquei paralisada durante alguns segundos observando aquilo. Logo depois saí correndo em disparada e fui até a sala onde estavam minha mãe, minha avó e meu avô (atualmente falecido). Com os lábios brancos e trêmula, chamei meu avô para ver o que estava acontecendo. Ele subiu as escadas no mesmo instante, foi até o último terraço onde fica as caixas d´água e nada foi encontrado no céu. Eu sei o que eu vi. E o que eu vi, hoje posso afirmar que foi um objeto voador de forma arredondada. Há três e meio anos atrás, estava eu na janela da minha residência novamente, mas agora no segundo andar. Estava vendo uma luz abóbora no céu, crescendo entre as núvens. Primeiramente, pensei que fosse a lua, mais depois cresceu tanto e foi ficando mais próxima e, de repente, "poff". Sumiu deixando um rastro que, levemente, foi desaparencendo.
Há três anos, também em minha residência. Minha amiga, que nunca acreditou nas minhas histórias, passou a acreditar neste dia. Estávamos na janela do meu quarto no terceiro andar da casa, quando eu vi um objeto se movimentando lentamente sobre o mar e com uma luz muito forte e piscando muitíssimo. Não era um avião e nem helicóptero! Fizemos uma filmagem com a câmera do celular dela. Conseguimos filmar e dar um zoom no objeto, mas, o que conseguíamos ver, eram só luzes piscando multicoloridas. Sempre em modo giratório. Esta filmagem, não conseguimos encontrar mais no celular dela depois deste dia. Passamos para o computador e nada. O que conseguíamos ver era tudo preto, apenas o céu. Se é verdade ou não, eu não sei lhes dizer, mas, eu sei o que eu vi, e não eram aviões ou se quer nada parecido com o que já vimos antes." Déborah do Amaral, leitora.
Imagem, um vídeo e detalhes
Agradecimentos a: Paulo Poian

Continue lendo >>

Especialista recomenda cuidados especiais para combater as doenças respiratórias

O inverno é um período caracterizado pelos baixos índices da temperatura e umidade relativa do ar. Devido a fenômenos climáticos, o mês de agosto tem apresentado um clima ainda mais seco. Nesta semana, em Belo Horizonte, a umidade relativa do ar ficou muitas vezes abaixo de 20%, condições similares às dos desertos.  Como conseqüência, ocorre o aumento das doenças respiratórias. 

 “O baixo índice de água suspensa no ar irrita as vias aéreas respiratórias. Além disso, quem tem asma, renite, enfisema, entre outras doenças está mais pré-disposto a sofrer os efeitos do ar seco”, explica o pneumologista e coordenador de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Edílson Correa de Moura. Ele recomenda hidratação constante, ingerindo pelo menos 3,5 litros de líquidos, sobretudo água e sucos; pendurar toalhas molhadas nos ambientes das casas ou colocar bacias de águas no chão. “O mais indicado é um umidificador, mas nem todas as pessoas têm como dispor de um aparelho como este”, comenta. Outros cuidados essenciais são a alimentação balanceada e equilibrada, com frutas e verduras e a prática de exercícios físicos, além de evitar o tabagismo. “Tomando esses cuidados aumentam as possibilidades de se passar por esse período de forma mais saudável”, completa.  

O médico observa, ainda, que o conceito de saúde deve ser visto de forma ampla, ou seja, não basta o cuidado com a doença, é preciso atuar nas causas. “Estamos vivendo uma situação ambiental que cada vez mais traz desafios para a saúde pública”, aponta, lembrando a importância de uma discussão interdisciplinar.  
 

Gripes  

As gripes e os resfriados são as principais doenças que ocorrem durante o inverno. Aparentemente simples, merecem total atenção, pois funcionam como uma porta de entrada para outros problemas de saúde, como pneumonia, asma, rinite, sinusite, entre outros. O enfraquecimento do sistema imunológico faz com que as pessoas fiquem mais propensas a outras infecções secundárias, principalmente as bacterianas, como a pneumonia.  

“É um período em que, devido ao clima frio, a população tende a ficar mais tempo em lugares fechados, com pouca circulação de ar, facilitando com isso a transmissão de doenças. Os ambientes mal arejados aumentam a sobrevida de microorganismos, favorecendo o aparecimento das infecções por vias aéreas superiores, como nariz, boca e laringe”, explica o coordenador de Pneumologia Sanitária da SES.

O sistema público de saúde imunizou as populações de maior risco contra o vírus da Influenza H1N1, bem como a população acima de 60 anos foi imunizada contra o vírus da Influenza Sazonal. De acordo com o especialista, “a vacinação é uma medida preventiva muito importante e eficaz. As pessoas que ainda não foram vacinadas, que façam parte dos grupos prioritários, devem procurar os postos de saúde”, alerta.


Outros cuidados

Além das recomendações já mencionadas, o médico lembra que deve se evitar locais com grande concentração de pessoas, mofo ou muita umidade e aqueles onde há fumaça de cigarro e poeira. “A lavagem do nariz com soro fisiológico morno, várias vezes ao dia, quando há comprometimento importante do nariz, também é procedimento essencial nestas circunstâncias”, frisa.

Febre alta, tosse, coriza e dores no corpo são as principais indicações de que algo está errado. Se os sintomas não se tornarem mais brandos a partir do quarto dia de infecção ou vierem acompanhados de outros sintomas, como manchas avermelhadas, deve-se procurar atenção médica. O cuidado com as crianças deve ser redobrado neste período. 
 

Continue lendo >>

Antidrogas lança concursos de redação, frases e desenhos e de vídeos de animação

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), por meio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas, lançou esta semana o “XIII Concurso de Redação, Frases e Desenhos: Viva Feliz Sem Drogas”, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais. 

O concurso tem como tema “Esporte 10 X Drogas 0 – Neste Jogo Quem Ganha é Você” e é voltado para alunos do ensino fundamental, médio e especial das escolas estaduais, municipais e particulares de Minas Gerais. Para os alunos da educação especial não há restrição de série e idade. Os trabalhos concorrerão nas categorias desenho, frase, desenho com frase, desenho especial, grafitismo, e redação.  

Na categoria redação, poderão concorrer também alunos que participaram no 2º semestre de 2009 ou no 1º semestre de 2010 ou que tenham concluído o currículo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar.  

Os alunos classificados em primeiro lugar receberão um notebook. Um Playstation será o prêmio para os segundos colocados e os terceiros colocados receberão um MP5. As escolas receberão um datashow (1º lugar), uma câmera fotográfica digital (2º lugar) e um microsystem (3º lugar). Os professores também serão premiados com uma filmadora, uma câmera fotográfica digital e um microsystem, respectivamente. Caso o aluno classificado na modalidade redação tenha cursado o PROERD, o policial militar instrutor fará jus a premiação semelhante à dos professores. 

A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro de 2010 em local e horário a serem definidos. O regulamento está disponível no site www.esportes.mg.gov.br.
 

Continue lendo >>

Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça o direito a ambientes 100% livres do tabaco

Domingo é dia de se conscientizar para um problema que afeta milhares de pessoas em todo o Brasil, o tabagismo. O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de agosto, tem o objetivo de reforçar as ações de sensibilização da população para os danos causados pelo tabaco, seja para quem fuma ou respira passivamente a fumaça de cigarros comuns, de palha, de cravo, bali hai, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilé etc.  

Este ano, o tema escolhido pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA) é "Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos", que visa a esclarecer a população brasileira sobre os malefícios que a fumaça ambiental do cigarro pode causar ao organismo. De acordo com a médica pneumologista Clarissa Marina Silveira, do Hospital Júlia Kubitschek, da rede Fhemig, não restam dúvidas de que o fumo passivo é prejudicial à saúde. “A exposição à fumaça ambiental dos derivados do tabaco causa doenças como problemas respiratórios, cardiovasculares, cânceres de pulmão e face, além do câncer de mama em mulheres pré-menopausa”, alerta.  

Em crianças, o contato com a fumaça pode causar, inclusive, mortes prematuras, além de aumentar o risco de síndrome da morte súbita infantil, infecções respiratórias agudas, problemas de ouvido, desenvolvimento e/ou aumento da gravidade da asma. “Pais fumantes expõem os filhos à poluição tabagística ambiental (PTA) e aumentam não só o risco dessas doenças, mas também prejudicam o desenvolvimento pulmonar de seus filhos”, enfatiza a médica.  

Ainda segundo ela, o tabagismo é considerando uma doença crônica. “É a principal causa de morte evitável no mundo. Estudos mostram que indivíduos que deixam de fumar vivem em média 10 anos de vida a mais do que os indivíduos fumantes, e com maior qualidade de vida” afirma.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fumaça de tabaco é o principal agente poluidor de ambientes fechados. O tabaco possui mais de quatro mil substâncias tóxicas e dessas, mais de 50 são causadoras de câncer. Por isso, não há nível seguro de exposição.  

A pneumologista do Hospital Júlia Kubitschek reforça que a consciência é importante para ajudar a acabar com uso do tabaco em ambientes fechados ou perto de pessoas não-fumantes “Cabe ao fumante se sensibilizar e respeitar o ambiente, zelando pela saúde de todos” conclui.

Continue lendo >>

Técnicos do IEF e MP inauguram curso para regularização de Reserva Legal

Peritos do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participaram nesta quinta (26/08) do Curso de Capacitação para Regularização de Reserva Legal em Belo Horizonte. A atividade é parte do trabalho para ampliar a qualidade técnica dos profissionais na elaboração de laudos e plantas.  

O evento teve a participação de cerca de 150 representantes do IEF, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Habitação (Caoma) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais. Nas apresentações aspectos legais, conceituais e práticos das diferentes etapas para averbação da Reserva Legal como os critérios para escolha da área, elaboração de plantas topográficas e procedimentos dos cartórios.  

O curso foi o primeiro de uma série que será realizada até o final de 2010 e que têm por objetivo qualificar os profissionais que serão credenciados pelo IEF para a demarcação das áreas de reserva legal. Em setembro serão realizados três cursos: em Ubá, na Zona da Mata, em Montes Claros, no norte, e em Barbacena, no centro-sul do Estado.  

Na solenidade de encerramento do curso, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, observa que o IEF vem trabalhando num esforço conjugado para estimular a conservação das áreas de reserva legal e estabelecer um modelo de cooperação que, num primeiro momento, atenderá pequenos produtores e agricultores familiares. "É uma mudança de paradigma na gestão que sempre foi vista pela ótica do comando e controle estatal", afirma. Carvalho destacou que, a partir de agora, não apenas os técnicos do IEF, mas os de outras instituições públicas e peritos credenciados poderão fazer a demarcação de averbação das reservas legais georeferenciadas.

O promotor de justiça e coordenador do Caoma, Luciano Badini, destaca a relação de parceria entre Estado, Procuradoria e a sociedade na identificação do problema e na busca de soluções viáveis. "A preocupação é de buscar caminhos que permitam a sobrevivência do homem, dos pássaros, das árvores, dos rios e das aves", afirmou Badini que homenageou o diretor de Biodiversidade do IEF, Célio Murilo Carvalho Vale, o idealizador do Centro de Apoio a Reserva Legal (Cearel), setor montado no Instituto para buscar alternativas para a efetiva regularização e conservação dessas áreas.


Biodiversidade

A Reserva Legal é a área localizada no interior de uma propriedade e deve ser equivalente a, no mínimo, 20% da área total, além de ser representativa do ambiente natural da região. A manutenção dessas áreas é necessária para garantir o abrigo e proteção da fauna e flora nativas e a conservação dos recursos naturais. Vale destacar que a Reserva Legal não inclui as Áreas de Preservação Permanente, que são as matas de topo de morro e as ciliares, localizadas nas margens dos cursos d´água e lagoas.

A obrigatoriedade da manutenção da Reserva Legal foi instituída no Brasil em 1965, com a publicação da Lei Federal nº 4.571, o Código Florestal. O conceito, no entanto, surgiu em 1934 com o primeiro Código Florestal brasileiro. Minas Gerais possui regulamentação própria desde 1991 e, atualmente, está em vigor a Lei Estadual 14.309 de 2002.

O IEF implementou novos mecanismos para melhorar as ações de demarcação e averbação de áreas de reserva legal. As medidas buscam auxiliar os proprietários rurais na demarcação e averbação destas áreas que têm a função de garantir a conservação dos recursos naturais, entre elas a publicação da Portaria IEF nº 98, em 12 de junho, que permite que  instituições públicas e peritos credenciados poderão fazer a demarcação de averbação das reservas legais georreferenciadas.

O processo de facilitação das condições de averbação para os produtores rurais teve outro impulso em fevereiro de 2010 com a assinatura de um termo de compromisso entre o IEF, o Ministério Público e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais. No pacto, ficou definido que as plantas e o memorial descritivo do imóvel e suas áreas de reserva legal e de preservação permanente tem de ser georreferenciadas.

Também poderão ser emitidos por profissionais habilitados que serão credenciados pelo IEF, além de técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), do Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). Os documentos são exigidos pelo IEF na análise das solicitações de registro e após a emissão do parecer favorável e do Termo de Compromisso de Averbação e Preservação de Reserva Legal, o produtor deve procurar o cartório de imóveis da região.

Continue lendo >>

'Ainda tenho caneta para fazer miséria neste País', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta sexta-feira, 27, que “ainda tem caneta para fazer miséria neste País”, ao lembrar que tem quatro meses e alguns dias de governo. Ele fez a afirmação depois de ouvir discursos em tom de despedida feitos durante comício realizado no Marco Zero, centro histórico do Recife, junto com a candidata Dilma Rousseff. "Alguns companheiros estão falando tanto, mas matariam para ser presidente por um dia”, afirmou. Previsto para reunir 10 mil pessoas, o ato teve a participação de duas mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. A maioria, militância paga.     

Lula, que não retorna  a Pernambuco até à eleição, pregou o voto fechado da coligação liderada pelo atual  governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB).  Também atacou duramente os candidatos da coligação oposicionista no Estado. Sem citar nomes, fez gozação com o senador Marco Maciel, que tenta a reeleição, dizendo que “parece que ele já foi senador no tempo do imperador” e perguntou ao público: “O que ele trouxe para Pernambuco?”.

No seu discurso, Dilma, com voz rouca e aparentando cansaço,  disse que “no dia 31 de dezembro todos nós vamos ficar de coração apertado”. “Vamos ver o maior presidente que este País teve, descendo a rampa do Planalto”, afirmou ela, ao emendar: “Só tem um jeito desse coração não ficar tão pequenininho, é saber que serei presidenta da República para dar continuidade ao governo do presidente Lula, do jeito que conhecemos, e continuar avançando, de cabeça erguida”.

Ela destacou que “apesar das calúnias e mentiras que muitas vezes aparecem, vamos seguir em frente fazendo proposta clara de desenvolvimento do Brasil e de Pernambuco”, e atendeu, no discurso, ao pedido feito pouco antes por Eduardo Campos: “Nos trate como o presidente Lula nos tratou”.

“Vamos assegurar que Pernambuco seja este Estado que mais cresce”, disse ela, ao garantir que o legado do presidente, “que trabalha para as pessoas e não para as coisas” e “faz política com sentimento”, visando a promover o crescimento do País para 190 milhões de brasileiros.

“Hoje é um dia especial, um dia em que a gente agradece ao presidente”, disse, num mote repetido pelos outros oradores da noite – os candidatos da chapa majoritária pernambucana, que foram alvo de elogios. “Sem parceiros e sem equipe não conseguimos fazer nada”, disse ela, ao pedir voto dos deputados estaduais e federais e dos candidatos ao Senado – Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB).

Ao falar na saudade e na gratidão ao presidente, Eduardo Campos se disse ansioso para que chegue o dia três “porque o povo vai falar alto no Brasil, no Norte, Nordeste, no Sul, Sudeste, o povo brasileiro é um só, está animado e quer que Lula fique, com Dilma comandando”.

Pediu para se manterem atentos e não aceitar provocação. “A oposição não está entendendo o que está acontecendo porque não entende de povo, não conhece o Brasil na real como o senhor conhece”, disse ele, que conclamou todos para lutarem para fazer “da vitória de Dilma em Pernambuco a maior do Brasil”.


Ânimos acirrados

O esquema de segurança e o atraso para o início do ato colaboraram para que os militantes deixassem o local, comentaram alguns petistas, ao explicar a plateia aquém do previsto. Depois de a segurança da Presidência da República retirar e isolar os cabos eleitorais do Marco Zero  os ânimos ficaram acirrados. Em um primeiro momento, apenas convidados vips e a imprensa puderam entrar no local. A organização esperava, mas o que se via no início da chegada dos militantes era empurra-empurra na hora de passar pelos detectores de metais. Algumas mulheres caíram no chão e desmaiaram.

Alguns dos presentes se divertiam com a situação, outros, não. "Hoje é dia do show do homem (Lula)", bradou um cabo eleitoral, resignado. Pouco depois, entretanto, alguns militantes começaram a bater os cabos das bandeiras com raiva contra as grades de metal.

À espera da chegada de Lula e da presidenciável Dilma Rousseff para comício nesta sexta-feira com o governador de Pernambuco e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), cabos eleitorais, em sua maioria remunerados, gravam imagens para a campanha governista na capital pernambucana.

A maioria dos militância presente era paga. De acordo com um dos 60 cabos eleitorais de Eduardo Campos, o candidato à reeleição prometeu pagar paga R$ 20 – mais R$ 5 para o almoço – para que elas tremulassem bandeiras no local do comício.

Entre os militantes que se encontravam na praça, uma mulher tremulava a bandeira do ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT-PE) - atualmente candidato ao Senado pelo PT. Ela afirmou que lhe foi prometido um salário mínimo por mês até o fim das eleições, fora refeição e eventuais passagens.

Fonte: Estadão.com.br
 

Continue lendo >>

Exposição Fotográfica "Sicilia" de Paolo Borone


Continue lendo >>

Festival italiano trará apresentações de América, Europa e Ásia

Tango argentino de Leonardo Cuello e sua companhia
]imagem arquivo virtual

Trento - A 30ª edição do Festival Oriente Ocidente, que acontece na cidade italiana de Rovereto entre os dias 2 e 12 de setembro, trará ao público estréias nacionais de espetáculos de dança, teatro, música e performance de diversos países.  

A abertura será feita com uma apresentação do tango argentino de Leonardo Cuello e sua companhia, com uma teatrologia inédita no país europeu.
Também é inédito o trabalho do japonês Sankai Juku, emblemático para a segunda geração de promotores da dança Butoh.

Entra na categoria a presença do maestro norte-americano Alwin Nikolais, que em 2010 teria completado 100 anos, e que a Nikolais-Louis Foundation for Dance, de Nova York, levará em cena junto a alguns dos mais exemplares títulos de sua produção.

Ainda estarão presentes no festival a Europa e a África, com a companhia Baraka, de Abou Lagraa e da dançarina Germaine Acogny.

Além disso, serão lembradas a coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker, um dos grandes nomes da dança belga nos anos 1990, e a dança contemporânea italiana.
www.ansa.it/www.ansalatina

Continue lendo >>

La Scala de Milão, pela 1ª vez no Teatro Colón

Buenos  Aires - A orquestra e o coro do Teatro alla Scala de Milão se apresentarão pela primeira vez na Argentina no próximo domingo (29), sob a batuta do maestro argentino Daniel Barenboim, para celebrar o bicentenário da independência do país sul-americano.

O diretor do Teatro Colón de Buenos Aires, o maestro Pedro García Caffi, ao anunciar hoje (27) este evento que chamou de "histórico", destacou sua alegria "profunda" por receber em sua casa a cultura italiana "que formou os argentinos" e que permite ao seu país "ter uma sala lírica como esta".

Barenboim, por sua vez, não escondeu sua emoção "particular" por dirigir os músicos do La Scala neste momento, que coincide com sua estreia como pianista, há 60 anos, justamente em Buenos Aires, onde nasceu em 1942 no seio de uma família judia.

O pianista, maestro e professor, destaque em 2007 pelas Nações Unidas como Mensageiro da Paz por sua posição de conciliação e diálogo entre palestinos e israelenses, disse à ANSA que também se considera "culturalmente italiano".

La Scala se apresentará no Teatro Colón com 250 artistas, com duas apresentações da ópera "Aida", em versão de concerto, e uma dos "Réquiem " de Giuseppe Verdi.

"Aida" foi precisamente a ópera que, em 25 de maio de 1908, inaugurou o atual Teatro Colón.

O embaixador italiano na Argentina, Guido La Tella, recordou por sua vez o caminho "complexo e difícil" para realizar o "sonho" de apresentar o La Scala no Colón.


www.ansa.it/www.italianos.it

Continue lendo >>

Dos jovens, a contribuição por um mundo melhor

Roma - O presidente italiano Giorgio Napolitano, por ocasião da 3ª Jornada Mundial da Juventude pela Paz, organizada em l'Aquila pelo Sermig de Turim e intitulada "Rasguemos a escuridão" (Squarciamo il buio), enviou aos participantes, mediante o secretário-geral da Presidência da República Donato Marra, uma mensagem na qual destaca o valor deste "importante encontro de reflexão e discussão sobre as principais questões de paz e de tolerância entre os povos". É o que divulga um comunicado do Quirinale, sede da presidência da Itália.

"O sucesso crescente deste evento - diz a mensagem - comprova a validade do projeto, que representa mais uma confirmação da contribuição inestimável das jovens gerações na construção de um mundo melhor, mais justo e mais aberto. Isto sob o lema da reafirmação generosa e constante dos valores da solidariedade e do diálogo que fizeram do Sermig uma sede de formação e amadurecimento das consciências".

O Sermig-Arsenal pela Paz foi criado em Turim em 1964 por Ernesto Olivero e um grupo de jovens para debelar a fome. Torna-se Fraternidade da Esperança, integrada por gente que abraça a Deus de forma incondicional e que se sente próxima ao homem de nosso tempo.
 
www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual

Continue lendo >>

Festa Italiana da APAE tem programação definida

Entre os dias 3 e 6 de setembro acontece a 7ª Festa Italiana – “Incontro Della Nostra Gente”, da APAE. Durante todos os dias do evento os visitantes poderão saborear almoços, jantares, lanches e porções da Culinária Italiana. A abertura da festa será no dia 3, a partir das 20h, em seguida, haverá uma apresentação da Banda de Percussão da APAE, assistidos do Ensino Fundamental e Oficinas ocupacionais. Às 21h o Coral Municipal de Socorro se apresentará, seguido da Cia. de Dança e Teatro Róger Crivelini, com o musical “A Travessia da Esperança”.

No sábado, dia 4, as atrações se iniciam às 11h com a Corporação Musical Santa Cecília. Às 14h30 começa o Festival de Prêmios a Italiana, e, a partir das 19h acontece a apresentação da Telma Linsk Show. A partir das 21h a Cia. de Dança Róger Crivelini apresenta seu musical, seguido da atração “I Cantanti D’Italia”, com músicas do folclore italiano.

Dia 5, o Grupo Instrumental Lua Nova faz uma apresentação a partir das 11h, em seguida acontece o Festival de Prêmios a Italiana. As atrações da noite de domingo têm início às 19h com o Musical Mantiqueira, e às 21h com a Cia. de Dança Roger Crivelini, e, para encerrar, a Banda Squema Federal se apresenta às 22h.

O último dia de festa tem início às 11h com Ney Marques no teclado, em seguida, às 12h30 há uma apresentação de Dança e Canto Assistidos do Ensino Fundamental e Oficinas de Iniciação para o Trabalho e, a partir das 13h30, acontece o Festival de Prêmios a Italiana. Às 21h, a Cia. de Dança Róger Crivelini faz a última apresentação do musical “A Travessia da Esperança”,e para encerrar a festa, às 22h, se apresentam Denis & Diogo e Banda.

Concurso Prato da Nona
Já estão abertas as inscrições para o “Concurso Prato da Nona” da Festa Italiana da APAE. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de agosto. Outras informações pelo telefone 3895-1522.

Festa Italiana terá como destaque o musical “A Travessia da Esperança”
A 7ª Festa Italiana da APAE de Socorro, Incontro Della Nostra Gente, terá muitas atrações para seus visitantes.    Segundo a presidente da APAE, Sra. Marilene R. de Morais, na edição deste ano o maior destaque das atrações será apresentado pela Cia de Dança e Teatro Roger Crivelini, que encenará um rico e bonito musical sobre a vinda dos imigrantes italianos para o Brasil.

A APAE convida a toda população de Socorro e turistas a prestigiar esse tradicional evento realizado pela instituição, que além de ser solidário com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção dos trabalhos da APAE, traz a todos deliciosos pratos típicos italianos e diversas atrações para proporcionar momentos de delícias e descontração para todo público presente. A festa será realizada no Pavilhão de eventos do Centro de Exposições de Socorro durante os dias 3 a 6 de setembro.


Continue lendo >>

Fecibesp promove o IV Concurso de redação em língua italiana

A Federação das Entidades Culturais Italo Brasileiras do Estado de São Paulo - Fecibesp anuncia a realização do “IV Concurso de redação em língua italiana”, promovido pela FECIBESP.    O Concurso, aberto a todos que freqüentam os cursos de língua italiana das entidades da comunidade italiana da Circunscrição Consular de São Paulo, tem o objetivo de estimular a aprendizagem e conhecimento da língua italiana.

O concurso é dividido em três modalidades e os vencedores (três por categoria: primeiro, segundo e terceiro lugar) serão premiados, assim como os professores do primeiro lugar de cada categoria. Os Professores não poderão participar do concurso. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

As modalidades do Concurso são as seguintes:
- Os participantes serão divididos em 3 categorias segundo os limites de idade:

A) de 12 à 17 anos
B) de 18 à 39 anos
C) acima de 40 anos

- O título do tema, para as categorias A, B e C será o seguinte: Categoria A, B e C: “2011/2012: Momento Brasil/Itália”

- Os trabalhos sem alguma identificação pessoal, deverão ser encaminhados para a secretaria da FECIBESP – CONCURSO DE REDAÇÃO juntamente com a ficha de inscrição, até o dia 15 de outubro de 2010.

- Cada trabalho terá um número de inscrição por categoria, com base na ordem progressiva de recebimento junto a Secretaria.
- Se faz necessário o carimbo da entidade onde se frequenta o curso de italiano, além da assinatura do professor responsável.
- Os trabalhos serão examinados por uma comissão designada pela FECIBESP.
- Durante a avaliação será dada uma particular atenção à originalidade do tema, seu conteúdo, forma e gramática.
- O tema deverá ser ridigido em máximo 3 páginas de 25 linhas cada, datilografado ou digitado e, não poderá conter alguma identificação do redator (nome ou sobrenome da família).

Para mais informações entrar em contato com a secretaria da FECIBESP (011. 3259-6272 - 011. 3259-6272).

http://www.fecibesp.org.br/

Continue lendo >>

Morte de bebê cigano reaviva debate sobre acampamentos ilegais

Gianni Alemanno

Roma - A morte de uma criança, encontrada carbonizada ontem na Itália, intensificou o debate sobre as condições dos ciganos no país, já que o bebê foi vítima de um incêndio que atingiu um acampamento ilegal da etnia Rom na periferia de Roma.    O menino, que tinha três anos de idade, foi atingido pelo fogo iniciado na madrugada desta sexta-feira, horário local, que teria sido ocasionado acidentalmente, segundo as autoridades da capital italiana.    Após o ocorrido, o responsável do município de Roma para os ciganos, Najo Aszovic, anunciou que as autoridades irão ajudar a família, com "toda a ajuda e o suporte necessário".

Já o prefeito da capital, Gianni Alemanno, recordou que esses acampamentos "estão sob terríveis riscos" e reiterou que seu programa de governo conta com planos de assistência e habitação destinados aos nômades.

"Isso mostra que é preciso andar em frente rapidamente com nosso plano destinado aos nômades, que em sua plena realização prevê a remoção de todos os assentamentos ilegais para levar [os ciganos] a residências fixas, em terrenos autorizados e plenamente controlados, dentro da legalidade", disse Alemanno, lamentando a tragédia.

Por sua vez, a Cruz Vermelha reiterou a urgência de "promover ações não apenas como medidas de socorro -- para uma resposta emergencial --, mas que sejam baseadas em intervenções de auxílio para reduzir a pobreza e o sofrimento dos que vivem nessas condições".   

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também alertou as autoridades sobre a necessidade de monitoramentos na região. "A morte do pequeno rom carbonizado nos desorienta e nos deixa sem palavras", declarou o presidente da divisão italiana da agência da ONU, Vincenzo Spadafora.

"É o enésimo episódio que ocorre no interior de barracas que abrigam tantas pequenas vidas humanas", continuou ele, lembrando que há alguns meses "um garoto morreu em Nápoles, por ter inalado [a fumaça de] carvão, nos braços da mãe que não tinha condições de pagar pelos serviços de luz e gás".

"As crianças nômades são cidadãs de Roma e merecem as garantias e políticas de inclusão social", ressaltou o representante do Unicef, afirmando que o fundo "está disponível para colaborar em tal percurso".

Dirigentes da comunidade cigana na Itália também lamentaram o ocorrido e pediram que o governo impeça o "fim de tragédias semelhantes". "Também somos contra os acampamentos ilegais: há anos esperamos uma solução", disse Kasim Cizmic.
 
Com informações da www.ansa.it/www.ansalatina

Continue lendo >>

Sínodo das igrejas valdenses e metodistas da Itália afirmou que governo deveria retirar crucifixos das salas de aula.

Torre de Pellice - O Sínodo das igrejas valdenses e metodistas da Itália afirmou ontem que o governo do país deveria acatar a sentença da Corte Europeia de Direitos Humanos e retirar crucifixos das salas de aula. Para o grupo, reunido em Torre Pellice, na província de Turim, é "deplorável" o uso instrumental do objeto, que não pode ser considerado "símbolo da civilização e da cultura italianas".    Em 3 de novembro de 2009, o tribunal europeu, com sede em Estrasburgo, sentenciou que a exposição de crucifixos em classes do país lesava os direitos dos pais de educar os filhos segundo suas próprias convicções religiosas e filosóficas.

O Sínodo "lamenta que o governo italiano, ao invés de conformar-se com a decisão da Corte, tenha apresentado recurso à Grande Câmara" e espera que "as instituições europeias contribuam para reforçar as normas tuteladas pelos princípios de pluralismo e laicidade próprios de cada democracia".

Entre as deliberações do encontro, as igrejas valdenses e metodistas anunciaram uma solicitação ao Parlamento local para instituir o dia 17 de fevereiro como "Dia da liberdade de consciência, de religião e pensamento", em homenagem aos 150 anos da unificação da Itália, comemorada no ano que vem.   A data simboliza a ocasião, em 1848, em que o rei Carlos Alberto reconheceu os direitos civis dos valdenses e que, em 1600, foi queimado na fogueira Giordano Bruno, filósofo e escritor condenado por heresia nos tribunais da Inquisição.
 
Com informações da www.ansa.it/www.ansalatina

Continue lendo >>

Diálogo com Cesare Pavese - Cultura literária italiana e européia da segunda metade de Novecentos

Palestra de Fabio Pierangeli, titular de Literatura Italiana da Faculdade de Letras da Universidade de Roma "Tor Vergata". O professor é especialista no século XX, autor de numerosos ensaios e monografias. O tema da palestra é uma revisão da cultura italiana da segunda metade do século XX, através da obra de Cesare Pavese e Italo Calvino, dois autores mundialmente conhecidos.

O prof. Pierangeli também faz parte do corpo docente do Doutorado Internacional de Literaturas Comparadas de Tor Vergata, integra o conselho editorial de várias revistas científicas italianas e internacionais e é um reconhecido crítico literário. Ele estará no Brasil em virtude dos convênios de cooperação acadêmica entre Tor Vergata e diversas universidades brasileiras.

Informações

Data: terça-feira, 31 de agosto de 2010
Horários: 11:00 am
Local: UERJ -Universidade do Estado do Rio de Janeiro
 Auditório Reitoria - Rua São Francisco Xavier, 524
Organizado por: UERJ -Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Università di Roma Tor Vergata
Em colaboração com: Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro
Entrada Franca
http://www.iicrio.esteri.it/

Continue lendo >>

Software do Dia: Completo e Grátis - PerfectClock Standard Edition

PerfectClock – Quando Ver as Horas Torna-se Prazeroso! O PerfectClock é um programa altamente customizável, flexível e rápido que mostra uma quantidade ilimitada de relógios mundiais no seu desktop. O PerfectClock te deixa em sintonia com quantos fuso horários você desejar. Chega de gastar o seu tempo pensando em que horas são do outro lado do mundo – cada relógio pode mostrar qualquer fuso que você quiser.
O recurso de TrayClock, permite que você coloque quantos relógios VOCÊ QUISER (digitais, analógicos, calendários…) na bandeja do sistema. Mais de 90 modelos incríveis de relógios estão disponíveis para download gratuitamente. O Atomic Time Clock Synchronization – PerfectClock mantem o horário preciso usando servidores públicos de SNTP. 
O programa custa $14.99, mas é grátis para os nossos visitantes por um período limitado de tempo. 
Um oferecimento de:   Giveaway of the Day
Para fazer Download clique aqui:    Giveaway of the Day

Continue lendo >>
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo