sábado, 7 de agosto de 2010

Mistérios da ciência: Os estranhos sons do fundo do mar


Em agosto de 1977, um estranho sinal vindo da constelação de Sagitário chegou às antenas do radiotelescópio Big Ear, da Universidade de Ohio. Batizado de Wow, o sinal permanece sem explicação até os dias de hoje. Vinte anos depois, outro sinal, dessa vez vindo das profundezas do oceano também chamou a atenção dos pesquisadores. O evento nunca mais se repetiu e também permanece um mistério sem solução. 

espectrograma Bloop


Ouça o sinal Bloop
 
Ao contrário do sinal Wow captado no comprimento de onda de 21 cm (1420.4556 MHz), o sinal de 1997, batizado de Bloop tinha origem mecânica e foi registrado por microfones de alta profundidade ao largo da costa sul da América do Sul, abaixo das coordenadas 50S e 100W.
Muito forte
De acordo com pesquisadores da NOAA, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos EUA, o ruído foi emitido diversas vezes durante o verão de 1997 e foi forte o suficiente para ser captado por múltiplos sensores em um raio de 5 mil quilômetros.
A gravação do áudio mostra claramente um sinal muito forte de frequência crescente de um minuto de duração. Embora o som tenha muitas semelhanças com aqueles vocalizadas pelos organismos vivos, segundo os especialistas nem mesmo a baleia azul é grande o suficiente para emitir um som tão intenso.
O intrigante som despertou a curiosidade de diversos cientistas e até mesmo a hipótese da existência de um grande mamífero desconhecido habitando o fundo dos oceanos foi levantada. Outros pesquisadores menos imaginativos acreditam que o ruído possa ter sido provocado por algum tipo de iceberg.
Apesar de outros sons estranhos e igualmente fortes terem sido detectados ao longo dos anos, o som Bloop nunca mais foi ouvido.
Outros sons
Apesar do som Bloop ter chamado a atenção dos pesquisadores pela sua intensidade e única detecção, outros sons provenientes do fundo do oceano também são alvo de investigação e também permanecem um enigma a ser desvendado pelos cientistas.
Julia
O som foi gravado em 1 de março de 1999 às 22h18 UTC abaixo das coordenadas 15S e 98W. A fonte do som é desconhecida, mas foi forte o bastante para ser captado por todos os sensores da Matriz de Hidrofones do Pacífico Equatorial. A duração é de aproximadamente 15 segundos, com frequência compreendida entre 0 e 50 Hertz. Da mesma forma que o som Bloop, foi acelerado 16 vezes para ser apresentado. 


espectrograma Julia

 Ouça o som Julia
 
Train
Esse espectrograma foi registrado em 5 de março de 1997 e mostra um som que também cresce em frequência, mas com variação bem menos acentuada que os outros registros. Frequência entre 0 e 50 Hertz e áudio acelerado 16 vezes. 



espectrograma Train

Ouça o sinal Train
 
Upsweep
Este som foi detectado quando o Pacific Marine Environmental Laboratory, PMEL, começou os registros em 1991. O áudio consiste em um longo trem de pulsos de banda estreita e varredura crescente, com diversos segundos de duração. Da mesma maneira que os sons anteriores, a fonte emissora é bastante intensa e o sinal foi registrado em todo o Pacífico. Aparentemente é um som sazonal, com picos durante o outono e primavera.



espectrograma Upsweep

Ouça o sinal Upsweep
 
Sua localização é próxima a um local de atividade sísmica e vulcânica, sob as coordenadas 54S e 140W, mas a origem do som é desconhecida. O nível das emissões vem decaindo desde 1991, mas os sons ainda são captados pela Matriz de Hidrofones do Pacífico Equatorial, da NOAA.


Gráficos: Série de espectrogramas mostra diversos sons captados no oceano Pacífico e que até hoje são alvo de investigação por parte dos cientistas. Nesses espectrogramas, o eixo horizontal representa o tempo enquanto o eixo vertical a frequência. A intensidade do sinal é mostrada de acordo com a variação do brilho e cor e cor e quanto mais claro, mais intenso é o sinal registrado. Crédito: Laboratório Ambiental Marinho do Pacífico, PMEL/NOAA.

 

Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20100427-094450.inc

Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Continue lendo >>

Ômega do Centauro: uma jóia no céu do hemisfério sul


Quem observa o céu e já perdeu algumas horas contemplando o aglomerado globular Ômega do Centauro não tem dúvidas de que ele é uma das mais belas jóias encravadas no firmamento. Brilhando com 3.7 magnitudes e distante mais de 17 mil anos-luz, o aglomerado contém milhões de estrelas e seu tamanho angular é similar ao da Lua cheia 

Observado através de um telescópio, mesmo dos mais modestos, o cluster se revela ainda mais incrível, aparentando uma esfera densamente povoada por incontáveis estrelas brilhantes. Ômega do Centauro é um show e se ainda não o viu, não sabe o que está perdendo.
No entanto, para que os segredos desse aglomerado possam ser revelados em sua plenitude, não basta só contemplá-lo. É preciso ir mais a fundo e estudá-lo. Para isso os astrônomos usam a potência dos poderosos telescópios profissionais, capazes de desvendar ainda mais os mistérios que existem por trás de tanta beleza.
A composição acima é uma coleção de dados captados pelo Imageador de campo Largo (WFI) montado no interior do telescópio Max-Planck, de 2.2 metros de diâmetro. O instrumento opera no Observatório de La Silla, construído sobre as áridas montanhas do deserto de Atacama, no Chile. A cena mostra o aglomerado Ômega do Centauro, o mais massivo aglomerado da Via-Láctea, com 150 anos-luz de diâmetro e mais de 10 milhões de estrelas em seu interior.
História
Ômega do Centauro é observado há centenas de anos e tanto o antigo astrônomo grego Ptolomeu e mais tarde Johann Bayer catalogaram o aglomerado como uma estrela. Apenas no século 19 o astrônomo John Frederick William Herschel (filho do descobridor de Urano) percebeu que Ômega do Centauro era na verdade um aglomerado globular.
Em tempo: Aglomerado globular, ou simplesmente aglomerado, é o nome que se dá a um tipo de aglomerado estelar cujo formato visual é esférico, com interior muito denso e rico em estrelas antigas, mantidas unidas pela força da gravidade. Normalmente se localizam longe do plano da galáxia e muitas vezes no distante espaço intergaláctico.
Os aglomerados globulares são alguns dos mais antigos agrupamentos estelares e podem ser encontrados nos halos que circundam algumas galáxias, entre elas a própria Via Láctea. A idade aproximada de Ômega do Centauro gira em torno de 12 bilhões de anos.
Um impostor?
Pesquisas recentes de Ômega do Centauro sugerem a existência de um buraco negro de tamanho médio em seu centro. Observações feitas pelo telescópio Hubble e pelo Observatório Gemmini mostraram que as estrelas mais próximas ao centro do aglomerado se movem de maneira diferente da usual, o que segundo os astrônomos é causado pelo efeito gravitacional produzido por um massivo buraco negro 40 mil vezes maior que nosso Sol.
A presença desse buraco negro é uma das razões que fazem os cientistas suspeitarem de que Ômega do Centauro seja na verdade um impostor. Alguns pesquisadores acreditam que o aglomerado seja de fato o coração de uma galáxia anã, destruída após se chocar com a Via-Láctea. Outra evidência aponta para a existência de diversas gerações de estrelas presentes no aglomerado - o que contraria a regra de que um típico aglomerado seja composto somente de estrelas formadas ao mesmo tempo.
A verdade sobre o Ômega do Centauro está para ser revelada. Seja qual for, o aglomerado continuará sendo, por muitos e muitos anos, uma das mais belas jóias existentes no céu do hemisfério sul. Se ainda não viu, não sabe o que está perdendo!


Foto: Aglomerado Globular Ômega do Centauro, com mais de 10 milhões de estrelas é o mais massivo aglomerado da Via-Láctea. Imagem captada com a câmera WFI, pertencente ao ESO - European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere. Crédito ESO/EIS.



Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20081203-084725.inc

Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Continue lendo >>

Publicidade criativa

Não fosse o seu propósito mercantilista e a publicidade poderia ser considerada uma nova forma de expressão artística. Alguns anúncios revelam uma criatividade fantástica e um enorme refinamento gráfico. Impossível não sentir empatia com o produto anunciado e o consequente apelo ao consumo. Aqui ficam mais alguns...


Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

Detective comics - Revista

A revista Detective Comics nasceu em 1937, publicada pela editora que hoje é chamada de DC Comics (e, de fato, as iniciais da editora se referem ao título desta revista). Para se ter uma idéia, seu primeiro grande sucesso, o personagem Super Homem, só surgiría em 1938, na estréia de um novo título, chamado Action Comics. Já a revista Detective Comics é a publicação que tem sua duração ininterrupta mais lôngeva na história dos quadrinhos norte-americanos (a numeração de capa mais alta) sendo publicada até os dias de hoje, onde apresenta mensalmente as aventuras de Batman.
Quando surgiu, publicava histórias de aventura policial, com forte apelo detetivesco, gênero que era muito popular na época (vide os famosos pulp fictions). Em suas páginas, viam-se personagens como Ching Lung (um vilão inspirado no Fu Manchu), Slam Bradley (detetive que surgiu da mente dos futuros criadores do Super Homem), Speed Saunders entre outros.
Mas o mais célebre personagem da revista só surgiría em maio de 1939, no número 27 da revista: Tratava-se de The Bat-Man, que seria conhecido mais adiante apenas como Batman (mudando apenas a grafia). O personagem se tornou a estrela principal da revista, sendo que suas páginas seriam ocupadas apenas por aventuras do universo de Gotham City.
Batman, mesmo fantasiado, tinha suas aventuras ainda voltadas para o gênero policial, sendo pouco explorado como super herói (mesmo porque, o personagem não tinha nenhum poder sobre humano, além de suas habilidades físicas e mentais). Com isso, as histórias do homem morcego tendiam a ser um tanto quanto violentas demais para um público a que se destinava os quadrinhos. Em abril de 1940, no número 40 da Detective Comics, surgiu uma espécie de “freio” a violência do personagem: o jovem Robin. Além de dar um ar menos sombrio para as histórias de Batman (literalmente, pois Robin usava um uniforme com cores alegres e berrantes que não estavam ali por acaso), o jovem combatente contra o crime também lançou moda dos parceiros mirins de super heróis.
Apesar de Batman, desde seu surgimento, ser a principal atração da revista, a Detective Comics ainda publicava outras histórias, sendo que algumas se tornaram ponto de partida importante para outros personagens. É o caso do marciano Ajax (Martian Manhunter) que surgiu em suas páginas.
A Detective Comics chegou nas décadas de 70 e 80 expandindo suas páginas para comportar histórias de outros personagens que não o Batman… apesar de muitos deles terem surgido de suas aventuras, como o caso das histórias solo de Robin, Batgirl, a antologia Tales of Gotham City e ainda outros que se tornaram cult como o Alvo Humano.
Estima-se que um exemplar original do número 27, onde Batman nasceu, esteja avaliado hoje em mais de 300 mil dólares.
Por Dark Marcos
em parceria com
Revista Speculum
Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

O homem que assassinou Ernesto Guevara

Fotografia de Alberto Korda
9 de Outubro de 1967, o homem que assassinou Ernesto Guevara criou, sem o saber, um mito. Em duas rajadas. A CIA arquitetou, Barrientos juntou o útil ao agradável e ordenou, Félix Rodriguez supervisionou e Mario Terán executou. Simples rápido e eficaz: a Revolução, de uma assentada, tinha perdido um combatente e ganho um mártir.
La Higuera, 9 de Outubro de 1967, 13,10h: Mario Terán Salazar, sargento do exército boliviano, cumpriu as instruções de Félix Ismael Rodríguez Mendigutía, operacional cubano anticastrista e agente da CIA que tinha recebido uma ordem direta nesse sentido de René Barrientos, o ditador de serviço na Bolívia, e com duas rajadas de metralhadora punha um ponto final na vida do guerrilheiro Ernesto Guevara, o "Che", ferido numa perna e feito prisioneiro no dia anterior após o combate da ravina de Quebrada del Yuro ao lado do grupo internacional de guerrilheiros que comandava.
O mito vivo tinha-se transformado em mártir da Revolução que amava, à qual dedicou a sua existência e pela qual pereceu.
O corpo do Che foi transportado para Vallegrande onde foi exposto à turba e aos jornalistas e, nessa altura, o jornalista Richard Gott do The Guardian, perante o corpo mutilado de Guevara, afirmou profeticamente: "O comandante Ernesto Che Guevara ficará para a história como a figura mais importante desde Bolívar. Ele foi talvez a única pessoa capaz de encaminhar as forças radicais de todo o mundo numa campanha concentrada contra os Estados Unidos. Agora está morto, mas é difícil imaginar que as suas ideias morram com ele".
Em 1997 os seus restos mortais foram encontrados numa vala comum, junto a outras ossadas, na cidade de Vallegrande, a cerca de 50 Km de onde ocorreu a sua execução. O seu esqueleto estava sem as mãos, que foram amputadas para servir como troféu logo após a sua morte. Os seus restos mortais foram transferidos para Cuba onde, em 17 de Outubro desse mesmo ano, foram enterrados com honras de Estado. Chegava assim ao fim a conturbada existência deste médico de formação, marxista ortodoxo e revolucionário por convicção, guerrilheiro e internacionalista por opção, que marcou decisivamente a história revolucionária do século XX.
Pese embora a consistente teoria da "traição cubana" que continua a pairar no areópago das "eternas dúvidas plausíveis que dificilmente se virão a esclarecer", para a história ficam também os destinos dos outros intervenientes: quase todos os companheiros do Comandante Guevara foram mortos em combate ou executados, e a guerrilha na Bolívia sofreu na época um duro revés; Barrientos, o mandante, ditador e protetor de Klaus Barbie, morreu em Abril de 1969 num estranho acidente de helicóptero, mas ainda teve tempo para assistir, em 1968, ao escândalo do desaparecimento do seu amigo e Ministro do Interior, o controverso Antonio Arguedas que, para além de ter admitido ser um agente marxista infiltrado e de ter desviado para Havana o famoso diário capturado a Che Guevara, ainda denunciou publicamente as atrocidades do ditador e dos seus colaboradores e as ligações do regime à CIA.
Rodriguez continua vivo, e depois de muitos anos a sujar as mãos ao serviço da CIA, nomeadamente ao serviço do tristemente célebre Phoenix Program, abraçou uma carreira política de pouco sucesso, que ainda mantém, pese embora as suas conhecidas ligações ao clã Bush.
Mario Terán, que quis a ironia do destino fosse, no ano passado, operado com sucesso às cataratas por médicos cubanos no âmbito da "Operación Milagro", vive, mas transido de medo, como revelou recentemente numa entrevista à revista "Piauí", onde relata com pormenor os acontecimentos de La Higuera e todo o seu degradado trajeto pessoal desde então.
A Bolívia é hoje um estado mais democrático, cujo presidente Evo Morales tenta, com avanços e recuos, resistir aos avanços do grande capital e das forças políticas que o apoiam. Os camponeses bolivianos, esses, continuam a labutar de sol a sol, da mesma forma, com os mesmos proventos e os mesmos direitos de então. A CIA permanece imparável, semeando impunemente ventos e tempestades pelas sete partidas do mundo.
A Revolução, essa, resiste e continua. Pálida, tímida e titubeante, é um fato. Mas, que não restem dúvidas, continua!


Fonte: http://obviousmag.org/

Continue lendo >>

Palio Siena: Brambilla, potremmo farne a meno per animali

ROMA - "Se la Catalogna ha rinunciato alla corrida anche noi possiamo rinunciare a qualche corsa o palio": é quanto ha riferito oggi il ministro del Turismo Michela Vittoria Brambilla nel corso di un incontro con la stampa a Palazzo Chigi. "Il Palio di Siena - ha spiegato il ministro - è la manifestazione di questo tipo più famosa, ma ci sono altre iniziative che prevedono l'uso di cavalli, asini e anche oche che spesso sono crudeli con questi animali e ormai non hanno certamente più senso. E di cui anzi - ha aggiunto - potremmo volentieri farne a meno".

SINDACO SIENA: VERGOGNA, PENSIAMO VIE LEGALI - "Chi segue il turismo si dovrebbe preoccupare di conoscere il Palio e di capire quanto questa manifestazione sia davvero veicolo di promozione del nostro paese. E' davvero incredibile che invece un ministro italiano rilasci dichiarazioni come questa, del tutto priva di fondamenti, mai era accaduto in precedenza. Questa sì che è una vergogna per il nostro paese e un attacco a tutta nostra città". Lo ha detto, in una nota, il sindaco di Siena Maurizio Cenni(Pd) commentando quanto dichiarato dal ministro del turismo Michela Vittoria Brambilla. "Il Comune di Siena - aggiunge Cenni - adirà alle vie legali se risulteranno confermate le affermazioni del ministro Brambilla relative al maltrattamento e sfruttamento degli animali collegate al Palio di Siena. Inoltre, il Palio è di tutta la città, la politica ha un altro ruolo. In questo senso mi aspetto che le forze politiche senesi che si riconoscono nell'attuale governo prendano distanza e che si indignino per le dichiarazioni del ministro".

http://www.ansa.it/

Continue lendo >>

Dica - 1500 músicas do passado - Italianas

Para quem gosta de músicas italianas antigas, segue nossa dica para 1500 músicas italianas.




Continue lendo >>

Acidente de trem mata uma pessoa em Nápoles

Equipes de resgate italianas trabalham no local do acidente com o trem na região de Nápoles. (Foto: AP)
Um trem descarrilou nesta sexta-feira na periferia de Nápoles, no sul da Itália, deixando um morto e dezenas de feridos, um dos quais em estado grave, segundo reportaram autoridades locais.

Giuseppe Marotta, de 71 anos, chegou a ser retirado vivo das ferragens, mas não resistiu e morreu no hospital Loreto Mare, para onde 40 dos feridos foram levados -- 21 homens e 19 mulheres. Um dos passageiros do trem, um homem de 25 anos, está em coma.

Segundo Giovanni Fricano, responsável pelos bombeiros que atuaram no resgate realizado na estação de Gianturco, "um passageiro contou que o trem percorria a linha férrea muito velozmente, estava em uma curva e mudando de direção".

De acordo com a prefeita de Nápoles, Rosa Russo Iervolino, é provável que o condutor do trem tenha aumentado subitamente a velocidade do veículo. "Precisamos apontar que os trilhos eram novos, tinham apenas um ano", observou ela, afirmando que "o trem estava a 40 quilômetros por hora em um trecho no qual o limite é de 20".

Quando for possível analisar a caixa preta da máquina, "saberemos se, por acaso, o condutor sofreu algum mal-estar repentino", atestou a prefeita.

A responsável pelo serviço de emergências de Nápoles, Alessandra Tedesco, fez um primeiro balanço da tragédia.

"Socorremos muitas pessoas com politraumatismos e contusões diversas e, em muitos dos casos, foi bastante forte o impacto psicológico para os passageiros.

Por sorte, não havia crianças ou mulheres grávidas a bordo", apontou. "Muitos deles não entendiam o que lhes havia acontecido. Disseram que de repente foram 'amassados'", completou Tedesco.

De acordo com um dos passageiros, Patrizio Straiano, de 19 anos, "o maquinista, logo após o acidente, fugiu. Antes, eu o vi falando ao celular". O rapaz, que estava com três amigos, sofreu apenas uma luxação nas costas.

"Depois da parada no centro [da cidade], quando deveria virar à esquerda, o trem andou em linha reta, batendo contra um muro. Nós que estávamos a bordo caímos todos", contou Straiano.

A província da Campânia, região da qual Nápoles é capital, abrirá uma investigação para avaliar o ocorrido. O trem havia partido da localidade de San Giorgio a Cremano. 
www.ansa.it/www.italianos.it

Continue lendo >>

Capacete da Ferrari que faz café expresso

Quer tomar um café expresso, expresso mesmo? O designer Ilgar Rustamov pensou nisso e bolou uma solução, o Racespresso. É, basicamente, uma máquina de café da Nespresso feita para a Ferrari. Tudo, claro, na imaginação do designer, que ainda criou o produto em duas cores: amarelo e vermelho, referências da marca italiana. O aproveitamento de espaço é total, com compartimentos devidamente escondidos para a retirada do café, a adição do pó e da água. Seria o acompanhante ideal para as etapas da F1 transmitidas durante a madrugada.
http://revistaautoesporte.globo.com/
blogdoaleitalia

Continue lendo >>

Comissão Europeia aprova isenção de visto a brasileiros

A Comissão Europeia (CE) adotou nesta sexta-feira uma proposta de acordo sobre isenção de visto de curta estadia para cidadãos brasileiros que viajem aos 27 países da União Europeia por períodos inferiores a 90 dias. O acordo é recíproco e permitiria aos comunitários viajar sem visto também ao Brasil.

Pelo acordo de isenção de visto entre a UE e o Brasil, todos os que viajem pelo período inferior a três meses, seja por turismo ou negócios, podem ser beneficiados. Esta decisão aprovada hoje pelo Executivo comunitário deve ser referendada pelos Estados-membros e pelo próprio Brasil.

Embora a CE não especifique quando será discutida e aprovada pelos ministros da UE, a comissária europeia de Interior, Cecilia Malmstrom, apontou que fará "todos os esforços para que se rubrique e comece a vigorar o mais rápido possível". As negociações para a isenção de visto de curta estadia entre a UE e o Brasil se iniciaram em abril de 2008.

fonte:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4608090-EI306,00-Comissao+Europeia+aprova+isencao+de+visto+a+brasileiros.html

Continue lendo >>

Cidade italiana 'volta' aos anos 50 para festival

Guilherme Aquino, Enviado especial da BBC Brasil a Senigallia, na Itália
Durante o Summer Jamboree Festival, Senigallia volta no tempo

Todo ano, durante uma semana, a cidade de Senigallia, na costa italiana do mar Adriático, volta aos anos dourados: moradores e cerca de 200 mil visitantes (cinco vezes o número de habitantes) passeiam pelas calçadas vestidos com roupas usadas nas décadas de 1940 e 1950.

Um turista desavisado pode pensar que entrou sem querer num set cinematográfico, mas trata-se do Summer Jamboree Festival, que neste ano chega à 11ª edição atraindo fãs de todas as partes do mundo, entre eles ingleses, japoneses e até brasileiros.

Por todos os lados surgem personagens inspirados em James Dean, Marilyn Monroe e Marlon Brando em início de carreira. Carros e motos de época, com licenças especiais, estacionam livremente pelas ruas e viram atração.

“Não saberia dizer quantos vivem assim, sempre. Cinco mil? Dez mil?! Eu vivo o ano inteiro como naqueles anos e tenho certeza que em diferentes partes do planeta tantas pessoas cultivam este estilo de vida, muito mais saudável”, diz Angelo di Liberto, o organizador do festival.

A trilha sonora do Summer Jamboree Festival inclui Elvis Presley, Johnny Cash e The Platters, entre outros, e é tocada por alto-falantes nos postes da cidade, nos bares, restaurantes e lojas, e por DJs espalhados pela orla.

Uma praia de águas calmas e uma antiga fortaleza servem como pano de fundo para as cenas da juventude de quem hoje se aproxima dos 80 anos de idade.

‘Nostalgia’

Netos e filhos desta geração incorporam gestos, atitudes e passos de dança, tudo sob o olhar nostálgico dos mais idosos.

Eles bailam pelas praças da cidade ou na areia, em românticos e animados luaus, com música ao vivo, e assistem a sensuais espetáculos de arte burlesca.

Nas décadas de 1940 e 1950, a Europa renascia sob a influência dos Estados Unidos. A reconstrução do pós-guerra parecia não ter fim, e o Velho Continente, depois de anos de sofrimento, tinha “fome” de diversão.

Os filmes de Hollywood exportavam modelos de comportamento imitados pela juventude da época, admirados e copiados de tempos em tempos até hoje.

“Basta lembrar que o termo adolescente foi cunhado naquele período. Antes ele nem existia”, explica Angelo para a BBC Brasil.

Juventude Transviada e Um Bonde Chamado Desejo são alguns dos filmes que marcaram uma inteira geração e trouxeram à tona os dilemas e os ritos de passagem do mundo jovem para aquele adulto.

Moda, estilo, design
Nas barbearias de Senigallia, a especialidade são estilos de época

Nas ruas de Senigallia, esse salto acontece abrindo os guarda-roupas dos avós e passando brilhantina nos cabelos.

Os homens de topete vestem-se com camisetas brancas, jardineiras ou calça jeans com a bainha dobrada pelo avesso. Os sapatos bicolores, preto e branco, de preferência.

As mocinhas caminham em duplas, com vestidos vermelhos ou pretos com bolinhas brancas, laços de fita ou flores nos cabelos, maquiagem no rosto, sandálias de salto, cintura marcada, saias esvoaçantes abaixo dos joelhos.

Os muros da fortaleza medieval servem de parede para o mercado de roupas e objetos “vintage”. Fotografias de artistas, cinzeiros, discos de vinil, bombas de gasolina antigas, cópias de cartazes enchem as prateleiras das barraquinhas. Eles são testemunhas dos primórdios do consumo e da cultura de massa.

Isso sem falar dos barbeiros, cabelereiros e tatuadores de plantão. Quem chega do terceiro milênio pode sair “vestido” de anos 50.
“Aqui chegam jovens com cortes modernos e pedem para mudar o visual para entrar no clima. Um topete com brilhantina transforma a pessoa por dentro e por fora. Base raspada com cabelos caídos em cima, para o estilo anos 1940 e topete no caso dos anos 1950”, disse à BBC Brasil o barbeiro Lorenzo.

Dança
Durante o festival, são oferecidas aulas de dança gratuitas

Mesmo sem intimidade com o passado não é difícil acertar o passo. Bailarinos profissionais ensinam, gratuitamente, como se dança o swing, o rock, o hula hoop e outros ritmos da época. Tudo para não fazer feio nos cerca de cem shows ao ar livre.

Previstos na programação estão apresentações de Chuck Berry, 83 anos, e do guitarrista James Burton, remanescente do grupo de Elvis Presley que, se fosse vivo, completaria 75 anos.

O cardápio musical conta ainda com os brasileiros Alex Valenzzi and the Hide-A-Way Cats, de São Paulo. O grupo é um dos principais representantes do movimento rockabilly no Brasil.

“Eu tive muita influência do meu pai, mas quando Elvis Presley morreu eu tinha apenas 7 anos e isto marcou a minha vida. Eu ficava ali, escutando as músicas dele, que são eternas”, afirmou Alex Valenzi, vocalista e pianista, para a BBC Brasil.
Alex Valenzzi and the Hide-A-Way Cats foram de SP à Itália para o festival

“Esta é uma música eterna, apenas damos continuidade a ela, as pessoas se identificam”, diz o contrabaixista, Big Leal.

“Acho que as pessoas gostam dos valores daquela época, diversão com respeito e simplicidade”, diz o guitarrista Rodrigo Gonçalves, o caçula da banda, com 29 anos.

Durante uma hora e meia de show, eles tocam 20 canções, todas em inglês, à exceção de uma, em português. Na frente do palco, os casais dançam como se estivessem participando de um concurso.
Na platéia, em pé, à sombra das torres medievais, crianças ensaiam os primeiros requebrados e adultos e jovens mais tímidos admiram as performances. Enquanto isso os idosos, com olhares compridos, revivem os anos dourados em Senigallia.

http://www.bbc.co.uk/portuguese

Continue lendo >>

Al via il grande esodo, italiani in coda

Trieste - Confermate le previsioni sul traffico per la giornata «a bollino nero». Da stanotte la circolazione sulla rete stradale ed autostradale si è presentata molto intensa, e Viabilità Italia («Centro di coordinamento nazionale per fronteggiare le crisi in materia di viabilità») ha monitorato costantemente le condizioni del traffico. Migliora, spiega una nota, la situazione al confine con la Slovenia, con code ridotte dagli oltre 20 km delle prime ore del mattino a 9 km. Code, invece, sulla A3 agli imbarghi per la Sicilia: a Villa San Giovanni l’attesa è di un’ora.

Al momento, si registrano code sulla A1 tra Lodi e l’allacciamento con l’A21 in direzione Bologna. Sulla A3, Salerno-Reggio Calabria, per favorire il deflusso in carreggiata sud è in atto una manovra temporanea di deviazione del traffico sulle due corsie tra Padula e Lauria. Deviazioni anche tra Altilia e Falerna. Sempre sulla A3, si registra un’ora di attesa per gli imbarchi a Villa S. Giovanni verso la Sicilia.

Code sulla A4 tra Padova Est e Dolo verso est mentre migliora la situazione verso la Slovenia: la coda alla barriera di Trieste-Lisert si è ridotta dagli oltre 20 km delle prime ore del mattino a 9 km: sono disponibili i percorsi alternativi con uscita a Villesse, raccordo autostradale fino a Gorizia, autostrade slovene H4 e A1 oppure con uscita a Redipuglia, con immissione nella SR 14 fino a Monfalcone e rientro in A4.

Dalle 7.30 di oggi la Polstrada del Veneto ha disposto la chiusura del Passante di Mestre dal bivio di Dolo. Il provvedimento si è reso necessario per la gran mole di traffico che già di prima mattina si era riversata sull’arteria in direzione Belluno-Trieste. Il traffico è stato così deviato obbligatoriamente sulla A57 e sulla Tangenziale di Mestre. Lunghe code si sono tuttavia formate già da Padova Est in direzione Venezia.

Sulla A14 code a tratti tra Borgo Panigale e Castel San Pietro e tra Imola e Riccione direzione Ancona; sempre in carreggiata sud rallentamenti tra Pedaso e San Benedetto, code a tratti tra Roseto e Pescara Sud e rallentamenti tra Vasto Sud e Termoli.

L’esodo è accompagnato dal bel tempo: per oggi si prevedono isolati e deboli rovesci fino al mattino sulle coste adriatiche centrali e sulla Puglia garganica ed isolati rovesci o temporali pomeridiani sui settori appenninici centro-settentrionali con quantitativi cumulati deboli; le temperature si presenteranno in generale aumento al centro-nord.
 
http://www.lastampa.it/

Continue lendo >>

Festa U2, quasi una «prima» mondiale

Torino - Le note di «Space Oddity» di Bowie, una sparata chitarristico-elettronica, quindi «Beautiful Day», rutilar di luci, centinaia di palloncini rossi nelle prime file del parterre, selva di bandierine agitate dai fan in modo da formare i colori dell'Irlanda, Bono che passeggia danzando nella sterminata pista circolare, poi la sua voce enfatica e inconfondibile, l'immenso ragno elettronico-meccanico a 4 zampe che riempie il centro dello stadio e lo domina. A dispetto dei pessimisti sono in 45 mila a festeggiare gli U2 in questa prima data del tour europeo dopo lo stop di Berlino, causato dai problemi di ernia del disco del carismatico cantante solista. Ancora una volta la macchina spettacolare e sonora si somma alla capacità di emozionare di questo quartetto irlandese che, oltre a macinare miliardi e bellissime canzoni, ha anche una o più missioni planetarie da compiere come combattere la fame nel mondo o far condonare dai governi il debito dei Paesi poveri. La sequenza delle canzoni è accattivante e i quattro hanno infiammato la platea smentendo di fatto chi li dava in fase calante. Bono non ha mancato di far gli auguri a The Edge, che domenica compie 49 anni e di definirsi «figliol prodigo» in una band che per lui è una famiglia di fratelli.

Forse al botteghino qualcosa non è andato proprio come al solito (in fondo è quasi metà agosto e siamo a Torino...) ma sul fronte del palco nulla da eccepire. Pur trattandosi della continuazione di uno show e non di una prima vera e propria l'interesse mondiale per lo show è stato altissimo, con inviati e spettatori da tutto il mondo (4000 i biglietti venduti all'estero). Gli U2 hanno dato una discreta riverniciata allo spettacolo con l'aggiunta due brani inediti «Glastonbury» («stiamo diventando un po' hippy», ha detto Bono) ispirato alla loro mancata partecipazione al celebre festival inglese e «North Star», per chitarra e voce, suonata al buio; poi alcuni ritocchi alla scaletta come l'aggiunta di «Miss Sarajevo».

I fan hanno trascorso giorni (anche piovosi) intorno allo stadio per ascoltare le prove e nella segreta speranza di incontrare i quattro. I biglietti costavano ieri da 34,50 a 287,50 euro senza contare speculazioni legate a incette e bagarini (due di questi, ieri, sono stati fermati dalla polizia). Questo e il periodo feriale e la crisi non hanno giovato all'evento. «Un concerto il 6 agosto a Torino - confida il promoter italiano Roberto De Luca - è una sfida alla legge di gravità». Ciò nonostante gli U2 sembrano ancora gli unici al mondo in grado di riunire le folle, scatenare la caccia al biglietto e sono anche gli unici ad avere un frontman chiamato Bono che viene ricevuto da capi di Stato.

Lui, Bono, l' uomo che viaggia con un consigliere musicale e uno politico al fianco, insiste su uno spettacolo che non si rivolge solo ai fan ma a tutti gli amanti del pop e del rock. Fra le canzoni più applaudite «Vertigo» e «City of Blinding Lights» mentre dal repertorio più recente «Magnificent» che è già diventata un classico. Finale in grande crescendo con «Sunday Bloody Sunday» e la ninna nanna dedicata a Martin Luther King, «Walk on». Nella raffica di bis «One», «Where the Streets Have no Name», «With or without You»L'onta della multa da 1000 euro per i troppi decibel nelle prove è stata lavata da cinque bottiglie di barolo d'annata (ciascuna corrispondente all'anno di nascita dei membri della band) e del «quinto» U2, il produttore Paul McGuinness, dono degli assessori della Regione Piemonte Michele Coppola e Alberto Cirio.

Mario Luzzatto Fegiz
http://www.corriere.it/

Continue lendo >>

A origem do Dia dos Pais

A origem
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Em outros países
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !


Texto compilado das seguintes fontes
- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.
Sites:

imagem arquivo virtual
blogdoaleitalia

Continue lendo >>

Software do Dia: Completo e Grátis - AllMyNotes Organizer Deluxe

AllMyNotes Organizer – deixe todas as suas anotações seguras e a seu alcance. O All Notes é armazenado em um único arquivo criptografado e pode ser agrupado em uma flexível estrutura de árvore. É definitivamente o modo mais fácil de manter as suas Anotações organizadas no seu PC. Capturar anotações, ideias e diários nunca foi tão divertido!
Ideal para a captura de anotações, diários, pensamentos, ideias, cartas, links, contatos, endereços, citações, metas, senhas, códigos de acesso e mais um número ilimitado de coisas.

Principais recursos:

  • Busca Instantânea
  • Armazenagem de dados criptografados
  • Restrição de Acesso por Senha
  • Gerador de Senhas Fortes e Seguras
  • Árvore formatada a seu gosto
  • Backups Automáticos
  • Importação e Exportação
  • Multi-idiomas
O programa custa $34.00, mas é grátis para os nossos visitantes por um período limitado de tempo. 
Um oferecimento de:   Giveaway of the Day
Para fazer o Download clique aqui:    Giveaway of the Day

Continue lendo >>

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Monstro tirado do mar na Guiné

Um monstro marinho estranho feio foi lançado em terra, na Guiné. 
O monstro parcialmente decomposto tem quatro patas, um rabo e pêlo longo 
Os cientistas que examinaram a criatura disseram que já tinham visto esses animais antes, mas eles não têm nenhuma pista para sua definição. 
Fonte: Pravda.ru

Continue lendo >>
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo